Adilson Carvalho

O Superman voltou a ser assunto com o sucesso do filme de James Gunn. Além de hqs, filmes e séries, o último filho de Krypton foi bem retratado em animações. São vários os longas animados já lançados adaptando hqs famosas do herói mas em especial houveram 4 séries animadas com bastante destaque. Vejamos:

Superman (1941-1943). Inicialmente produzido pelo estúdio dos Irmãos Fleischer, depois passando para o Famous Studios, a série foi a primeira animação com o herói iniciada três anos depois da criação do Superman nas hqs. Ao todo foram produzidos 17 episódios de 10 minutos, sendo que o primeiro chegou a ser indicado ao Oscar de melhor curta. A qualidade da animação é extraordinária e impressionante até hoje, tendo sido uma forte influência para Bruce Timm e Paul Dini quando estes fizeram Batman : The Animated Séries em 1992 e Superman: The Animated Séries (1996). A voz do Superman foi a do ator Bud Collyer, que fez o personagem no programa de rádio gravado na época. Atualmente os episódios dessa série estão em domínio público.

Superman (1988). Esta série veio na ocasião dos 50 anos de criação do Superman, fortemente influenciada pela reformulação realizada por John Byrne nas hqs, ou seja, Luthor é um milionário corrupto, o Superman nunca se chamou Superboy e sua infancia em Smallville é mostrada em um micro segmento no final do episódio intitulado ” Álbum de Família do Suoerman”. Foi também exibido pelo SBT.

As Novas Aventuras do Superman (1966-1969). Produzido pela Filmation, a série era estruturada em 3 blocos de 8 minutos cada, dois com o Superman e um com as aventuras do Superboy. O traço e o conteúdo das histórias eram o reflexo das hqs publicadas na época, com nítida influência dos desenhos de Curt Swan, principal artista do personagem na época. Foi exibido no SBT durante muitos anos.

Superman : The Animated Series (1996-2000). Série animada da Warner Bros. produzida por Bruce Timm, depois do sucesso que este teve com o Batman, que curiosamente se inspirava nos designs usados pela animação da década de 40 de Superman. Muitos dos personagens e histórias dos personagens foram baseados nas hqs da época, mas com algumas modificações como o visual de Brainiac. Na época foi a animação que mostrou a maior quantidade de conexão com o Universo DC. Seus 54 episódios foram exibidas no Brasil pelo SBT, Rede Record e Warner Channel.

Minhas Aventuras com o Superman (2023- … ). Ainda em produção, esta série reproduz o traço dos animes japoneses focando em uma versão jovem e inexperiente do Superman. A história acompanha Clark Kent, enquanto ele constrói sua identidade secreta como Superman e explora suas origens misteriosas, e Lois Lane, por quem Clark se apaixona e vice-versa, que está a caminho de se tornar uma repórter famosa. Junto com o fotógrafo e melhor amigo de Clark, Jimmy Olsen, o trio desvenda as histórias que importam e salva o dia contra muitos vilões na cidade de Metrópolis, ao mesmo tempo em que enfrenta a Força-Tarefa X e Brainiac, além de encontrar a prima kryptoniana de Clark, Kara. São conta com 20 episódios em duas temporadas exibidas no HBOMAX.