Adilson CArvalho

A década de 90 viu o ressurgimento dos filmes slasher, com Pânico (Scream, 1996) creditado como o responsável pela revitalização do gênero, juntamente com Eu sei o que você fez no verão passado (I Know What You Did Last Summer, 1997). Aproveitando a popularidade de astros da TV como Neve Campbell (O Quinteto) e Sarah Michelle Gellar (Buffy) entre outros, essa nova onda sangrenta ressuscitou praticamente assassinos de franquias como Michael Myers (Halloween) e Chucky (Brinquedo Assassino).
#1. Lenda Urbana (1998): Esse filme gira em torno de uma série de assassinatos em um campus universitário, com cada morte espelhando uma famosa lenda urbana. O filme reúne Jared Leto da série Minha Vida de Cão (1994-1995), Rebecca Gayheart, que fez participação em Barrados no Baile (1998), Joshua Jackson de Dawson’s Creek (1998) e Alicia Witt, que interpretou a filha de Cybill Shephard em Cybill (1995-1998). Robert Englund, já bem conhecido por sua interpretação de Freddy Krueger na série de filmes A Hora do Pesadelo (1984), aparece como Wexler, um professor de psicologia. Englund aceitou o papel depois de ficar impressionado com o conceito do roteiro, além de ser fã de vários dos outros membros do elenco.

#2. Psicose (1998). Com tanto sangue rolando não foi surpresa que decidissem refilmar o pai dos filmes do gênero, simplesmente Norman Bates do clássico de Hitchcock. Gus Van Sant replicou cena a cena com o mesmo diálogo do filme original e mesmo assim não conseguiu chegar nem perto do filme de 1960. O diretor trouxe Vince Vaugh como Norman Bates, Anne Heche como Marion Crane, William H. Macy tentou interpretar Milton Arbogast como Martin Balsam fez, mas Vince Vaughn e Julianne Moore tentaram interpretar seus papéis de forma diferente da maneira como Anthony Perkins e Vera Miles os interpretaram.

#3. Halloween H20 (1998). Depois de ter simulado a própria morte para recomeçar sua vida longe de Michael Myers, Laurie Strode (Jamie Lee Curtis) assumiu uma nova identidade e uma nova vida: ela é Keri Tate e trabalha como diretora de uma escola, mas vive constantemente com o medo de que Myers descubra seu paradeiro. Outro Halloween se aproxima, e Laurie sabe que corre perigo. Até que passados 20 anos desde que tudo começou, ela reencontra Michael Myers que agora está perseguindo seu filho (Josh Hartnett). Com o horror de volta em sua vida, uma coisa fica clara: ela terá de enfrentá-lo e só um irá sobreviver a esse duelo. O filme também tem a futura estrela Michelle Williams, que nos anos fez parte do elenco da série Dawson’s Creek.

#4. A Noiva de Chucky (1998). Por que não trazer de volta também o boneco Chucky, de Brinquedo Assassino (Child’s Play, 1988) ? Assumindo de vez o estilo “Terrir”, Chucky está pronto para matar e para debochar de suas vítimas. A história faz uma variação do clássico A Noiva de Frankenstein (1935) apresentando Tiffany (Jennifer Tilly) no papel título. Também no elenco Katherine Heigl, que no ano seguinte estrelou a série Roswell (1999-2002).
