Por Adilson Carvalho

Ela já foi a super heroína Ajak de Eternos (2021) e também Pina Auriemma, cúmplice de assassinato em A Casa Gucci, mas já foi pintora, vampira, pistoleira, até mesmo uma gatinha ladra e hoje completa 56 anos. Salma Valgarma Hayek Jimenez nasceu em Veracruz, no México em 2 de Setembro de 1966, filha de uma cantora de Ópera e um rico empresário de origem libanesa. Desde a infância alimentava a vontade de atuar e chegou a estudar nos Estados Unidos quando pequena, mas voltou ao México onde terminou sua formação e ingressou na Tv em produções da Televisa, ganhando o papel principal da novela Teresa. Arriscou-se em Los Angeles quando ainda não dominava o inglês e ouviu de diversas pessoas que jamais conseguiria uma carreira em Hollywood, sendo ela latina. Perseverou e foi recompensada por sua determinação quando chamou a atenção do diretor Robert Rodriguez que procurava uma atriz para co-estrelar ao lado de Antonio Banderas em A Balada do Pistoleiro (Desperado) em 1995. O público aprovou a química entre os dois atores latinos, e o filme foi um sucesso impulsionando a carreira de ambos em Hollywood. No ano seguinte, fez o papel de maior destaque de Um Drink no Inferno (From Dusk Till Dawn) do mesmo diretor, no papel de uma sedutora vampira.

Várias foram as oportunidades que se seguiram e Hayek tornou-se conhecida no mercado internacional, chamando a atenção principalmente por suas atributos físicos. Contudo, a bela atriz queria provar seu talento e começou a buscar papéis que fossem desafiadores. Atuou ao lado de Will Smith em As Loucas Aventuras de James West (The Wild Wild West) em 1999, adaptação de conhecida série de TV, e fez a cigana Esmeralda de O Corcunda de Notre Dame, em adaptação do texto de Victor Hugo para TV em 1995. Quando soube que se produziria um filme sobre a pintora Frida Karlo, Salma Hayek entrou na disputa para o papel, que ainda tinha Jennifer Lopez no páreo. Em 2002, concretizou seu sonho e brilhou ao lado de Alfred Molina no papel de Diego Rivera. Salma mostrou que sua capacidade para representação dramática era tão notável quando sua beleza física e foi, por esse papel indicada ao Globo de Ouro e ao Oscar de melhor atriz.

Em sua vida pessoal, namorou os atores Edward Norton (O Incrivel Hulk e O Ilusionista) e Josh Lucas (Poseidon) tendo se casado em 2009 com François-Henri Pinault, empresário francês com quem teve uma filha: Valentina Paloma Pinualt, nascida em 2009. Tornou-se grande amiga da estrela Penelope Cruz com quem filmou “Bandidas”, de 2006, um faroeste humorístico. Sempre grata ao diretor Robert Rodriguez, que lhe deu a grande chance em Hollywood, batizou seu filho e voltou a atuar sob sua batuta em Era uma vez no Mexico (Once Upon a Time in Mexico) em 2003. Também ficou amiga de Antonio Banderas com quem faria a animação Gato de Botas (Pussy in Boots) em 2011 no qual dublou a gatinha ladra Kitty Softpaws, papel que repetiu em Gato de Botas 2 (2022). Na ocasião do lançamento do primeiro filme, esteve por curto período no Rio de janeiro, ao lado de Banderas para promover o lançamento do filme.

Fez a esposa de Adam Sandler em Gente Grande (Grown ups) em 2010, e voltou ao papel na sequência Gente Grande 2, provando o sucesso e o talento que ainda lhe renderam atividade como produtora da série Ugly Betty que durou de 2006 a 2010. Nada mau para calar a boca dos que se recusaram a reconhecer seu talento e constatar sua fibra latina. Entre seus próximos projetos está o filme de ação Sacrifício (Sacrifice) onde contracena com Chris Evans. Parabéns, chica !!