Adilson Carvalho

À medida que os anúncios de elenco continuam a chegar, a especulação e a empolgação só aumentam em torno da continuação de Christopher Nolan para seu sucesso de crítica e bilheteria Oppenheimer, que lhe rendeu o Oscar de melhor diretor. A Odisseia é uma obra clássica da literatura de Homero, dividida em 24 livros diferentes, precedida por A Ilíada. Conta a história da jornada de 10 anos de Odisseu, rei de Ítaca, enquanto ele volta para casa após a Guerra de Troia. Ao longo do caminho, ele se depara com vários perigos e descobre a morte de seus companheiros de tripulação. Telêmaco (filho de Odisseu), Penélope (esposa de Odisseu), Atena, Circe, Poseidon e Zeus são os principais personagens. Historiadores e estudiosos datam A Odisseia em algum momento entre 750-650 a.C. A primeira versão grega impressa ficou disponível em 1488. Desde então, essa história continua sendo uma das mais estudadas, adaptadas e parodiadas de todos os tempos, com adaptações que incluem o filme mudo de 1911 de Giuseppe de Liguoro, o filme Ulysses de 1954 com Kirk Douglas e a comédia dos irmãos Coen de 2000 O Brother, Where Art Thou?

A Universal já compartilhou a primeira imagem oficial do filme mostrando Matt Damon no papel de Odysseus. Um filme de Christopher Nolan chega aos cinemas em 17 de julho de 2026. A Universal, no entanto, ainda não revelou quem mais do grande elenco interpretará cada personagem, mas sabe-se que fazem parte do elenco Elliot Page (A Origem), Himesh Patel (Tenet), Bill Irwin (Interstellar), todos já tendo trabalhado sob a batuta de Nolan em outros filmes, além de Samantha Morton , Mia Goth, John Leguizamo, Rafi Gavron e Shiloh Fernandez, entre muitos outros. Goth é conhecida por seus recentes papéis de scream queen em filmes como MaXXXine e Pearl; Leguizamo atua há várias décadas, já tendo recebido indicações ao Emmy e também aparecendo em Encanto, John Wick e O Menu; Gavron participou de Nasce uma Estrela (2018), ao lado de Bradley Cooper e Lady Gaga; enquanto Fernandez é conhecida por seus papéis em Evil Dead e Euphoria. Além das novas adições, outros nomes confirmados incluem Robert Pattinson, Tom Holland, Anne Hathaway, Zendaya, Lupita Nyong’o, Charlize Theron, Benny Safdie e Jon Bernthal. Já Anne Hathaway teve um papel coadjuvante como astronauta em Interstellar e também interpretou a Mulher-Gato em O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012), marcando pouco mais de 10 anos desde sua última vez trabalhando com Nolan.

Praticamente nenhuma filmagem de A Odisséia (The Odyssey) já foi revelado aos olhos da imprensa, mas sabe-se que Nolan está usando uma nova technologia IMAX para o filme, que será parcialmente filmado na Sicília, que se destaca por ser o local das andanças de Odisseu no épico. Espera-se que as filmagens comecem na primavera de 2025 na ilha de Favignana, considerada a “ilha das cabras”, que muitos acreditam ser o local onde Homero visualizou Odisseu desembarcando com sua tripulação. Como Nolan construiu uma base de fãs com seu cuidado com efeitos práticos e cenários, não é surpresa que fontes tenham confirmado que o filme provavelmente usará parte de seu orçamento para filmar nas ilhas da Sicília. Outras locações anunciadas para o filme incluem o Reino Unido, Marrocos, Escócia e Irlanda, tornando o projeto uma filmagem global. Nolan também está escrevendo e produzindo o filme, reunindo-se com sua produtora de longa data e parceira de vida Emma Thomas, que ganhou o Oscar de Melhor Filme por Oppenheimer (2023) ao lado de Nolan. A Wildside da Itália, uma empresa da Fremantle, está cuidando da parte das filmagens na Sicília. Ainda não está claro o quanto Nolan pretende seguir a famosa história de Homero, embora a postagem na mídia social da Universal Pictures indique “um épico de ação mítico filmado em todo o mundo”. O filme está programado para ser lançado mundialmente em 17 de julho de 2026 nos cinemas, após uma data de início de produção em 2025. Nolan lançou anteriormente Oppenheimer (2023), Dunkirk (2017), A Origem (2010) e Batman – O Cavaleiro das Trevas (2008) no mesmo mês.