Por Adilson Carvalho
Nascido em Beirute e criado em Toronto, Keanu Charles Reeves começou a atuar em produções teatrais e em filmes de televisão antes de fazer sua estreia no cinema em Youngblood (1986). Teve seu papel de destaque na comédia de ficção científica Bill & Ted’s Excellent Adventure (1989) e reprisou seu papel em suas sequências. Para a geração atual, ele é reoconhecido como John Wick, personagem que interpretou em 4 filmes, mas sua carreira é ainda maior que seu recente sucesso. Hoje completando 60 anos, vamos rever alguns de seus melhores papeis nas telas.

#1. Johnny Utah (Caçadores de Emoção) – 1991. O ator faz o papel de um ex atleta universitário, e agente novato do FBI incumbido de investigar um gangue de assaltantes de bancos que se disfarçam de ex-presidentes dos EUA e que atuam na zona de Los Angeles. Após analisar vários indícios deixados para trás, o seu parceiro Angelo Pappas (Gary Busey) tem a convicção de que os ladrões são surfistas e Johnny decide se infiltrar na comunidade do surf do sul da Califórnia, onde conhece Tyler Ann (Lori Petty), que o ensina a surfar e o apresenta ao seu ex-namorado Bodhi (Patrick Swayze), o carismático líder do grupo de ladrões viciados em adrenalina e experiências radicais. Keanu teve que aprender a surfar para compor seu papel. Disponível no Prime Video.

#2. Jonathan Harker (Dracula de Bram Stoker) – 1992. Keanu fez o papel do advogado noivo de Mina (Winona Ryder) que se torna alvo do desejo mortal do vampiro milenar Drácula (Gary Oldman). Esta é uma das melhores adaptações de Bram Stoker. Keanu Reeves disse, anos depois do lançamento desse filme, que não estava satisfeito com seu trabalho nele, afirmando que estava exausto por ter feito vários filmes logo depois de assinar como Jonathan Harker, e que tentou aumentar sua energia para o papel “mas eu simplesmente não tinha mais nada para dar”. Disponível no Apple TV.
:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_e84042ef78cb4708aeebdf1c68c6cbd6/internal_photos/bs/2022/j/0/76f6TBSK2ui9tjSisgsw/keanureevesspeed.png)
#3. Jack Traven (Velocidade Máxima) – 1994. Foi a estreia de Sandra Bullock nas telas, formando um casal de pura química com Keanu. Ela faz uma passageira de ônibus que ajuda o policial interpretado por Keanu contra um terrorista (Dennis Hopper) que ameaça explodir o ônibus com uma bomba se este parar ou reduzir a velocidade. Em 2006 os dois atores se reuniram no filme romântico A Casa do Lago. Keanu Reeves quebrando o vidro da porta do ônibus no início da perseguição foi um acidente, mas o diretor Jan de Bont gostou do efeito e o deixou no corte final.. Disponível no Disney +.

#4. Kevin Lomax (O Advogado do Diabo) – 1998. O ator interpreta o advogado de uma pequena cidade da Flórida, que nunca perdeu um caso, sendo por isso contratado por John Milton (Al Pacino), dono da maior firma de advocacia de Nova York, que é mais do que parece. Keanu Reeves aceitou um salário menor para que os produtores pudessem pagar o preço pedido por Al Pacino. Mais tarde, quando Pacino soube do fato, doou a mesma quantia de seu salário para a caridade. Disponível no HBOMax.

#5. Neo (Matrix) – 1999. Talvez um dos papeis mais icônicos do ator como um programador e um hacker, que se junta aos rebeldes Morpheus (Lawrence Fishburne) e Trinity (Carrie Ann Moss) contra máquinas tiranas que regem a realidade. O filme, embebido de questões filosóficos, impactou a cultura pop e impressionou o público com efeitos especiais de última geração. Gerou 4 filmes, sendo que aprendeu mais de 200 movimentos de artes marciais só para Matrix Reloaded (2003). O ator também foi treinado por quatro meses em artes marciais para fazer o primeiro filme. Disponível no HBOMAX.