Em contagem regressiva para a estreia de Premonição 6 Laços de Sangue vamos rever um a um os filmes anteriores.
Adilson Carvalho

A franquia Premonição (Final Destination) começou com um roteiro feito para um episódio de Arquivo X (1993), por sua vez inspirado em O Único Sobrevivente (Sole Survivor, 1984). Nesse filme, uma mulher torna-se a única sobrevivente de um acidente de avião e começa a ser assombrada por pessoas mortas que a própria Morte usa para corrigir seu plano, matando todos que suspeitam dela.

No filme original dirigido por James Wong, o estudante do ensino médio Alex Browning (Devon Sawa) embarca no voo 180 da Volée Airlines com seus colegas de classe para uma viagem de estudos a Paris. Antes da decolagem, Alex tem uma premonição de que o avião explodirá em pleno ar, matando todos a bordo. Quando os eventos de sua visão começam a se repetir na realidade, ele entra em pânico e uma briga começa, o que faz com que vários passageiros sejam deixados para trás, incluindo Clear Rivers (Ali Larter), Carter Horton (Kerr Smith), Billy Hitchcock (Sean William Scott), Valerie Lewton (Kristen Cloke), Terry Chaney (Amanda Detmer) e Tod Waggner (Chad Donella), que testemunham a explosão do avião momentos depois. Depois disso, eles percebem que a Morte está caçando um por um para corrigir o que foi mudado. O roteiro de Jeffrey Reddick, Glenn Morgan e James Wong se inspirou em relatos reais de pessoas que sobreviveram em acidentes fatídicos como Alfred G. Vanderbilt, um aristocrata que tinha uma passagem para no Titanic em 1912, mas cancelou sua viagem. Três anos depois, em 1915, ele morreu no naufrágio do Lusitania.

A maioria dos personagens do filme tem o nome de cineastas ou astros de filmes de terror : Terry Chaney foi batizado em homenagem a Lon Chaney; Tod Waggner, em homenagem ao diretor George Waggner; Alex Browning, em homenagem ao diretor Tod Browning; Larry Murnau, em homenagem ao diretor F.W. Murnau, diretor de Nosferatu (1922); Agent Schreck, em homenagem a Max Schreck, ator de Nosferatu (1922); Blake Dreyer, em homenagem a Carl Theodor Dreyer, que dirigiu O Vampiro (1932); Billy Hitchcock, em homenagem a Alfred Hitchcock; e Valerie Lewton, em homenagem ao produtor de filmes de terror Val Lewton. Curiosamente, na trilha sonora, a canção Rocky Mountain High, de John Denver, um músico que morreu em um acidente de avião três anos antes da produção do filme. Três anos depois, a morte voltaria para reclamar por outros desafortunados na sequência. Disponível na MAX.
Esteja de volta na quinta para descobrir o que houve com Premonição 2.