Adilson Carvalho


Atriz, escritora, apresentadora, cronista e roteirista brasileira, Fernanda Torres entrou para a história como a primeira atriz brasileira a ganhar um Globo de Ouro de melhor atriz, e foi a nossa representante na cerimônia do Oscar deste ano. Além do sucesso no circuito de Festivais como o de Toronto e Veneza, a atriz foi premiada em janeiro deste ano com o Satellite Awards, promovido pela Associação de Imprensa Internacional. Aplaudida por seu papel de Eunice Paiva em Ainda Estou Aqui, Fernanda nos honrou com sua indicação à estatueta da Academia de Hollywood. Talento extraordinário, ela é filha dos atores Fernando Torres e Fernanda Montenegro, sendo considerada uma das grandes artistas de sua geração. Com uma sólida carreira no teatro, no cinema e na televisão.

Fernanda estreou no cinema aos 16 anos, em Inocência, de Walter Lima Junior, aos 16 anos, em Inocência, baseado no livro de mesmo nome do Visconde de Taunay. Clássico romântico ambientado remontando o Brasil Imperial protagonizado por Inocência, jovem acometida de malária e o médico Cirino (Edson Celulari) que é designado para tratá-la. Os dois se apaixonam, mas a jovem está prometida para um rico fazendeiro da região e seu pai coloca-se contra a relação. Ganhou no Festival de Brasília nas categorias Melhor Diretor e Melhor Ator Coadjuvante par Sebastião Vasconcelos.

Fernanda brilhou na comédia A Marvada Carne, que mostra as hilariantes aventuras de Carula , uma garota simples, do interior, que tem um grande sonho na vida: casar-se. E para isso ela se mostra disposta a tudo. Ganhou onze prêmios no Festival de Gramado, no mesmo ano em que foi lançado, incluindo Melhor Filme pelo Júri Oficial e pelo Júri Popular e Melhor atriz para Fernanda.

Fernanda foi reconhecida internacionalmente em 1986, quando fez Eu Sei Que Vou te Amar, ocasião em que recebeu a Palma de Ouro de Melhor Atriz no Festival de Cannes. O filme de Arnaldo Jabor gira em torno de um jovem casal que se uniu quando ainda eram jovens tem um filho e se separam após dois anos. Após estarem separados por três meses, eles marcam de se reencontrar e decidem, durante duas horas, realizar um jogo da verdade sobre tudo o que já lhes aconteceu ao longo da vida, numa espécie de psicanálise filmada.

De 2001 a 2003, Torres protagonizou a série Os Normais com Luiz Fernando Guimarães , que mostrava com humor e inovação de linguagem as situações cotidianas vividas pelo casal Rui e Vani O sucesso da série rendeu, ainda, o filme Os Normais – O Filme (2003), produção da Globo Filmes que gerou a continuação Os Normais 2: A Noite Mais Maluca de Todas (2009).

Em 2007, a atriz já havia trabalhado com Selton Mello em A Mulher Invisível, comédia sobre um homem deprimido após ser abandonado pela mulher, que encontra a mulher ideal, Amanda, e apaixona-se por ela, porém só ele a vê. Enquanto isso sua vizinha Vitória fica viúva e passa a tentar conquistar Pedro, que descobriu sobre Amanda. Pedro a princípio a ignora e depois pensa que Vitória é outra “mulher invisível”.