Por Leandro “Leo” Banner

O lendário ALEX TOTH foi basicamente um cartunista e desenhista de animações, sendo muito conhecido pelas concepções visuais de clássicos da HANNA-BARBERA como SUPERAMIGOS, JOHNNY QUEST, OS HERCULÓIDES e SPACE GHOST na década de 1960. Mas antes disso também produziu uma série em quadrinhos para a WESTERN PUBLISHING, com seu marcante estilo característico focado no contraste entre preto e branco, focada nas histórias da série de tevê do ZORRO, produzida pela Disney, com GUY WILLIAMS no papel-título, no final da segunda metade da década de 1950, e são essas histórias que se encontram compiladas neste belo encadernado da Editora JBC com o mais que apropriado título ZORRO POR ALEX TOTH, com preço promocional de capa de R$ 76,00.

A caprichada edição da JBC conta com uma bela capa cartonada com orelhas contendo as biografias de JOHNSTON McCULLEY (o romancista criador do Zorro) e de ALEX TOTH, marcador de páginas personalizado e interior em papel offset de excelente gramatura que valoriza sobremaneira a arte de Toth. As tramas são basicamente adaptações de histórias da série de tevê, com a arte de ALEX TOTH, e mostram o retorno de Don Diego de La Vega à cidade de Los Angeles, na Califórnia , em 1820, depois de terminar seus estudos na Espanha. Ao chegar ao povoado, Don Diego constata a infelicidade e miséria dos camponeses, sob o jugo do Capitão Monastério, responsável pela lei e ordem locais. Para combater as inúmeras injustiças perpetradas por Monastério, Diego adota a identidade do mascarado Zorro e, com a ajuda do seu fiel criado Bernardo, passa a combater o capitão e o exército sob o estandarte espanhol. Com base na trama original de Johnston McCulley, as histórias televisivas adaptadas para as HQs tem roteiros escritos por NORMAN FOSTER, BOB WEHLING, ANTHONY ELLIS, JACKSON GILLIS, MALCOLM S. BOYLAND e depois pelo próprio ALEX TOTH, cujas tramas adaptadas passaram a se distanciar das da série da tevê, fato que infelizmente acabou por ocasionar a dispensa do artista das ilustrações do título.
De qualquer forma, esse belo encadernado é um lançamento deliciosamente nostálgico e recomendável. A editora JBC caprichou na produção, que ainda conta com dois ótimos textos nos extras que compõem a edição. Essas histórias NÃO são inéditas no Brasil, mas salvo engano, esta publicação reúne pela primeira vez TODA a produção de ALEX TOTH para o personagem. As histórias compiladas já foram publicadas por aqui de forma esparsa nos títulos DIVERSÕES JUVENIS #25 de 1962, TIO PATINHAS #1, 8-10, 12-15 e 18 de 1963, 1965, 1966 e 1967, MICKEY #157, de 1965, EDIÇÃO EXTRA #57 e 64 de 1974 e 1975, ALMANAQUE DO ZORRO #2, de 1983, todas da Editora Abril, e também em ZORRO da L&PM, de 1991 e GIBILÂNDIA #9, da Guedes Manifesto Produções Editoriais, de 2020.
Uma oportunidade imperdível para os fãs do Zorro de conhecerem ou reverem esse material divertido e muito bom de se ler.
Avaliação: 3,5/5
Vida longa e próspera e até a próxima!🖖🏻