ESTREIAS DA SEMANA | 14 DE AGOSTO

Adilson Carvalho

Semana com gêneros variados chegando às telas, incluindo o relançamento de Carlotta Joaquina, filme que inaugurou o cinema de retomada e completa 30 anos agora (Aguarde matéria especial aqui no CinemaComPoesia ainda hoje). Vamos ao cardápio da semana:

Refilmagem da divertida franquia non-sense estrelada por Leslie Nielsen entre 1988 e 1994, recriada à luz dos tempos atuais faz um reboot centrado na figura de Fran Drebin Jr, vivido por Liam Neeson em uma mudança de rumo em sua carreira, que nos últimos 17 anos vinha sendo basicamente de papeis de durão em filmes de ação. E é justamente essa imagem que Neeson usa a seu favor surpreendendo tal como foi Leslie Nielsen que era marcado por dramas antes de redefinir sua carreira nos filmes de Jim Abbrahams, David Zucker e Jerry Zucker. Aqui Drebin Jr (Neeson) e seu amigo Ed Hocken Jr (Hauser) investigam dois casos interligados. Há um assalto a banco mencionado anteriormente, liderado pelo desprezível Sig Gustafson (Durand), e um aparente suicídio que leva a possível femme fatale do filme ao seu escritório, a irmã do homem morto, Beth Davenport (uma bem escalada Pamela Anderson). Ela está convencida de que um técnico chamado Richard Cane (Houston) está por trás de tudo isso, e logo descobrimos que ele está planejando lançar sua versão do dispositivo de controle da mente visto no 1º filme, praticamente um sarro da trama de Sob o Domínio do Mal (Manchurian Candidate, 1962), que fará com que os telefones de todos os transformem em lunáticos furiosos. Isso pode ser baseado em uma história real. Em uma realidade em que os Estados Unidos vive uma ditadura trumpista, rir é o único remédio.
Corra Que a Polícia Vem Aí (The Naked Gun) EUA 25. Dir: Akiva Schaffer. Com Liam Neeson, Pamela Anderson, Paul Walter Hauser, Danny Houston, Kevin Durand, Moses Jones. Comédia.

História que caberia bem em um episódio da clássica Além da Imaginação (The Twilight Zone), um casal disfuncional tem a união posta à prova quando uma força estranha e sobrenatural toma conta de seu relacionamento. Tim (Franco) e Millie (Brie) – casados na vida real – cuja relação conturbada é levada ao limite após se mudarem para uma cidade isolada no interior dos Estados Unidos. O que se apresenta como a oportunidade perfeita para recomeçar do zero, logo se transforma num pesadelo quando parece que a floresta dessa pequena cidade esconde segredos nefastos. Uma força sombria começa a corromper não apenas a relação, mas também os corpos e as mentes do casal, jogando-os num caminho de auto destruição iminente. Com a tensão no ar já cortante e acalorada, o encontro com essa escuridão os afasta do que conheciam e imaginavam. Para permanecerem juntos, vão precisar enfrentar um horror inimaginável.
Juntos (Together). EUA 25. Dir: Michael Shanks. Com Dave Franco, Alison Brie, Damon Harriman. Terror.

Inspirado em um caso real, o filme conta a história dos irmãos Giovanna, Ivana e Bernardo, que se veem obrigados a se reunir para cuidar do pai gravemente doente. Como último desejo, ele quer visitar Paris, algo que eles não podem oferecer. Então, os filhos elaboram uma viagem de faz de conta à Cidade Luz. Equilibrando momentos cômicos e dramáticos, o filme é conduzido pelo ator e diretor Leonardo Pieraccioni com criatividade para que a Paris fake crie uma despedida contudo sincera em sua motivação. Lembra um pouco a premissa de Adeus Lenin (2003), mas com uma leveza maior mesmo na hora mais doída.
Faz de Conta que é Paris (Pare Parechio Parigi) FR 25. Dir: Leonardo Pieraccioni. Com Chiara Francini, Giulia Belivacqua, Leonardo Pieraccioni, Nino Frassica. Comédia.

Adaptado da série literária de Aaron Brabley, que já gerou o divertido Os Caras Malvados (2022), Lobo e seu infame grupo de amigos está batalhando para se adaptar ao mundo dos mocinhos, mas são forçados por um grupo a realizar um “último” trabalho os leva de volta ao mundo do crime. Excelente trabalho do elenco de dubladores adaptando as tiradas cômicas da animação.
Os Caras Malvados 2 (The Bad Guys 2) Dir: Pierre Perifel. Com Sam Rockwell / McKeidy Lisita, Awkwafina / Jennifer Gouveia, Anthony Ramos / Duda Espinoza, Natasha Lyonne / Fernanda Barone, Maria Bakalova / Evie Saide, Richard Ayoade / Sergio Sterm, Marc Maron / Sergio Moreno, Zazie Beets / Ana Paula Martins. Animação.

Um comentário

Deixe um comentário