TODAS AS ANIMAÇÕES DO QUARTETO FANTÁSTICO

Adilson Carvalho

Os Quatro Fantásticos (1967). Produzido pelos estúdios Hanna – Barbera, a primeira série animada do Quarteto foi ao ar nas manhãs de sábado da ABC com 20 episódios no traço do excelente Alex Toth (1928-2006), o mesmo responsável por Space Ghost e Homem Pássaro. A série adaptava fielmente os quadrinhos produzidos na época por Stan Lee e Jack Kirby, como Doutor Destino, Homem-Toupeira, Galactus entre outros. Chegou ao Brasil pela Rede Globo e com seu sucesso a equipe ganhou pela primeira vez um título em quadrinhos mensal publicado pela RGE (Atual Editora Globo).

Os Quatro Fantásticos (1978). Produzida pela Marvel Animation em conjunto da DePatie-Freleng, o estúdio responsável pela animação da Pantera Cor de Rosa. Foram 13 episódios reunindo os heróis trocando o Tocha Humana pelo simpático robô HERBIE. Isso porque os direitos televisivos do herói flamejante haviam sido emprestados para um filme piloto na televisão proposto pela Universal, que acabou nunca acontecendo. Em um dos episódios o quarteto enfrentou Magneto, mas os adversários clássicos da equipe marcavam presença, inclusive o Homem Impossível. Passou no programa do Balão Mágico na Rede Globo nos anos 80.

A Coisa (1979). A série animada solo do Coisa surgiu como um segmento dentro do desenho dos Flintstones e logo ganhou um total de 25 episódios. Na série, Benjy Grimm, um jovem nerd magricelo que se transforma no herói Coisa quando junta seus dois anéis e grita a frase “anéis mágicos entrem em ação!”, assim seu corpo é coberto por um monte de pedras alaranjadas. Não há supervilões a combater, apenas gangs de arruaceiros e bandidos pé-de-chulé. Exibido pela Rede Globo, o herói era dublado pelo icônico Orlando Drummond.

Quarteto Fantástico: A Série Animada (1994-1996). Nos anos 90, com o sucesso das séries animadas dos X-Men e do Homem Aranha, o Quarteto teve sua série também pela empresa taiwanesa Wang film productions e Kennedy Animations, Foram 13 episódios buscando o material de Lee & Kirby como referência, mas pesando muito no aspecto humorístico para as aventuras da equipe. A Marvel fez mudanças radicais na 2ª temporada, passando esta para a Philippine Animation. Mais 13 episódios foram produzidos, com várias participações especiais como Demolidor, Motoqueiro Fantasma entre outros. No Brasil, foi exibida pela Fox Kids / Disney XD. Disponível no Disney +.

Quarteto Fantástico: Os Maiores Heróis da Terra (2006-2010). O Cartoon Network deu aos heróis do Quarteto um visual de anime para uma nova série que durou 26 episódios. Novos vilões e histórias foram desenvolvidos dando um ar de originalidade para o grupo cujas aventuras seguiam a continuidade iniciada pelo filme de 2005. Ao contrário do seu antecessor de 1994, que consistia quase inteiramente em reinterpretações diretas ou modificadas das histórias clássicas dos quadrinhos do Quarteto Fantástico, é possível identificar alguns elementos de várias fases dos quadrinhos do Quarteto Fantástico, ainda que superficiais.

Deixe um comentário