Adilson Carvalho

Lex Luthor é o um dos maiores vilões das hqs, criado por Jerry Siegel e Joe Shuster, o personagem apareceu pela primeira vez na Action Comics #23 (Abril de 1940) e desde então tem sido o arqui-inimigo do Superman. Inicialmente um cientista louco mas genial, o vilão foi reformulado por John Byrne em 1987 como um empresário corrupto, um magnata de genialidade inquestionável, mas sempre acima do alcance da lei. Sua megalomania não conhece limites, já tendo se tornado presidente dos Estados Unidos, curioso paralelo com a trajetória de Donald Trump, que serviu de inspiração para a hq A Biografia Não Autorizada de Lex Luthor (1989) de James Hudnall e Eduardo Barreto. Vamos conferir os incríveis intérpretes do vilão no cinema e na Tv que antecederam Nicholas Hoult (Jurado #2 e Nosferatu) .
#1. Gene Hackman (Superman o Filme, 1978 / Superman II, 1980 / Superman IV, 1987). Nos filmes estrelados por Christopher Reeve, Hackman se divertia como um Lex de topete que se anunciava como “a maior mente criminosa de nosso tempo”. O personagem era um supervilão clássico – o ego, o esconderijo subterrâneo, o assistente desastrado – e Hackman brilhava com seu sarcasmo explosivo capaz de explodir a Falha de San Andreas, se aliar ao General Zod e ainda criar um clone malévolo do Superman. Simplesmente memorável !

#2. Kevin Spacey (Superman- O Retorno, 2004). Antes de sua carreira ser prejudicada por várias alegações de agressão e assédio sexual, Spacey interpretou Lex no retorno do Superman à tela grande em 2006. Esse filme deu continuidade ao enredo de Superman e Superman II e, embora Spacey seja bom no papel de vilão, seu Lex ainda fica abaixo do de Gene Hackman.

#3. John Shea (Lois & Clark, 1993-1997). Como o grande vilão da primeira temporada da série Lois & Clark, o Lex de Shea era elegante, charmoso e erudito… e mais do que presunçoso. Embora Shea vendesse a personalidade íntegra do personagem, o Superman (Dean Cain) não precisava ter visão de raio X para saber que Lex não era o legítimo empresário de Metrópolis que dizia ser.

#4. Michael Rosenbaun (Smallville, 2001-2011). A série que retratou a juventude de Clark Kent e sua transformação em super-herói, também acompanhou a descida de Lex à vilania, com Rosenbaum interpretando o personagem como uma figura trágica. Esse era um Lex ferido pela negligência do pai e muito curioso em relação ao melhor amigo e irmão Clark Kent (Tom Welling), e Rosenbaum quase o tornou um vilão simpático.
:max_bytes(150000):strip_icc()/smallville-2000-9dcaa21d45ec48308b69466a57c54ad9.jpg)
#5. Jesse Eisenberg (Batman X Superman : A Origem da Justiça, 2016 / Liga da Justiça, 2017). Eisenberg (Truque de Mestre) fez um vilão histriônico demais, beirando o exagero e mais próximo do Coringa que do milionário corrupto e gênio da ciência. Mas à medida que Lex passa de bilionário a supervilão, os tiques e a agitação de Eisenberg passam de cativantes a irritantes.

#6. John Cryer (Arrowverso, 2012/2023). Um “sociopata narcisista, gênio do mal… babaca”, nas palavras de Ryan Choi (Osric Chau), esse era certamente uma ameaça para a saga Crise Nas Infinitas Terras que envolveu as séries do Arrowverso (Supergirl, Lendas do Amanha, Arqueiro) . Mas Cryer – que interpretou o sobrinho de Lex, Lenny Luthor, em Superman IV (1987) – não desapareceu no papel, talvez por ser um astro reconhecido de seriados naquele momento de sua carreira. Sua atuação como Luthor tem um tom perfeito da vilania.
#7. Michael Cudclitz (Superman & Lois, 2023/2024). De todos os Lexes na tela, nenhum pareceu tão intimidador fisicamente quanto a versão de Cudlitz do personagem, que saiu da prisão com a cabeça raspada e um machado para enfrentar Lois Lane (Elizabeth Tulloch) na série Superman & Lois. Combine essa fisicalidade com um temperamento explosivo e você terá um Lex ameaçador ao extremo.
