PRELO & PELICULA | RICHARD MATHESON

Por Adilson Carvalho

O cinema perdeu há 12 anos um dos melhores escritores e roteiristas, já tendo trabalhado no meio televisivo e cinematográfico. Richard Matheson (1926 – 2013) soube escrever histórias instigantes e envolventes onde o fantástico e o inusitado invadem a realidade. Matheson fez contos e livros que serviram de base para excelentes filmes como Encurralado (1971) – que lançou o cineasta Steven Spielberg. No filme David Mann (Dennis Weaver) está em seu carro pelas rodovias da Califórnia quando começa a ser importunado por um gigantesco caminhão, que parece querer brincar com ele perigosamente na estrada. O que parece ser apenas um motorista engraçadinho de início, acaba por fazer David lutar por sua vida para escapar do lunático no volante. Um de seus trabalhos mais renomados é Eu sou a Lenda, publicado em 1954, que foi adaptado três vezes: 1954 com Vincent Price, 1971 com Charlton Heston e 2009 com Will Smith. Na história, Robert Neville é um brilhante cientista e o único sobrevivente de uma epidemia que transformou os humanos em mutantes sedentos por sangue. Andando pela cidade de Nova York, ele procura por outros possíveis sobreviventes e tenta achar a cura da praga usando seu próprio sangue, que é imune.

Nascido em Nova Jersey, mas criado no Brooklyn, Matheson começou a escrever ainda criança e começou a trabalhar profissionalmente na revista The Magazine of Fantasy & Science Fiction ainda nos anos 50. Pouco depois já teve adaptado para as telas a instigante história de um homem que começa a reduzir seu tamanho a dimensões microscópicas em O Incrível Homem que Encolheu (1957), marco do gênero que não disfarça suas pretensões filosóficas. na história, Scott Carey (Grant Williams) começa a encolher após ser atingido por uma misteriosa nuvem radioativa. Num mundo cada vez maior e assustador, a luta pela sobrevivência se transforma numa guerra. Nesta época, começou a escreveu roteiros para séries de Tv, incluindo para duas das mais importantes séries de ficção científica da tv Além da Imaginação e Jornada nas Estrelas.

Junto a Roger Corman usou seus talentos na adaptação de histórias de terror geralmente adaptando Edgar Allan Poe como em O Solar Maldito (1960), adaptação do clássico A Queda da Casa de Usher. Também adaptou Jules Verne em Robur Conquistador do Mundo (1961), estrelado por Vincent Price e Charles Bronson. Dois anos depois escreveu a adaptação de O Corvo (1963) de Poe, também estrelado por Vincent Price. Seu sucesso influenciou muito o trabalho de Stephen King, que admitiu ter em Matheson seu escritor favorito. A doutrina espírita que adotou aparece em trabalhos aclamados como Em Algum Lugar do Passado em 1980 com Christopher Reeve & Jane Seymour e Amor além da vida de 1998 com Robin Williams & Annabella Sciorra. Seus três filhos também enveredaram pelo caminho das letras, tornando-se escritores .


Suas últimas obras adaptadas para o cinema foram A Caixa em 2006 com Cameron Diaz e Gigantes de Aço de 2011 com Hugh Jackman. Esses entre outras obras firmaram o nome do escritor entre os grandes. Sentiremos falta de sua imaginação e criatividade, mas preservamos suas obras como exemplo da capacidade humana de nos fazer sonhar e imaginar, muito além do infinito.

Deixe um comentário