Por Adilson Carvalho
Steve Martin é um artista extremamente talentoso, vindo dos palcos de stand-up, conquistou os sábados à noite na TV dos anos 70 ingressando no Saturday Night Live e desde 1979 vem estrelando vários filmes de sucesso, atuando e escrevendo. Faltava conquistar o streaming, o que aconteceu desde 2021 com a série Only Murders in The Building, uma produção original da plataforma Hulu, pertencente à Walt Disney. Os três protagonistas são velhos solitários Charles (Steve Martin) e Oliver (Martin Short), e a misteriosa Mabel (Selena Gomez). Só as duas primeiras temporadas de Only Murders in the Building somaram 28 indicações ao Emmy e 3 vitórias. Com a chegada da nova temporada, vamos recapitular o que se seguiu desde o começo.

Primeira Temporada (2021). No fictício prédio nova-iorquino Arconia, o trio de moradores Charles, Oliver e Mabel, fãs de podcasts sobre crimes reais, desconfiam que a misteriosa morte de Tim Kono (Julian Cihi) não é suicídio de acordo com a polícia, e tentam provar que o caso se trata de assassinato. Kono, que era amigo de infância de Mabel, tinha um amigo que foi preso pelo assassinato de uma outra amiga em comum, Zoe. O assassino era uma mulher chamada Jan (Amy Ryan) , uma fagotista clássica que tinha um caso com ele e o matou depois que eles terminaram. Para se manter um passo à frente de seus perseguidores, Jan fez uma armadilha e começou a namorar Charles. O trio descobriu que ela estava envolvida quando encontraram um limpador de fagote no tesouro de brinquedos sexuais de Tim, e mal a prenderam antes que ela matasse Charles em seguida.

Segunda Temporada (2022). Mabel, Charles e Oliver são acusados do assassinato de Bunny (Jayne Houdyshell), o que leva Mabel a se distanciar de assuntos relacionados ao crime, incluindo o podcast com Charles e Oliver. Depois que seu mural sobre os moradores do Arconia se torna viral, ela conhece Alice (Cara Delevingne), uma artista local com quem começa a se relacionar. Quando o mistério se complica, Charles visita Jan (Amy Ryan), a assassina da primeira temporada, e ela o orienta sobre o modus operandi do assassino. Enquanto Oliver se aproxima de seu filho Will (Ryan Broussard), Charles descobre a história de seu pai, que é retratado na pintura, juntamente com a mãe de Bunny, Leonora (Shirley MacLaine). Quando o quadro desaparece, Amy Schumer, a mais nova moradora do Arconia, pega o quadro e acaba percebendo que era falso. No desfecho a assassina de Bunny, foi Poppy White (Adina Verson), assistente de Cinda Canning (Tina Fey) que queria criar seu próprio podcast de true crime. Charles está pronto para estrelar a peça de Oliver na Broadway, junto com Ben Glenroy (Paul Rudd), mas eles não se dão bem. O show estreia e, quando Ben entra no palco, ele desmaia e morre, servindo de gancho para a temporada seguinte.

Terceira Temporada (2023). Após o ator Ben Glenroy (Paul Rudd) morrer na noite de estreia da peça de Oliver (Short), o famoso trio tem suas próprias suspeitas sobre o repentino acidente. Mais tarde, na festa que se seguiu à noite de abertura, Ben reaparece, vivo e bem, dizendo que havia sido envenenado. Pouco depois, porém, ele morre definitivamente, caindo no poço do elevador em cima do carro de Mabel, Charles e Oliver. Alguém o empurrou, dando início à próxima temporada do amado podcast, incluindo novos personagens como Loretta Durkin (Meryl Streep), que fez uma audição de última hora para o papel de babá na peça de Oliver; Dickie (Jeremy Shamos), o documentarista de Ben, Tobert (Jessie Williams) e a estrela convidada Ashley Park como Kimber. A descoberta de um lenço vermelho com estampa de chocalho fez com que Mabel e Charles dissessem a Oliver que alguém da produção provavelmente havia matado Ben. Mabel se depara com Tobert ao tentar investigar a cobertura de Ben na Arconia, onde Amy Schumer morava. Mais tarde, descobre-se que Jonathan Bridgecroft (Jason Veasey) poderia ter um motivo para matar Ben, pois ele era o substituto de Ben. Aos poucos, eles descobrem que Ben não estava falando com uma pessoa em seu camarim na noite de estreia, mas com um biscoito. No início do espetáculo, ele havia dito que não podia comer biscoitos por causa de sua dieta, mas estava tão estressado que os enfiou goela abaixo. Uma das produtoras da peça, Donna (Linda Emond), cobriu o biscoito com veneno de rato e o colocou no quarto de Ben porque tentou matá-lo depois que a crítica de Maxine o apontou como o elo mais fraco da produção. Foi Donna quem esteve no escritório de KT, onde estava a vassoura, e ela rasgou a crítica. Donna também tinha câncer de pulmão em estágio quatro, mas alegou ter feito isso por amor ao seu filho Clifford (Wesley Taylor). Depois que Ben voltou à vida, Cliff acabou empurrando-o pelo poço do elevador depois de perceber que Ben estava envolvido no que Donna havia tentado fazer. Quando Sazz Pataki (Jane Lynch) apareceu para parabenizar o trio por um assassinato resolvido e um musical bem feito, um atirador de elite atirou nela pela janela, reivindicando-a como a próxima vítima da 4ª temporada. As apostas parecem mais altas, já que Sazz era dublê de Charles, então o assassino poderia estar mirando nele! As respostas descobriremos a partir de agora. ]

Quarta Temporada (2024). Assim que a série revelou que a quarta temporada de sua paródia de crime real seria uma representação da indústria cinematográfica, só havia uma escolha lógica para quem seria o assassino. A comédia de sucesso do Hulu percorreu um longo caminho sinuoso que seguia dois grupos de suspeitos de serem estrelas convidadas de celebridades para o assassinato de Sazz Pataki (Jane Lynch): a equipe por trás do fictício Only Murders in the Building: O Filme, e os Westies da classe trabalhadora na Torre Oeste da Arconia. No entanto, nos episódios finais, ficou claro que o assassinato foi realmente uma história horrível da ambição de Hollywood, pois os Westies foram considerados inocentes do assassinato do Professor Dudenoff (Griffin Dunne).