ENSAIO | CORRIDAS NAS TELAS DO CINEMA

Adilson Carvalho

A chegada de F1 com Brad Pitt nos lembra de várias corridas mostradas em vários filmes. Não é de hoje que a paixão das pessoas por velocidade gera filmes interessantes, muitas das vezes com um grande astro à frente do elenco. Alguns são dramas biográficos como Ford vs Ferrari (2019); outros aceleram com o único objetivo de criar uma montanha russa de emoção, cheios de acrobacias impossíveis de se realizar mas que criam o cinema espetáculo como a franquia Velozes & Furiosos (2001 até hoje) ou o suspense/ação Velocidade Máxima (1994); ou mesmo a animação Carros (2006) da Disney/Pixar que faz de Relâmpago McQueen um avatar animado de todos os pilotos que viveram a mil por hora nas pistas. Vamos conferir abaixo alguns títulos, muitos fora do streaming, mas que merecem ser vistos :

Corrida de NASCAR – Dias de Trovão (1990). Dirigido por Tony Scott, o filme é ambientado no mundo das competições de Stock Cars, uma das mais populares dos Estados Unidos e segue a jornada rumo à vitória de um jovem piloto de corridas talentoso e ambicioso. Protagonizado por Tom Cruise, o filme se destaca por suas cenas de corrida dinâmicas e estilizadas. O elenco ainda conta com Nicole Kidman, Robert Duvall, Michael Rooker e Randy Quaid.

Corrida de Le Mans – As 24 Horas de Le Mans (1971). Steve McQueen estrela este filme que captura imagens reais do 38º Grande Prêmio Automobilístico das 24 Horas de Le Mans. A prova é disputada desde 1923 na França e mede a resistência dos pilotos por um longo circuito de curvas por um dia sem parar. Dirigido por Lee H. Katzin, o filme acompanha um piloto norte-americano (McQueen) que retorna ao circuito de Le Mans determinado a vencer depois de quase ter morrido em um acidente no ano anterior. Ele acaba se apaixonando pela viúva (Elga Andersen) de um piloto que morreu no mesmo acidente. Porém, talvez ele tenha culpa nessa tragédia.

Corrida de Champ Car – Driven (2001). Estrelado por Sylvester Stallone, o filme é ambientado em uma categoria encerrada em 2008. Dirigido por Renny Harlin, a trama segue um talentoso piloto (Kip Pardue) que vem perdendo o foco na carreira e que ganha a ajuda de um veterano campeão (Stallone) que sai da aposentadoria para treiná-lo. Burt Reynolds faz parte do elenco. Sylvester Stallone originalmente concebeu o filme como um filme biográfico do piloto brasileiro Ayrton Senna, mas precisou mudar o projeto por não ter conseguido os direitos da família de Senna.

Corrida de Indianapolis – 500 Milhas (1969). Paul Newman foi um apaixonado por corridas quando estrelou esse filme dirigido por James Goldstone, gravado durante a competição de 1966. O filme foi planejado para ser uma produção de TV mas Paul Newman conseguiu financiamento para levar o filme para o cinema, vivendo o protagonista Frank Capua que sacrifica seu casamento por sua obsessão por corridas e movido pela rivalidade com outro piloto vivido por Robert Wagner. Paul contracena com Joanne Woodward, sua esposa na vida real. Anos depois Paul Newman tornou-se dono de uma escuderia de Formula Indy.

Corrida de Fórmula 1 – Rush No Limite da Emoção (2013). O filme centra na rivalidade entre o fanfarrão James Hunt (Chris Hemsworth) e o brilhante Nikki Lauda (Daniel Bruhl) durante a temporada de 1976. Excelente produção dirigida por Ron Howard. A corrida James Hunt/Niki Lauda, retratada no filme, foi o último evento de Fórmula 1 realizado na famosa Nürburgring Nordschleife (Circuito Norte) da Alemanha, pois a volta foi considerada muito perigosa.

Deixe um comentário