🎥🎬 LUZ CÂMERA DIREÇÃO | OLIVER STONE

Homenageando o diretor em seu aniversário hoje completando 79 anos.
Marcelo Kricheldorf

A vida e a carreira de Oliver Stone são fascinantes. Nascido em 1946, Stone cresceu em uma família de classe média em Nova York. Ele estudou na Universidade de Yale e mais tarde serviu no Exército dos Estados Unidos durante a Guerra do Vietnã. Após a guerra, Stone começou a trabalhar como diretor de cinema, dirigindo seus primeiros curtas nos anos 1970. Stone é um dos diretores de cinema mais respeitados e controversos de sua geração. Com uma carreira que se estende por mais de quatro décadas, Stone dirigiu alguns dos filmes mais icônicos e influentes da história do cinema. Neste artigo, vamos explorar a obra de Stone, analisando seus filmes mais importantes e discutindo a crítica política e social, representação da guerra e da violência, exploração da psicologia humana, estética visual e a direção de fotografia, colaboração com atores e atrizes, recepção crítica, impacto cultural, evolução do estilo e da temática de Stone ao longo de sua carreira e a influência de Stone no cinema contemporâneo.
Ao longo de sua carreira, ele escreveu ou co-escreveu os roteiros de muitos de seus filmes, demonstrando sua habilidade em criar histórias complexas e personagens memoráveis.

Michael Doulas, Josh Brolin e Al Pacino

Um dos seus primeiros trabalhos como roteirista foi com o filme O Expresso da Meia Noite (Midnight Express), de 1978, que Stone ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado. Nos anos 80, Stone continuou a escrever roteiros para filmes como Conan, o Bárbaro (Conan, The Barbarian) de 1982, e Scarface (Idem), de 1983. Nos anos 90, escreveu roteiros de JFK – A Pergunta que Não Quer Calar (1991) e Nixon (1995). Nos anos 2000, continuou a escrever roteiros, incluindo W, de 2008, um filme biográfico que conta a história do presidente George W. Bush. Os filmes do diretor são conhecidos por sua crítica política e social. Em Platoon (Idem,1986), abordou a Guerra do Vietnã e a experiência dos soldados americanos no campo de batalha. Em Nascido em 4 de Julho (Born on The Forth of July, 1989), estrelado por Tom Cruise, contou a história de um veterano da Guerra do Vietnã que se torna um ativista contra a guerra. Em Wall Street – Poder e Cobiça (Wall Street, 1987), critica a ganância e a corrupção do mundo financeiro.

Kevin Costner, Woody Harrelson e Al Pacino.

Em 1991, o diretor nos entrega o filme The Doors – O Filme (The Doors), biografia do cantor e poeta Jim Morrison, líder da banda The Doors. É estrelado por Val Kilmer como Jim Morrison. A trama segue a vida de Morrison, desde sua juventude até sua morte prematura em 1971. Em 1993, o diretor faz Entre o Céu e a Terra (Heaven & Earth), é o terceiro e último filme da trilogia de Oliver Stone sobre a Guerra do Vietnã. Ele é baseado na autobiografia de Le Ly Hayslip, uma mulher vietnamita que viveu durante a guerra e mais tarde se mudou para os Estados Unidos. Em Alexandre (Idem, 2004), contou a história do conquistador macedônio Alexandre, o Grande.
A exploração da psicologia humana é outro tema importante nos filmes como Nascido em 4 de Julho (Born on the Fourth of July,1989) e Assassinos por Natureza (Natural Born Killers,1994), neste último contou a história de dois assassinos em série. A influência da história e da política é um tema comum em seus filmes.. Em JFK – A Pergunta que Não Quer Calar (JFK,1991), abordou a conspiração por trás do assassinato do presidente John F. Kennedy, apoiado por um elenco multi estelar que inclui Kevin Costner, Doanld Sutherland, Gary Oldman, Jack Lemmon,Tommy Lee Jones, Kevin Bacon, Walter Mathau, John Candy, Sissy Spacek, Michael Rooker e mais. Em Nixon (Idem, 1995), retratou a história do presidente Richard Nixon, vivido por Anthony Hopkins, cobrindo sua ascenção ao poder e sua inevitável queda após os eventos de Watergate. Sua atração por temas políticos ainda o levou a W. (W, 2008), abordando o período de presidência de George W. Bush (Josh Brolin). Em 2016 visitou os bastidores do futebol americano em Um Domingo Qualquer (Any Given Sunday) com Al Pacino e Cameron Diaz, e pelo qual foi indicado ao Urso de Ouro no Festival de Berlim em 2000.
Em 2010, Oliver Stone dirigiu Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme (Wall Street: Money Never Sleeps), uma continuação do filme Wall Street: Poder e Cobiça de 1987. O filme segue a história de Jacob Moore, um jovem corretor interpretado por Shia LaBeouf, que busca vingança contra Bretton James (Josh Brolin), um poderoso investidor que ele acredita ter sido responsável pela morte de seu mentor, e contando com a ajuda de Gordon Gekko (Michael Douglas). A estética visual e a direção de fotografia são elementos importantes nos filmes de Stone. Em Platoon, utilizou uma estética visual crua e realista para mostrar a brutalidade da guerra. Em Alexandre, utilizou uma estética visual épica e grandiosa para contar a história do conquistador macedônio.

Nascido a 4 de Julho

A colaboração com atores e atrizes é um elemento importante em seus filmes Em Platoon, trabalhou com atores como Charlie Sheen e Willem Dafoe. Em Wall StreetPoder & Cobiça, trabalhou com atores como Michael Douglas e Charlie Sheen. Em Nascido em 4 de Julho trabalhou com atores como Tom Cruise e Raymond J. Barry. A recepção crítica e o impacto cultural dos filmes do diretor são importantes. Em Platoon, as críticas positivas por sua representação da Guerra do Vietnã. O filme acabou ganhando 4 Oscars, incluindo Melhor Filme e Direção. Em Wall StreetPoder & Cobiça, as críticas foram positivas por sua crítica à ganância e à corrupção do mundo financeiro. Em Nascido em 4 de Julho, recebeu críticas positivas por sua representação da experiência dos veteranos da Guerra do Vietnã. O filme acabou ganhando 2 Oscars, incluindo Melhor Direção e Montagem. A influência do diretor no cinema contemporâneo é significativa. Digno de nota ainda é Snowden – Herói ou Traidor (2016) com Joseph Gordon Levitt no papel do ex- agente de segurança que se tornou inimigo número um da nação ao revelar que o governo americano espionava desde cidadões comuns até líderes de outros paises. Muitos diretores de cinema, como Martin Scorsese e Quentin Tarantino, citaram Stone como uma influência importante. Seus filmes também influenciaram a indústria cinematográfica como um todo, com muitos filmes explorando temas de guerra, política e economia.

Deixe um comentário