FELIZ ANIVERSARIO | SANDRA BULLOCK

por Adilson Carvalho

Uma das mais talentosas atrizes do cinema americano completa hoje 61 anos. Sandra Annette Bullock é uma atriz e produtora norte-americana. Ela chegou à fama na década de 1990 com papéis em filmes como Velocidade Máxima (1994), O Demolidor (1994), Enquanto Você Dormia (1995) entre outros. Bullock foi premiada com o Critics Choice Award de melhor atriz, Screen Actors Guild para melhor atriz no cinema, Globo de Ouro de melhor atriz em filme dramático, e o Oscar de melhor atriz por seu papel como Leigh Anne Tuohy em Um Sonho Possível. Vamos celebrar essa data com algumas curiosidades sobre Sandra Bullock.

Aos 25 anos, Sandra Bullock atuou ao lado de Lee Majors e Lindsay Wagner no filme para TV O Desafio Final (Bionic Showdown), segundo de três filmes reunindo os clássicos homem de seis milhões de dólares e mulher biônica. Foi o segundo papel de Sandra, que havia estreado no mesmo ano no filme Carrascos (Hangmen). Naquele ano de 1987, o papel de Sandra deveria ter funcionado como piloto de uma nova série sobre uma heroína biônica mas o projeto não seguiu adiante.

Ainda desconhecida do grande público, Sandra protagonizou a sitcom de curta duração Uma Secretária de Futuro (Working Girl), adaptada do filme de mesmo nome, vivendo o papel de Tess McGill, que fora de Melaine Griffith no ano anterior. A série teve apenas 12 episódios. Em 1994 Sandra Bullock tornou-se um nome internacional ao estrelar Velocidade Máxima (Speed) ao lado de Keanu Reeves. Não quis fazer a sequência Velocidade Máxima 2 (1997), ao saber que Keanu Reeves havia recusado, mas eventualmente aceitou ao fazer um acordo com a 20th Century Fox em que eles endossariam seu próximo filme, Quando o Amor Acontece (1998).

Em 1995 Sandra virou a namoradinha da América no papel da solitária Lucy, que inadvertidamente se torna noiva de um advogado em coma, mas se apaixona pelo irmão dele no ótimo Enquanto Você Dormia (While you were sleeping). O filme havia sido planejado para Demi Moore, que acabou recusando o papel. Em 1998 teve outro sucesso ao lado de Nicole Kidman em Da Magia à Sedução (Practical Magic), que vem anunciando uma possível sequência para breve. Um problema inesperado que o diretor Griffin Dunne encontrou foi o número de tomadas que as atrizes principais precisavam para concluir cada cena. Sandra Bullock geralmente terminava em duas ou três tomadas. No entanto, Nicole Kidman havia passado os dezoito meses anteriores trabalhando com Stanley Kubrick em De Olhos Bem Fechados (1999) e estava acostumada a fazer setenta ou oitenta tomadas para uma única cena.

Trabalhou duas vezes ao lado de Keanu Reeves. Em 1994 no filme de ação Velocidade Máxima, que chamou a atenção para seu nome internacionalmente. Doze anos depois viveu uma bela história de amor, no estilo “Em Algum Lugar do Passado” com Keanu em A Casa do Lago como uma médica solitária, que uma vez ocupou uma casa perto de um lago, onde começa a trocar cartas de amor com seu ex-morador, um arquiteto frustrado. A química entre os astros era inegável e ambos se tornaram bons amigos desde então, mas em uma entrevista o astro revelou “Obviamente ela não sabia que eu também tinha uma crush por ela”, e quando a apresentadora perguntou por que o ator nunca confessou seus sentimentos, Keanu afirmou apenas que “estávamos trabalhando”.

Em Um sonho e dois amores (1993) , sobre um grupo de jovens com a ambição de alcançar o estrelato no mundo da música country, Sandra escreveu e cantou “Heaven Knocking on my door“. Para a atriz deve ter sido fácil pois além de ter participado de um coral infantil, sua mãe era uma cantora de Ópera e Sandra viveu um longo tempo nesse meio. Ao estrelar Um Sonho Possível (2009), que lhe deu o Oscar de melhor atriz, ela se tornou a única atriz até hoje a ter um filme comercializado apenas com seu nome acima do título (ou seja, com base apenas em seu poder de estrela, e não em uma franquia ou filme de apoio) que ultrapassou a marca de US$ 200 milhões em receita doméstica. Apesar de tanto sucesso, é uma das quatro atrizes a ganhar além do Oscar de Melhor Atriz, o famigerado Framboesa de Ouro de Pior Atriz, juntamente com Halle Berry, Faye Dunaway e Liza Minnelli. Bullock é a única a ser indicada e ganhar os dois prêmios no mesmo ano, Oscar por Um Sonho Possível (2009) e Framboesa por Maluca Paixão (2009). Ela recebeu os prêmios em dois dias em 2010.

Deixe um comentário