Adilson Carvalho

Em 15 de julho de 2016, os irmãos Ross Duffer e Matt Duffer, então desconhecidos pelo grande público lançaram um novo e ousado drama televisivo na Netflix. Estrelando Winona Ryder, David Harbour e uma série de estreantes, Stranger Things apresentou ao público Demogorgons, o Devorador de Mentes e o maravilhoso mistério do Mundo Invertido. A história de amadurecimento equilibrou delicadamente temas de terror sobrenatural com nostalgia dos anos 80, além de pitadas de drama, romance e comédia – e os fãs aplaudiram. Na primeira cena de Stranger Things somos levados à fictícia cidade de Hawkins, Indiana, em 6 de novembro de 1983. Um laboratório tomado por luzes fluorescentes piscando sem parar se torna a primeira peça do mistério temperado pelo clima de teorias conspiratórias. O antigo Screen Gems Studios em Atlanta (agora conhecido como Cinespace Studios Atlanta) serviu como sede principal da série. A maioria dos cenários internos foi construída aqui – incluindo o porão da casa dos Wheeler, onde os meninos se encontram para jogar Dungeons & Dragons. Reunidos estão Mike (Finn Woldhard), Lucas (Caleb McLaughlin), Dustin (Gaten Mattarazo) e Will (Noah Schapp), este o pivô involuntário dos eventos que se seguem ao voltar para casa de bicicleta e desaparecer depois de perseguido por algo assustador. “No primeiro episódio, não conseguíamos parar de rir“, disse Caleb McLaughlin, em entrevista cedida em 2017. “Não sei por quê. Era como se houvesse gás hilariante no ar. Eu simplesmente não conseguia parar de rir. É basicamente isso que me lembro do primeiro episódio.” Quando todos os oito episódios da primeira temporada da série foram lançados em julho de 2016, muitos atores ficaram acordados até tarde para assistir à série inteira de uma só vez. Os dois primeiros episódios foram exibidos para o elenco e a equipe no set em Atlanta, mas eles não tinham visto o restante da temporada. Nas primeiras versões do roteiro, a história sobrenatural se passava em Montauk, Nova York, e na vizinha Long Beach. Para refletir esse cenário, o título original da série era Montauk. A cidade fictícia de Hawkins surgiu depois, juntamente com a mudança de título para Stranger Things.

“As pessoas parecem achar que tínhamos muita publicidade em comparação com outros programas“, explicou Matt Duffer, acrescentando em seguida “Estávamos todos assustados porque não havia nada, mas a Netflix nos avisou, dizendo ‘Não vamos anunciar isso; não como um grande filme, então não surtem. Isso não significa que não nos importamos com o seu programa’. Eles se mantiveram fiéis à sua palavra“. Em junho de 2015, os dois primeiros atores anunciados para a misteriosa série sobrenatural foram Winona Ryder e David Harbour, em seguida o elenco jovem. Relembrando as primeiras audições, o produtor Shawn Levy revelou que Gaten Matarazzo sempre foi a primeira escolha para o papel de Dustin. “Honestamente, ele era o único Dustin. Sem dúvida, soubemos disso assim que Gaten saiu da sala. ” Já Finn Wolfhard estava acamado e fez seu teste para o papel de Mike Wheeler de sua cama. Outro grande destaque foi a estreante Millie Bobby Brown, dominando a cena com seu olhar intenso. Seu personagem consegue expressar desamparo e dor indo muito além das palavras reservadas em seu script. Millie, com 11 anos quando foi escalada para o papel, revelou em uma entrevista à Vanity Fair em novembro de 2022 que seu beijo com Finn Wolfhard na primeira temporada foi seu primeiro beijo. Ela também ressaltou que achava que ele beijava mal. Em janeiro de 2023, no The Drew Barrymore Show (2020), Wolfhard respondeu dizendo que o comentário dela não o incomodou porque ele e Brown são como irmãos que cresceram juntos no set da série. Ele também ressaltou que foi seu primeiro beijo na tela, então ele não sabia como abordá-lo. Brincando, ele disse que provavelmente teria feito a mesma coisa se não estivesse na tela na frente do mundo inteiro.

Entre os atores do elenco jovem adulto Charlie Heaton (Jonathan) – Natalia Dyer (Nancy Wheeler) – Joe Kerry (Steve Harrington) conduzem seus personagens com credibilidade muito além do que um mero triângulo amoroso, embora fique obvio que assim formam. Seus personagens cresceram além do esperado inicialmente. No roteiro original, Steve Harrington era descrito como “o maior babaca do planeta“, chegando ao ponto de estuprar Nancy Wheeler, mas o personagem mudou quando o ator Joe Keery se mostrou “muito mais simpático e charmoso do que os irmãos Duffer haviam planejnado originalmente“. Não é segredo que os Irmãos Duffer foram fortemente influenciados por Steven Spielberg e filmes importantes dos anos 70 e 80, como ET: O Extraterrestre (1982), Tubarão (1975), Poltergeist (1982), Conta Comigo (1986). Outra influência inegável é It: A Coisa, de Stephen King e o sucesso de Stranger Things levou a Warner a refilmar a obra de King, no qual Finn Wolfhard também fez parte do elenco. O logotipo da série também lembra a fonte usada nas capas das edições originais dos romances de Stephen King da década de 1980, principalmente Cujo e Christine. Definitivamente um sucesso, Stranger Things conquistou o público. Esteja de volta mês que vem para a continuação de nossos artigos revisitando a 2ª temporada da série. Lembre-se que a 5ª temporada da série chega à Netflix em três partes em 2025: o Volume 1 em 26 de novembro, o Volume 2 em 25 de dezembro (no Natal) e o Volume 3 (o episódio final) em 31 de dezembro.