NA TELA DA MAX | IT: A COISA : A PRIMEIRA VERSÃO É RELANÇADA

Adilson Carvalho

Sem fazer muito alarde a MAX relançou redublada em seu catálogo a primeira adaptação de It: A Coisa realizada originalmente para TV, no formato de minissérie, em 1990. Na época, recebeu o sub-título It – Uma Obra Prima do Medo com direção de Tommy Lee Wallace, responsável pelas produções cinematográficas Halloween III – A Noite das Bruxas (1983) e A Hora do Espanto 2 (1989). O elenco infantil teve Jonathan Brandis (lembrado pela série Sea Quest) como Bill, Brandon Crane (Ben), Seth Green (Richie), Adam Farizl (Eddie), Emily Perkins (Beverly), Ben Heller (Stanley) e Marlon Taylor (Mike), sete pré-adolescentes que lutam contra um demônio maligno que se apresenta como um palhaço assassino de crianças nos nos 60. Décadas depois são reunidos quando o assassino chamado Pennywise (Tim Curry) volta a aparecer e parece estar eliminando um a um os sete adversários do passado. Este em suas versões adultas são vividos por Richard Thomas, da clássica série Os Waltons, como Bill, John Ritter como Ben, Richard Masur como Stanley, Tim Reid como Mike, Harry Anderson como Richie, Dennis Christopher como Eddie e Annete O’ Toole como Beverly. Inicialmente, Tim Curry relutou em assumir o papel de Pennywise, pois não gostava da ideia de ficar enterrado sob tanta maquiagem. Quando ele interpretou o vilão de A Lenda (1985), foi um papel difícil e exigente, e as horas de maquiagem ainda estavam frescas em sua mente. Para se comprometer, o roteirista e diretor Tommy Lee Wallace minimizou a quantidade de maquiagem em Curry e, de qualquer forma, não era necessária muita maquiagem porque o desempenho de Curry era muito forte. Apesar de ter menos de vinte minutos de tempo de tela em três horas e sete minutos, a presença de Tim parece onipresente ao longo da história. Tim Curry era notório por assustar os atores mirins em qualquer oportunidade que tivesse. Como tinha que ficar com a maquiagem e a fantasia de palhaço entre as tomadas, Curry tentava assustá-las regularmente durante as tomadas. Ele mantinha as próteses de dentes afiados na boca e mostrava os dentes com as próteses e rugia para as crianças se elas se aproximassem dele. Durante a filmagem da cena da morte de Georgie, Tony Dakota (ator de Georgie) teria dito: “Tim, você está me assustando!”, o que levou Curry a dizer: “É por isso que estou aqui, garoto!”.

Mudanças em relação ao livro foram feitas, assim como na versão de Andy Muschuetti de 2017. Não aparece a figura da tartaruga que é o inimigo natural de Pennywise e nem a passagem do livro que Beverly faz amor com todos os jovens do Clube dos Perdedores, como são conhecidos os personagens que combatem Pennywise. Outra das cenas do romance original que nunca foi incluída na minissérie ou em qualquer um dos filmes é a morte de um garoto local de Derry chamado Eddie Corcoran. A cena envolve o garoto fugindo de casa por causa de seu padrasto abusivo. Em um determinado momento, Eddie decide dormir em um parque local. Então, Pennywise aparece para ele na forma de seu irmão falecido e, por fim, o mata na forma da Criatura da Lagoa Negra, arrancando a cabeça de Eddie. Os leitores afirmaram que essa é uma das cenas mais perturbadoras do livro, devido à extensão da cena e à sensação de pavor que Eddie sentiu o tempo todo. Alguns leitores até afirmaram que essa cena é mais assustadora do que a cena da morte de Georgie. Para os fãs dos livros de King fica aqui uma boa sugestão ver a antiga versão de um dos livros mais assustadores do autor e carregar as energias para a vindoura série Welcome To derry, prometida para 2026, que trará Pennywise de volta. Disponível na MAX.

Redublagem : Estúdio Wan Marc

Jorge Vasconcelos (Pennywise), Eduardo Drummond (Bill criança), Philipe Maia (Bill adulto), Bruna Laynes (Beverly criança), Miriam Fischer (Beverly adulta), Enzo Dannemann (Eddie criança), Manolo Rey (Eddie adulto), Hugo Myara (Richie criança), Alexandre Drummond (Richie adulto), Arthur Carneiro (Ben criança), Márcio Simões (Ben adulto), Charles Emanuel (Stan criança), Eduardo Dascar (Stan adulto), Victor Hugo Fernandes (Mike criança), Marco Ribeiro (Mike adulto), e ainda Felipe Drummond, Eduardo Borghetti, Lina Rossana, Aline Ghioli e grande elenco.

Deixe um comentário