OFF-TOPIC : RELICÁRIOS DA RÁDIO VINTAGE | O MONSTRO DO PÂNTANO

Releitura dos artigos publicados no site da extinta Rádio Vintage

por Sérgio Cortêz

Quadrinhos Vintage: “O Monstro do Pântano”

Criado em 1971 pelo escritor Len Wein e pelo cartunista Berni Wrightson para uma antologia de horror da DC Comics, O Monstro do Pântano apresenta a saga do cientista Alec Holland, criador de uma fórmula biorrestauradora com o objetivo de solucionar problemas relacionados à fome no planeta. Porém, o laboratório acabou por ser invadido, Alec ficou desacordado e, quando despertou, deparou-se com uma bomba deixada no local – que logo em seguida explodiu, levando Alec Holland a se lançar em chamas nas águas turvas de um pântano. Como seu corpo estava coberto pela fórmula, isso acabou afetando a vida vegetal do pântano, que adquiriu a consciência, a forma humana e as memórias do cientista.

Na época em que foi criado pela dupla Wein e Wrightson, o mostro era dotado de força sobre-humana, poder de regeneração e habilidades científicas oriundas da mente de Alec Holland. Já na fase escrita por Alan Moore (quando a criatura descobriu ser um Elemental da Terra), foi-lhe adicionado um vasto controle sobre a forma vegetal. De 1983 a 1987, a abordagem do Monstro do Pântano feita por Alan Moore revolucionou a série, dando origem a novos padrões para a narrativa gráfica e desencadeando uma revolução no segmento que reverbera até os dias de hoje. Em consonância com a visão do escritor, a arte magnífica dos cartunistas Stephen Bissette, John Totleben, Dan Day e Rick Veitch, resultando em uma das mais duradouras obras-primas dos quadrinhos.

No Brasil, a revista Monstro do Pântano teve 19 edições publicadas pela Editora Abril Jovem entre 1990/1991, seguida por duas edições em 1999 pela Atitude Publicações, três em 2002/2003 pela Editora Brainstore e quatro outros números que chegaram às bancas entre 2014 e 2016 via Panini Comics – que lançou também, entre 2014/2015, A Saga do Monstro do Pântano, num total de seis edições de uma compilação de histórias clássicas da personagem, rendendo à editora o Troféu HQ Mix de 2015 na categoria Melhor Publicação de Clássico.  Na TV, a polêmica série do Monstro do Pântano chegou ao Brasil pelo canal HBO no formato minissérie, uma vez que a atração foi cancelada nos Estados Unidos com apenas 10 episódios produzidos.

*****

Deixe um comentário