Adilson Carvalho
Karate Kid: Lendas (Karate Kid: Legends) EUA 2025. Dir: Jonathan Entwistle. Com Ralph Machio, Jackie Chan, Ben Wang. Ação / Drama. O roteiro de Rob Lieber e Anthony Tambakis une Daniel Larusso (Machio) da clássica franquia criada por Robert Mark Kamen e Mr. Han (Chan) do remake de 2010. A aposta é reviver a história trazendo os dois senseis e um novo aprendiz para assumir o título de Karate Kid, o jovem Li Fong (Wang), que depois de uma tragédia familiar, se muda para Nova York. Ao chegar nos Estados Unidos, o jovem não consegue se encaixar numa nova cultura. Quando seu novo amigo e colega de classe precisa de ajuda, Li atrai a atenção indesejada de um campeão local de karatê, uma rixa que o leva a se candidatar para a competição mais prestigiada do país. Para ajudá-lo seu mestre e professor de kung fu Sr. Han (Chan) pede ajuda ao nosso conhecido Daniel LaRusso (Macchio), três anos depois dos eventos de Cobra Kai, para guiar o novo pupilo nessa jornada.

Invencível (The Unbreakable Boy) EUA 2025.Dir: Joe Gunn. Com Zachary Levi, Megghan Fahy, Jacob Laval, Gavin Warren. Drama. O diretor e roteirista conta a história real de Austin (Laval), uma criança que tem autismo e uma doença rara que deixa seus ossos quebradiços. Apesar das dificuldades, Austin é um menino alegre, com postura esperançosa diante da vida mesmo nos momentos de provação. O filme mostra sua familiar , na vida escolar e sua interação com seus pais Scott e Teresa (Fahy) diante dos obstáculos que surgem.

A Mulher no Jardim (The Woman in the Yard). EUA 2025. Dir: Jaume Collet-Serra. Com Danielle Deadwyler, Okwui Okpokwasili, Russell Hornsby, Peyton Jackson e Estella Kahiha. Terror. Nova produção da Blumhouse do mesmo diretor que Águas Rasas e Adão Negro. Recuperando-se de uma tragédia pessoal, uma mãe solteira e seus filhos estão sendo assombrados por uma figura feminina fantasmagórica em seu quintal que não os deixa em paz e sua presença se torna cada vez mais perturbadora.

Betânia. Bra 2024. Dir: Marcelo Botta. Com Diana Mattos, Ulysses Azevedo, Nádia de Cássia. Drama. Exibido no Festival do Rio no ano passado, o filme conta a história de uma mulher de 65 anos que trabalha como parteira, e que depois se tornar viúva é convencida pelas filhas a se mudar para uma cidade maior. Movida pelo luto e pela transformação do ambiente, a personagem-título reage com a força motriz de seu deslocamento e das tradições que acompanham, Betânia tenta recomeçar sua vida em uma nova realidade, co-existindo com internet e energia elétrica, e tudo que acompanha sua mudança da vida agrária para um novo lugar.

Lipsespectorante. Bra 2025. Dir: Renata Pinheiro. Com Marcelia Cartaxo, Pedro Wagner, Grace Passó. Drama. 40 anos depois de A Hora da Estrela, a atriz Marcélia Cartaxo volta ao universo de Clarice Lispector no papel de uma artista plástica recém-divorciada que atravessa uma crise existencial e financeira. Ao retornar à sua cidade natal descobre a antiga casa de Clarice Lispector iniciando uma jornada pessoal e onírica passando além do divórcio, pela morte de sua tia e pelo envelhecimento. A partir disso, a mulher passa a resignificar sua rotina, encontrando um novo sentido em sua vida.
