Adilson Carvalho

Todos os trailers e material promocional do aguardado filme de James Gunn sugerem que o filme que reinicia o universo DC no cinema buscou inspiração em várias histórias que destacam a aura de esperança representado pelo heroi kryptoniano. O próprio James Gunn revelou quais histórias serviram de fonte para o roteiro que o próprio Gunn escreveu. Vamos conferir agora quais foram as histórias.
Superman: As Quatro Estações (Jeff Loeb, Tim Sale). Minissérie em quatro partes publicada entre setembro e dezembro de 1998. Depois do sucesso de Batman: O Longo dia das Bruxas, a criativa dupla Loeb/Sale retrataram os primeiros passos do Superman como herói a partir do momento que Clark descobre sua herança Kryptoniana e seguindo até sua chegada à Metropolis. Cada capítulo abrange um período de três meses e com o ponto de vista de importantes personagens, sendo a Primavera (Jonathan Kent), o Verão (Lois Lane), o Outono (Lex Luthor) e o Inverno (Lana Lang). A genialidade da narrativa e fazer de cada estação do ano uma metáfora ao crescimento e amadurecimento de Clark Kent. A história também foi inspiração para a série Smallville (2001-2011).

Grandes Astros Superman (Grant Morrisson, Frank Quietly). Minissérie em 12 edições editada de novembro de 2005 a outubro de 2008. A história essencialmente se conecta com o Superman da era de prata e demorou a ser contada devido aos atrasos de Grant Morrison. Nela, o Superman é envenenado por uma artimanha de Lex Luthor e tem pouco tempo de vida. Por isso, ele decide revelar sua identidade secreta para Lois, que também ganha poderes e se torna a Supermulher.

Superman: A Batalha Sem Fim (Geoff Johns, Pascual Ferry, Joe Casey, Derec Donovan, Mike Schultz, Brandon Badeaux, Joe Kelly, Duncan Rouleau). O Superman tinha quatro títulos mensais mensais quando esse arco de histórias foi publicado entre novembro e dezembro de 2002. A história aborda uma série de ataques a todos os entes queridos de Superman, que, no decorrer de cerca de 24 horas, enfrenta mais de uma dúzia de super-vilões, enquanto busca o responsável por tudo: O vilão Manchester Black, que buscava vingança contra a humilhação sofrida meses antes, na história What’s so funny about Truth, Justice & the American Way?, publicada em Action Comics #775.

Superman: Legado das Estrelas (Mark Waid, Leinil Francis Yu). Minissérie em 12 partes recontando a origem do Superman, trazendo-a mais próxima aos eventos narrados na série Smallville (2001-2011). Publicado entre setembro de 2003 a setembro de 2004, a história é centrada nos primeiros anos de Clark Kent como Superman, mostrando como ele conheceu Lois Lane, e como se deu seus primeiros confrontos contra Lex Luthor em Metropolis. Um dos aspectos que mais rendeu atenção à série foi re-introduzir a ideia de que Lex Luthor e Clark Kent haviam se conhecido ainda jovens, quando moravam em Smallville. Tal mudança afastou a origem do Superman do que havia sido estipulado por John Byrne.

Superman: Brainiac (Geoff Johns, Gray Frank). Quando Geoff Johns assumiu o título Action Comics decidiu reincorporar elementos clássicos que haviam sido desconsiderados pelos roteiristas pós Crise, como o visual e a origem de Brainiac e a cidade engarrafada de Kandor, que havia tido uma versão diferente apresentada tempos antes. Publicado entre junho e outubro de 2008, o arco conquistou elogios do público leitor e da crítica e foi adaptado como a animação Superman: Sem Limites (2013).
