FELIZ ANIVERSÁRIO | MICHELLE PFEIFFER

Por Adilson Carvalho

A californiana Michelle Marie Pfeiffer é uma das atrizes mais talentosas do cinema americano, tendo atravessado os anos 80 como uma apaixonante beldade e, nos anos 90 diversificando seus papeis para se firmar entre as grandes intérpretes das telas, fazendo todos os gêneros. Seu sorriso, maior que a vida, seu hipnotizantes olhos azuis e uma voz encantadora são traços marcantes fixados na tela, e na memória. Celebremos hoje os 67 anos desta grande atriz, lembrando filmes e descobrindo fatos curiosos de sua prolífica carreira, que poderia muito bem ser cantada em versos como na canção clássica dos Beatles …. Michelle ma belle !!

Suzy & Os Baker Boys

Michelle Pfeiffer canta muito bem, e já mostrou seus dotes musicais diversas vezes em filmes como Grease 2 – Os Tempos da Brilhantina Voltaram (1982), Suzy & os Baker Boys (1989) e Hairspray – Em Busca da Fama (2007). Em Suzy & os Baker Boys (1989), sua segunda indicação ao Oscar, a atriz atuou ao lado dos irmãos Beau e Jeff Bridges, que pela primeira vez dividiam a cena. Ao cantar Ten Cents a Dance, a beldade fez seu número no mesmo clube noturno que recebera Frank Sinatra e Elvis Presley. Inesquecível a sequência que La Pfeiffer se deita sobre o piano enquanto canta. Infelizmente, esse filme não está disponível no streaming no Brasil.

Lady hawke – O Feitiço de Áquila

Entre os papeis que recusou estão o de Catherine Trammel em Insitinto Selvagem (1992), Feitiçeira Branca em As Crônicas de Narnia: O Leão, a Feitiçeira & O Guarda-Roupa (2005), e Clarice Sterling em O Silêncio dos Inocentes (1991). Ainda assim a atriz já foi indicada três vezes ao Oscar, tendo vencido o BAFTA como atriz coadjuvante em Ligações Perigosas (1988), além de colecionar indicações a outros prêmios como Critical Choice Award, Emmy e Golden Globe. Ligações Perigosas pode ser encontrado na Apple TV..

Batman o retorno – Miauuuu !

Embora tenha trabalhado em Batman o Retorno (1991), ao lado de Michael Keaton, a atriz recusou o papel de Vicky Vale, do primeiro Batman (1989) porque na época ela e Michael Keaton eram namorados, e a atriz não queria confundir trabalho e vida pessoal. Atualmente, ela é casada com o produtor David E. Kelley, com quem tem dois filhos. A atriz interpretou uma mãe em busca do filho desaparecido no drama Nas Profundezas do Mar sem Fim (1999), e também em Um Dia Especial (1996) fazendo par com George Clooney, que antes da fama namorou Deedee Pfeiffer, a irmã da atriz. Batman o Retorno está na MAX, Nas Profundezas do Mar sem Fim está na Netflix e Um Dia Especial não está no Globoplay.

Um Dia Especial

Um de seus papeis mais icônicos dos anos 80 foi Isabeau de O Feitiço de Águila (1985), disponível na Disney Plus A cena que o capitão Navarro levanta a atriz por cima da cabeça foi improvisada por Rutger Hauer. Virando águia ou vespa como no filme da Marvel Homem Formiga & Vespa, a atriz rouba a cena e consegue nos mostrar hoje uma mulher madura, ainda capaz de se aproximar do público e ser relevante. Pfeiffer retornou aos cinemas em 2007, com dois sucessos de bilheteria; O primeiro, uma adaptação cinematográfica do musical de sucesso da Broadway, Hairspray, onde ela estrelou como a gerente racista de uma estação de televisão. O segundo foi Stardust, uma fantasia, baseada no graphic novel de Neil Gaiman, onde ela interpretou Lamia, uma bruxa ancestral que caça uma estrela caída (Claire Danes) em busca da juventude eterna. Em 2012, voltou a ser dirigida por Tim Burton, em Dark Shadows (2012), onde ela interpretou Elizabeth Collins Stoddard, a matriarca da estranha família Collins. A resposta crítica ao filme foi mista, mas elogiaram as performances de Pfeiffer e Johnny Depp.

Homem Formiga & A Vespa

Ela também interpretou uma socialite viúva em Assassinato no Expresso do Oriente, a quarta adaptação para o cinema do romance homônimo de Agatha Christie. Ela gravou a música original “Never Forget” para a trilha sonora do filme. Em 2018, Pfeiffer estreou no Universo Cinematográfico Marvel como Janet van Dyne, a Vespa original, em Homem-Formiga e a Vespa. Em 2019, ela reprisou brevemente o papel no mega blockbuster Vingadores: Ultimato, e estrelou ao lado de Angelina Jolie a sequência do filme da Disney Malévola – A Dona do Mal, interpretando a vilã Rainha Ingrith. Enquanto aguardamos qual será o próximo filme da estrela, celebremos hoje os 67 anos desta grande atriz.

Deixe um comentário