GALERIA DE ESTRELAS | JAMES STEWART

Por Adilson Carvalho

Ele representou o bom moçismo Hollywoodiano e em uma carreira brilhante indicado a cinco prêmios de Oscar de Melhor Ator, ganhando em 1941 por Núpcias de Escândalo (The Philadelphia Story), recebeu um Oscar Honorário, em 1985 pelo conjunto da obra, e um Globo Ouro de Melhor Ator em 1974, por Hawkins. Atuou em cerca de 102 filmes, sonhava em seguir a carreira de aviador tal qual seu ídolo Charles Lindeberg, formou-se em arquitetura, mas se apaixonou pelas artes cênicas, encenando vários papeis na Broadway até migrar para o cinema. Foi o primeiro ator a alistar-se na Força Aérea Americana, ingressando como soldado e chegando ao posto de coronel ao final da Segunda Guerra Mundial. Se vivo estivesse James Stewart completaria 117 anos hoje. A longevidade na vida não foi possível, mas a eternidade nas telas foi garantida.

Stewart cresceu como uma criança tímida e passava a maior parte de seu tempo pós-escola no porão. Estudou na escola preparatória Mercersburg Academy, graduando-se em 1928. Ali, fez parte dos times de corrida e futebol americano. Além disso, foi editor de arte do anuário escolar e fez parte do coral estudantil. Durante sua primeira férias de Verão, Jimmy voltou à cidade natal para trabalhar como carregador de tijolos para uma empresa de construção local. Aceitou, da mesma forma, trabalhos em rodovias, onde pintava linhas de estradas. Ao longo de dois verões seguintes, conseguiu emprego como assistente de um mágico profissional. Fez sua primeira aparição como ator no palco de Mercersburg, contracenando a peça The Wolfs. Na University Players, conheceu Margaret Sullavan e Henry Fonda, também artistas. James e Henry, inclusive, tornaram-se amigos de longa data a partir de então, tendo ambos dividido um apartamento após o término do casamento deste com Sullavan, em 1933.

Começou a atuar no cinema em 1935, com Entre a Honra e a Lei, filme estrelado por Spencer Tracy, mas foi chamar a atenção de vez do público pelo papel de Jefferson Smith, o honesto e ingênuo senador de A Mulher Faz o Homem (Mr. Smith Goes to Washington) de Frank Capra, com quem já havia filmado Do Mundo Nada Se Leva (You Can’t Take it With You) em 1938, ambos contracenando com Jean Arthur. A imagem de um idealista convicto nasceu aqui, e o perseguiu por toda a vida. Após a guerra, James casou-se com a ex-modelo Gloria Hatrick McLean, em 9 de agosto de 1949, permanecendo casados até a morte dela em 16 de fevereiro de 1994. Stewart ainda adotou os dois filhos dela, Michael e Ronald, e juntos também tiveram as gêmeas Judy e Kelly, nascidas em 7 de maio de 1951. Na década de 40 ao voltar da guerra, o ator teve papeis impactantes como o George Bailey de A Felicidade Não Se Compra (It’s a Wonderful Life) em 1946, sua última colaboração com Frank Capra. Dois anos depois iniciou uma frutífera associação com Alfred Hitchcock em quatro filmes : Festim Diabólico (Rope) – 1948, A Janela Indiscreta (Rear Window) – 1954, O Homem Que Sabia Demais (The Man Who Knew Too Much) – 1955 e Um Corpo Que Cai (Vertigo) – 1958. Este último, apesar de não ter ido bem nas bilheterias, e por isso ter representado o fim de seus trabalhos com o mestre do suspense, é até hoje citado como um dos melhores filmes de todos os tempos em escolha do renomado AFI – American Film Institute.

Stewart diversificou bem seus trabalhos ao longo das décadas seguintes fosse em dramas biográficos como Música & Lágrimas (The Glenn Miller Story) – 1954 e Águia Solitária (The Spirit Of St. Louis) – 1957, no qual interpretou seu ídolo Charles Lindenberg; comédias românticas como Sortilégios de Amor (Bell, Book & Candle) – 1958 e dramas de tribunal como o fabuloso Anatomia de um Crime (Anatomy of a Murder) – 1959, este dirigido por Otto Preminger. O ator ainda fez vários faroestes como Regiões de Ódio (The Far Country) – 1954 e Um Certo Capitão Lockhart (The Man From Laramie) – 1955, ambos de Anthony Mann, O Homem Que Matou o Fascínora (The Man Who Shot Liberty Valence) – 1962, A Conquista do Oeste (How The West Was Won) – 1962 e O Crepúsculo de Uma Raça (Cheynne Autumn) – 1964, todos de John Ford. Em 1952, atuou com maquiagem de palhaço, irreconhecível no épico O Maior Espetáculo da Terra, de Cecil. B. DeMille. Na década de 70 diminuiu muito sua participação em filmes, mas ainda teve notável participação em O Último Pistoleiro (The Shootist), ao lado de John Wayne, e no filme catástrofe Aeroporto 1977, junto de Jack Lemmon, Christopher Lee e grande elenco. Em 1984, James Stewart esteve no Rio de Janeiro reunido com jornalistas das principais capitais do Brasil em comemoração do relançamento dos filmes de Hitchcock nos cinemas. Seu último trabalho foi fazendo a narração na animação Fievel Vai Para o Oeste (1991). Morreu com 89 anos em sua casa em Beverly Hills, Califórnia, de embolia pulmonar. Encontra-se sepultado no Forest Lawn Memorial Park, em Glendale, Los Angeles, nos Estados Unido

Deixe um comentário