Fazemos uma seleção de filmes de terror com o que o gênero tem de mais recente nas plataformas de streaming para embalar esta sexta feira 13.
Por Adilson Carvalho

#1. OS OBSERVADORES. Na história, Mina (Dakota Fanning) é uma artista de 28 anos que fica presa em uma extensa floresta no oeste da Irlanda. Depois de encontrar abrigo, ela continua sem saída ao lado de três estranhos (Olwen Fouéré, Georgina Campbell e Oliver Finnegan) em uma sala espelhada enquanto criaturas misteriosas os observam do lado de fora. A história é bem inventiva, baseada no livro de A. M. Shine, o filme é dirigido por Ishana Night Shymalan, filha do diretor de O Sexto Sentido (1998) e Fragmentado (2016), que também assina o co-roteiro ao lado da autora. Disponível na MAX.

#2. DRÁCULA – A ÚLTIMA VIAGEM DO DEMÉTER. Dirigido pelo norueguês Andre Ovredal (Historias Assustadoras para Contar no Escuro). A história faz um recorte da obra de Bram Stoker, explorando apenas um capítulo do clássico, a viagem do navio russo que leva Drácula da Romênia para Londres. Estranhos eventos acontecem à tripulação, durante as quatro semanas no mar, que tenta sobreviver à tempestade, mares agitados e à presença impiedosa do vampiro à bordo do navio. Claro que transformar um capítulo breve em um longa-metragem leva os roteiristas Bragi F. Schut e Zak Olkewicz a tomarem liberdades com a história, inserindo personagens como Clemens (Corey Hawkins), a clandestina Anna (Aisling Franciosi), o garoto Tobey (Woody Norman) entre outros. O filme consegue ser uma curiosa incursão pelo universo do vampiro, sem intenção de inovar ou revolucionar. Na verdade o filme serve um feijão com arroz competente no nível da narrativa, mas criando um clima claustrofóbico favorável, lembrando algumas vezes Alien o 8º Passageiro de Ridley Scott. Disponível na MAX e Netflix.

#3. PÂNICO VI. Sam (Melissa Barrera), Tara (Jenny Ortega), Chad (Mason Gooding) e Mindy (Jasmin Savoy Brown), os quatro sobreviventes do massacre realizado pelo Ghostface, decidem deixar Woodsboro para trás em busca de um novo começo em Nova York. Mas não demora muito para eles se tornarem alvo de um novo serial killer. Na rua, no metrô, no supermercado, em todos os lugares um novo Ghostface aproveita a agitação da cidade grande para desaparecer na multidão com a mesma rapidez com que apareceu antes. Disponível na Netflix.

#4. A PRIMEIRA PROFECIA. A franquia cinematográfica criada a partir do livro de David Seltzer foi muito criativa na época de seu lançamento original em 1976, em filme dirigido por Richard Donner. Depois de uma tentativa frustrada de refilmagem em 2006, a diretora Arkasha Stevenson embarca na estratégia de fazer uma prequela com a óbvia intenção de ressuscitar a franquia que conta a história da chegada do Anticristo. O filme chegou aos cinemas em abril último, pouco antes de outro filme com temática parecida, mas inferior, Imaculada. Diferente deste, o filme escrito por Stevenson, Tim Smith e Keith Thomas, a partir de uma história de Ben Jacoby consegue ser mais instigante, embora nem por isso menos clichê para contar a história de uma freira jovem que descobre uma seita secreta dentro de seu convento que pretende trazer o Anticristo à Terra por acreditar que isso criaria uma motivação maior para unir a fé das pessoas no mundo. A personagem de Nell Tiger Free padece da mesma ingenuidade clichê de outras do gênero, mas o que torna A Primeira Profecia algo que vale a pena assistir é a preocupação de fazer a conexão com o filme original, de forma que a prequela acaba servindo de um reboot disfarçado. O esforço é até louvável e cria uma atmosfera de tensão interessante para o gênero, mas não consegue deixar de lado a expectativa obvia e previsível que conduz a um final burocrático, (SEM SPOILERS) mas que não chega a empolgar tanto. A presença de Sônia Braga como a Irmã Silvia é meramente figurativa e não atrapalha nem impulsiona a trama, apesar de seu talento indiscutível. Disponível na Disney Plus.

#5. NOITES BRUTAIS. Na trama, conhecemos uma jovem chamada Tess (Georgina Campbell) que chega em Detroit para uma importante entrevista de emprego e aluga uma casa pelo Airbnb. Só que quando chega ao local, uma região bem complicada longe do centro da cidade, acaba dando de cara com Keith (Bill Skarsgård) que também fez a mesma reserva da casa para aquela noite. Eles entram em acordo e ambos dormem no lugar. No dia seguinte, ao voltar pra casa Tess acha um corredor no porão escondido e lá é surpreendida. Logo após isso, conhecemos um outro importante personagem AJ (Justin Long) que vai acabar encontrando Tess em um momento perturbador. Disponível na Paramount Plus.