OS FILMES FAVORITOS DE M. NIGHT SHYMALAN

Por Adilson Carvalho

O diretor indiano M. Night Shymalan, que completa 55 anos hoje, voltou a impressionar com Armadilha (Trap, 2024), seu último lançamento. Em entrevista ao Rotten Tomatoes, o cineasta revelou quais são seus cinco filmes favoritos, e todos são adaptações de livros. A verdade é que Hollywood sempre buscou a PI (propriedade intelectual) existente. O que há de novo na situação atual é que a PI que eles geralmente estão aproveitando tende a ser de curta duração ou experimental: remakes, reinicializações e sequências herdadas de filmes mais antigos ou programas de TV, histórias em quadrinhos e videogames. No entanto, nas primeiras décadas do cinema, a principal fonte de adaptações era a literatura e os livros sempre foram, desde os primórdios da sétima arte, uma fonte espetacular para adaptações cinematográficas. Há algumas pessoas que reconhecem plenamente o impacto que os romances tiveram no cinema, e uma delas é o cineasta M. Night Shyamalan. Isso também não significa que Shyamalan tenha escolhido uma isca de Oscar. Na verdade, suas escolhas servem como ilustração de como a riqueza e o potencial bruto de um livro podem levar a alguns dos melhores filmes já feitos. Vamos à seleção de Shymalan:

#1. Rebecca – A Mulher Inesquecível (1940). Clássico de Alfred Hitchcock baseado na obra de Daphne du Maurier. Uma jovem de origem humilde (Joan Fontaine) se casa com o nobre inglês Maxim de Winter (Lawrence Olivier) que ainda vive atormentado por lembranças de Rebecca, sua falecida esposa. Após o casamento e já morando na mansão do marido, ela descobre surpreendentes segredos sobre o passado dele. Vencedor do Oscar de melhor filme e melhor fotografia.

#2. Muito Além do Jardim (1979). Último filme de Peter Sellers sobre um jardineiro simplório chamado Chance que cresce fechado na casa do patrão, e quando ele morre é posto na rua. Sem saber nada do mundo além do que via pela TV, ele acaba ficando amigo de um homem influente (Melvyn Douglas), que confunde sua inocência com sabedoria, e desperta o interesse da esposa dele (Shirley MacLaine). Adaptação de O Videota de Jersy Kosinski.

#3. O Exorcista (1973). Do romance de William Peter Blatty, o cineasta William Friedkin realizou um dos filmes mais assustadores do gênero. Uma atriz (Ellen Burstyn) vai gradativamente tomando consciência de que a sua filha de doze anos (Linda Blair) está tendo um comportamento completamente assustador. Deste modo, ela pede ajuda a um padre, que também é um psiquiatra, e este chega a conclusão de que a garota está possuída pelo demônio. Ele solicita então a ajuda de um segundo sacerdote, especialista em exorcismo, para tentar livrar a menina desta terrível possessão.

#4. Tubarão (1975). O livro de Peter Benchley, adaptado por um então jovem Steven Spielberg, criou o conceito de blockbuster. Um terrível ataque a banhistas é o sinal de que a praia da pequena cidade de Amity, na Nova Inglaterra, virou refeitório de um gigantesco tubarão branco. O chefe de polícia Martin Brody (Roy Scheider) quer fechar as praias, mas o prefeito Larry Vaughn (Murray Hamilton) não permite, com medo de que o faturamento com a receita dos turistas deixe a cidade sem recursos. O biólogo Matt Hooper (Richard Dreyfuss) e o pescador Quint (Robert Shaw) se oferecem para ajudar Brody a capturar e matar a fera, mas a missão vai ser mais complicada do que eles imaginavam.

#5. O Poderoso Chefão (1972). Obra prima de Mario Puzo filmado em forma de trilogia por Francis Ford Coppola. Uma família mafiosa luta para estabelecer sua supremacia nos Estados Unidos depois da Segunda Guerra Mundial. Uma tentativa de assassinato deixa o chefão Vito Corleone (Marlon Brando) incapacitado e força os filhos Michael (Al Pacino) e Sonny (James Caan) a assumir os negócios.

Deixe um comentário