ESTREIAS DA SEMANA |  4 DE SETEMBRO

Adilson Carvalho

Setembro começou movimentado com terror, drama e comédia para todos os gostos. Vale a pena observar que embora Stephen King seja um nome associado ao terror, A Vida de Chuck não é um filme do gênero e vai surpreender. Mas os fãs de um bom jump scare vão ganhar muitos arrepios com Invocação do Mal 4.  Essas é outras estreias você confere abaixo:

O gênero terror é popular mas infelizmente desgastado em formulas repetitivas, o que não se pode dizer da franquia Invocação do Mal que se encerra com esse capítulo, que nos leva ao ano de 1986 quando a família Smurl alega que sua casa na Pensilvânia é assombrada por uma força maligna, ligada a eventos que os Warrens viveram nos anos 60 e que se conectam ao nascimento de Judy (Tomlinson), a filha do casal. Esta tem um papel maior na trama já que Judy mostra ter herdado as habilidades psíquicas de sua mãe. Este é o nono filme da franquia contando os derivados (dois filmes de A Freira, três filmes de Annabelle e um da Chorona), mas James Wan já anunciou que existem planos para sua continuidade mesmo que o casal Warren deixe de ser o centro da franquia.
Invocação do Mal 4 : O Último Ritual (The Conjuring 4: The Last Ritual) EUA 25. Dir: Michael Chaves. Com Patrick Wilson, Vera Farmiga, Mia Tomlinson, Ben Hardy. Terror.

Nova adaptação de um texto de Stephen King, o filme explora a vida de Charles Krantz (Hiddleston) de forma inversa através de três partes que se interligam. Narrado em flashback, a partir de sua morte precoce aos 39 anos devido a um tumor cerebral, voltando pelos eventos que moldaram sua vida, culminando na casa de sua infância, supostamente assombrada. Cada parte desvenda um aspecto crucial da jornada do protagonista, favorecendo uma reflexão sobre os dilemas da vida, explorando aspectos psicológicos e emocionais dos personagens. Stephen King é marcado por sua carreira ligada ao cinema fantástico, em especial a histórias de terror. Quando quer King consegue mostrar que tem sensibilidade para ir além como fez em Um Sonho de Liberdade (The Shawshank Redemption, 1994) e À Espera de um Milagre (The Green Mile, 2001), e o mesmo pode ser verificado nesta adaptação de uma história curta da coletânea Com Sangue (If it Bleeds, 2020) entregue nas competentes mãos de Mike Flanagan, que já havia dirigido a adaptação de Dr. Sono (Doctor Sleep,2020), também de King. Atentem para a presença de Mia Sara, afastada dos holofotes durante bastante tempo, ainda lembrada como a namorada de Ferris Bueler no clássico Curtindo a Vida Adoidado (Ferris Bueler’s Day Off, 1986).
A Vida de Chuck (The Life of Chuck) EUA 25. Dir: Mike Flanagan. Com Tom Hiddlestone, Karen Gillian, Mark Hamill, Chiwetel Ejiofor, Mathew Lillard, Mia Saram Jacob Trembley. Drama.

Enquanto aguardamos a versão da Odisseia de Christopher Nolan podemos nos deliciar com o fabuloso texto de Homero nesta produção dirigida por Uberto Pasolini, sobrinho do lendário diretor italiano Luchino Visconti. Seu foco é mais no drama histórico do que a aventura épica, se concentrando no desgaste físico e psicológico de Odisseu (Ulisses para nós) em seu retorno para sua amada terra natal Ítaca depois de 20 anos passados da Guerra de Troia. Em seu retorno Odisseu (Fiennes) busca os braços de sua esposa Penélope (Binoche) assediada por pretendentes que lhe querem roubar o troco de Ítaca. É a 3ª vez que Ralph Fiennes e Juliette Binoche contracenam depois de O Morro dos Ventos Uivantes (1992) e O Paciente Inglês (1996), que inclusive deu o Oscar de melhor atriz coadjuvante para Binoche. Filmado na ilha de Corfu, na Grécia, o que confere às imagens uma beleza exótica emoldurando os conflitos do protagonista, o que reforça as diversas leituras e releituras que a narrativa homérica permite, explicando bastante o lado intimista que Pasolini adota diversas vezes, e principalmente com a capacidade de Ralph Fiennes de entregar uma atuação no olhar. Não espere, contudo, ação de montanha russa típica em filmes do gênero já que o diretor escolhe fazer da análise da alma humana a grande odisséia.
O Retorno (The Return) EUA 25. Dir: Uberto Pasolini. Com Ralph Finnes, Juliete Binoche, Charlie Plummer, Angela Molina. Drama histórico.

Depois do assassinato de Bode (Wagner), feirante que fica rico no jogo do bicho, seu amigo com dons mediúnicos Monarca (Hassum) vem a investigar o caso. O espírito de Bode retorna, mas não consegue ajudar muito já que está com amnésia alcoólica e não se lembra de quem o matou. Todos os feirantes viram suspeitos do crime e, somente Monarca poderá descobrir quem foi, mesmo que com muita fofoca e poucos fatos concretos para se apoiar.
O Rei da Feira. Bra 25. Dir: Felipe Joffily. Com Pedro Wagner, Leandro Hassum, Luana Martau. Comédia.

Joe Wainwright (McDonough), um lendário vaqueiro de rodeio aposentado arrisca tudo para salvar seu neto de um tumor agressivo no cérebro que exige uma cirurgia cara e invasiva que o seguro de saúde da família não cobre. De frente para seu doloroso passado e os medos da família, ele volta aos circuitos e entra numa competição de alto risco organizada pela liga profissional de montadores e aberta apenas para veteranos e antigos vencedores com um prêmio significativo em dinheiro. Isso o leva a conflitos com sua filha há muito afastada de sua vida. No caminho desse desafio, o ex- campeão descobre ainda o poder da fé e a verdadeira coragem que existe em lutar pela própria família.
O Último Rodeo. (The Last Rodeo) EUA 25. Dir: Jon Avnet. Com Neal McDonough, Christopher McDonald, Mykelti. Drama.

Deixe um comentário