TRÍVIA | PRISCILLA A RAINHA DO DESERTO

Em homenagem ao ator Terence Stamp (1938-2025), que nos deixou recentemente, vamos ver curiosidades de um de seus grandes sucessos.

Adilson Carvalho

#1. A cidade de Broken Hill, no interior da Austrália, onde os personagens encontram pela primeira vez a homofobia rural, na época também tinha essa reputação na vida real. Após a popularidade do filme, no entanto, a cidade criou seu próprio festival anual de drag queens, incluindo um desfile que passa pelo hotel dos personagens.

#2. Na época em que este filme foi lançado, certos atores e produtores de Hollywood ainda acreditavam que interpretar um personagem gay na tela seria basicamente cometer “suicídio profissional”. No entanto, os três atores principais provaram que isso era errado, alcançando ainda mais sucesso em grandes sucessos de bilheteria de Hollywood.

#3. De acordo com Terence Stamp, ele entrou no personagem imaginando-se como uma mulher bonita. Mas o diretor Stephan Elliott disse ao fotógrafo Brian J. Breheny para fazer Stamp parecer o mais feio possível. Stamp nunca assistiu às filmagens diárias, então ele não tinha ideia de como estava até a estreia e ficou chocado. Breheny pediu desculpas a Stamp na estreia.

#4. De acordo com o diretor Stephan Elliott, ele levou os três protagonistas para sair vestidos de mulher antes do início das filmagens. Nenhum deles foi reconhecido: Guy Pearce aproveitou a oportunidade para ser extremamente rude, Terence Stamp acabou esquecendo que estava vestido de mulher e começou a paquerar garotas, e Hugo Weaving ficou bêbado e ficou deitado debaixo de uma mesa por horas, batendo o dedo no ritmo da música. Este último detalhe foi incorporado ao filme na cena do quarto de hotel.

The Adventures of Priscilla – Queen of the Desert. EUA 1994. Dir: Stephan Elliot. Sinopse: Anthony (Hugo Weaving) decide levar seu show para a estrada e convida as travestis Adam (Guy Pearce) e Bernadette (Terence Stamp) para acompanhá-lo. No seu ônibus todo colorido, chamado Priscilla, os três viajam pelo deserto australiano fazendo apresentações para plateias entusiasmadas. Disponível no Prime Video.

Deixe um comentário