SUPERMAN | CONHEÇA A GANG DA JUSTIÇA DO FILME DE JAMES GUNN

Adilson Carvalho

No filme do Superman de James Gunn, a Mulher Gavião vivida pela atriz Isabella Merced é na verdade a terceira versão da personagem dos quadrinhos. Kendra Saunders foi antecedida por Shiera Sanders (Flash Comics #1, janeiro de 1940), criada por Gardner Fox e Dennis Neville, e Shayera Hol (The Brave & The Bold #34, março de 1961). Shayera é a Mulher Gavião que aparece na série animada da Liga da Justiça (2001-2004). As duas versões chegaram a co-existir no Universo DC pós Crise nas Infinitas Terras. Entre 1989 e 1993, a DC Comics decidiu fazer um reboot do Gavião Negro e da Mulher Gavião na minisérie HawkWorld escrito por Tim Truman, o que complicou a continuidade de ambos os personagens. Em 1999, quando David Goyer e James Robinson passaram a escrever o título da Sociedade da Justiça, introduziram Kendra Saunders em JSA: Secret Files #1 (agosto de 1999). Neta do aventureiro Speed Saunders, Kendra torna-se a 3ª Mulher-Gavião quando a SJA reinicia suas atividades após a morte do Sandman original. A personagem vem a ser a reencarnação da princesa egípica Shay-Ara, que ao longo da vida morre e reencarna em um ciclo contínuo até se tornar a heroína que também veio a participar da Liga da Justiça e das Aves de Rapina, além de um título próprio editado por pouco tempo entre 2006 e 2007 antes de sucessivos reboots (Novos 52, Renascimento). Kendra também foi interpretada pela atriz Ciara Renée na série Lendas do Amanhã (2016), e agora é a vez de Isabella Merced abrir suas asas.

Entre os heróis que aparecerão no filme Superman de James Gunn, Nathan Fillion interpreta um dos mais populares membros dos Lanternas Verdes, Guy Gardner, que ao contrário do típico herói, é arrogante, machista e sem noção. Mas muito já se passou com o personagem, incluindo mudanças na forma como é retratado. Guy Gardner foi criado por John Broome e Gil Kane em Lanterna Verde (vol. 2) #59 (março de 1968), embora o personagem tenha sido modificado por Steve Englehart e Joe Staton que, em 1985 durante os arcos relacionados a Crise Nas Infinitas Terras, despertam Gardner de um longa coma e o transformam em uma paródia do estilo “macho tóxico”. A partir de maio de 1987, Gardner se junta à Liga da Justiça Internacional, de J.M. deMatteis, Keith Giffen e Kevin Maguire, que explora o tom cômico dos personagens, principalmente o Lanterna Verde rebelde que protagoniza divertidas sequências tentando se tornar o líder da equipe para depois sofrer uma brusca mudança de personalidade após um golpe na cabeça. Nesse período Guy encara o Lobo, inicia namoro com a heroína Gelo e cai no gosto dos leitores. Durante um tempo os editores da DC Comics judiam do personagem, primeiro lhe dando um anel amarelo, depois transformando-o em um vuldariano e enfim destituindo-o de poderes até a minissérie Lanterna Verde: Renascimento (2004) que não só ressuscitou Hal Jordan mas também restaurou Guy como um Lanterna Verde.

Imagine ser capaz de transformar seu corpo em uma mistura de componentes químicos. Essa habilidade bem insólita saiu de Bob Haney e Ramona Fradon para as páginas do título The Brave & The Bold #57, de janeiro de 1957 e o personagem, vivido por Anthony Carrigan em Superman de James Gunn, foi batizado de Metamorfo. Este foi ideia do editor George Kashdan, que pensou em um personagem feito de quatro elementos que pudesse se transformar em diferentes compostos químicos. Bob Haney recebeu a incumbência e, pela natureza incomum de suas habilidades, deixou de lado as tradicionais capa e máscara, com um corpo composto por quatro cores e texturas diferentes que supostamente representavam os quatro elementos. Originalmente, o aventureiro Rex Mason é convertido em um homem feito de uma massa mutável de substâncias químicas após ser amaldiçoado por um artefato antigo durante uma expedição. Como não possui uma aparência totalmente humana. Rex se considera uma aberração e deseja apenas ser restaurado ao seu antigo estado humano. Rex teve um filho de seu relacionamento com Saphire Stagg, filha de um empresário corrupto que sempre foi o maior antagonista de suas histórias. Metamorfo já teve série própria e já integrou grupos de heróis como Os Renegados e Liga da Justiça. O personagem apareceu em várias séries animadas da DC Comics como Liga da Justiça (2001-2004), Liga da Justiça Sem Limites (2004-2006), Batman: OS Bravos & Os Destemidos (2008-2011), Beware The Batman (2013) e Justiça Jovem (2010-2022). Um dos heróis mais populares, Metamorfo certamente terá ainda muito a fazer no UDC de James Gunn, como vamos ainda conferir.

Entre os heróis que formam a Gangue da Justiça, que aparecem no filme Superman de James Gunn, um dos mais admiráveis é o Senhor Incrível (Mister Terrific), vindo das hqs da Sociedade da Justiça da América, primeiro grupo de heróis reunidos em uma equipe, muito anterior aos Vingadores da Marvel, e até mesmo à Liga da Justiça. Na verdade existem dois heróis na DC Comics, que compartilham do mesmo codinome. O primeiro se chamava Terry Sloane, criado nas páginas de Sensation Comics #1 (Janeiro de 1942) por Charles Reizenstein e Hal Sharp. Um mestre nas artes marciais, de dotes atléticos e dotado de memória fotográfica, Sloane ostentava a frase “Fair Play” (Jogo Limpo) em seu peito. O herói foi morto pelo vilão Spirit King nas páginas de Justice League of America Vol. 1 #171 (Outubro de 1979). O personagem que vemos no filme de James Gunn é o segundo Senhor Incrível, identidade de Michael Holt, alcunhado “o terceiro homem mais inteligente do mundo“. Depois de uma crise depressiva causada pela morte de sua mulher e filho em um acidente de carro, Michael Holt resolve seguir os passos de Terry Sloane. Sua primeira aparição se deu em The Spectre Vol 3 #34 (Junho de 1997) criado por John Ostrander e Tom Mandrake, e dois anos mais tarde inserido na nova formação da Sociedade da Justiça (SJA). Seu uniforme mantem a frase “Fair Play“, escrita nas mangas de seu casado, com uma máscara no rosto em forma de “T”, e sempre acompanhado de esferas inteligentes com várias funções que incluem projeção holográfica, acesso a outras máquinas, geração de explosões de energia e a capacidade de manter Holt indetectável por qualquer outro meio eletrônico. Durante um longo tempo Holt foi líder da Sociedade da Justiça, temporariamente sendo um dos altos cargos da agência governamental Xeque-Mate, formando a equipe The Terrifics com o Homem Borracha e Metamorfo, mas voltando às fileiras da SJA. O ator Edi Cathegi é o primeiro intérprete do personagem em live-action, embora o herói já tenha em séries animadas como Beware The Batman e Justice League Unlimited.

Deixe um comentário