HQ TERRITORIO NEUTRO | HOMEM ARANHA ESSENCIAL PARTE IV

Adilson Carvalho

O sucesso de vendas do título mensal The Amazing Spider Man no final dos anos 60  tornava difícil acreditar que o personagem tivesse nascido tão desacreditado ao ponto de ter tido seu lançamento nas páginas de Amazing Fantasy #15 (1962), título condenado ao cancelamento súbito. Nos primeiros 7 anos de sua publicação a Marvel criou um público leitor fiel que se identificava com as desventuras de Peter Parker, assediado pelas belíssimas Gwen Stacy e Mary Jane Watson, odiado pela população de Nova York graças ao sensacionalismo de J. Jonah Jameson, desprezado pelos colegas de escola/faculdade, preocupado com a saúde de Tia May e ainda caçado pelo vilões que lhe queriam a cabeça. Foi movido pelo olho Grande que a Marvel decidiu lançar mais um título do popular Cabeça de Teia da mesma forma que a Divina Concorrente explorava Superman e Batman com vários títulos. Assim em janeiro de 1972 surgiu Marvel Team Up com a proposta de a cada edição, inicialmente bimestralmente, juntar o Homem Aranha com outros heróis em histórias livres das amarras da continuidade do título principal. Na primeira edição Homem Aranha encontra O Tocha Humana em uma luta contra o Homem Areia em plena véspera de Natal. No Brasil, a história escrita por Roy Thomas e desenhada por Ross Andru, só veio a ser publicada em outubro de 1979 nas páginas da revista Super-Herois Marvel #4 da RGE. Justamente porque as histórias poderiam ser lidas aleatoriamente e não na ordem de publicação, as histórias eram publicadas em diversos títulos da RGE como Super-Herois Marvel, Almanaque Marvel, Almanaque do Aranha, Super Almanaque do Aranha e assim também na fase da editora Abril.

Mesmo a Ebal publicou algumas histórias esporadicamente como o encontro do Aranha com o Visão desenhado por Gil Kane em Marvel Team-Up # 5 (novembro de 1972) publicad9 pela primeira vez no Brasil em Almanaque do Homem Aranha 1974 (Ebal) e republicado em Super Almanaque do Aranha # 1 (RGE) em março de 1980. A partir de 1973 a Marvel Team-Up passou a ser mensal nos Estados Unidos e várias desses edições ganhavam espaço aleatório nas edições da Ebal, RGE e Abril, algumas das quais eram histórias de alta qualidade em termos de ação e drama como o primeiro encontro entre o Homem Aranha e o Homem de Ferro (Marvel Team-Up #9,  Maio de 1973), Homem Aranha e o Capitão América (Marvel Team-Up #13, setembro de 1973), Homem Aranha, Vespa e Jaqueta Amarela com desenhos de John Byrne (Marvel Team-Up # 59 (julho de 1977) entre outras. Na época John Byrne ganhava destaque ao lado de Chris Claremont no título mensal The Uncanny X-Men e a Marvel aproveitava o traço do artista com outros personagens Outro nome iconico que chamou a atenção nas páginas da revista foi Frank Miller que desenhou o encontro do Homem Aranha com o Quarteto Fantástico (Marvel Team-Up # 100, dezembro de 1980).  Durante uma década e meia a Marvel Team-Up publicou grandes encontros com poucas edições em que o Homem Aranha não aparecesse, sendo enfim cancelado em Marvel Team-Up #150 (fevereiro de 1985).

O amigão da vizinhança ganharia ainda um terceiro título chamado de Peter Parker : The Spectacular Spider-Man a partir de dezembro de 1976 trazendo inicialmente Gerry Conway e Sal Buscema. A ideia era que a revista publicasse arcos curtos mas respeitando The Amazing Spider Man como cronologia principal. A RGE trouxe o título ao Brasil pela primeira vez nas páginas de Super-Herois Marvel #25 (julho de 1981). Foi nesse título que surgiu o vilão Carniça, que depois é revelado como sendo um clone degenerado do vilão Chacal, criação de Bill Mantlo e Frank Miller publicado pela primeira vez em Peter Parker : The Spectacular Spider Man # 28 (março de 1979) e no Brasil pela primeira vez em Almanaque do Homem Aranha # 12 RGE (novembro de 1982). Outra história de grande impacto foi a morte de Jean Dewolf e o surgimento do vilão Devorador de Pecados a partir de Peter Parker : The Spectacular Spider Man # 107 escrito e desenhado respectivamente  por Peter David e Rick Buckler e publicado no Brasil pela primeira vez nas páginas de Homem Aranha # 87 da Editora Abril. (Setembro de 1990). A partir de janeiro de 1988 o título é rebatizado para The Spectacular Spider-Man e com sua continuidade seguindo em paralelo aos eventos mostrados nos outros títulos do herói como The Amazing Spider Man e Web Of Spider Man, cada vez mais entrelaçados com a Saga do Clone, mas isso já é outra história da qual falaremos em breve aqui.

No próximo artigo vamos falar do histórico crossover do Aranha com o Superman. Não percam !!

Deixe um comentário