BAT SEMANA 2025 | AS SERIES ANIMADAS

Todas as series animadas do Homem Morcego que antecederam Batman The Caped Crusader.

Por Adilson Carvalho

#1. Batman (1969). Produzido pela Filmation, a primeira série animada do Homem Morcego era exibida nos Estados Unidos junto com a animação do Superman no programa The Batman / Superman Hour. O segmento do Batman trazia sempre duas histórias de cerca de 15 minutos cada, totalizando 17 episódios. Nestes Batman atua em Gotham City com a ajuda de Robin e ocasionalmente da Batgirl enfrentando toda sua galeria de vilões clássica além do curioso Doceiro, que antes de ordenar seus capangas dizia “Simão diz!“.

#2. As Novas Aventuras de Batman (1977). Novamente produzido pela Filmation, a nova série animada era ainda mais infantil que a anterior, mas trazia Adam West e Burt Ward dublando a dupla dinâmica, além da presença da Batgirl e do Bat Mirim, um duende de outra dimensão. Batmirim apareceu pela primeira vez na revista Detective Comics #267, em maio de 1959, na história intitulada Batman Meets BatMite, escrita por Bill Finger, com desenhos de Sheldon Moldoff e arte-final de Charles Paris.Foram 16 episódios transmitidos originalmente entre fevereiro e maio de 1977.

#3. Batman – The Animated Series (1992/1995). Com o sucesso do filme de Tim Burton, a Warner encomendou a Bruce Timm e Paul Dini a produção de uma nova série animada mirando o público mais adulto e resgatando o visual dos clássicos desenhos dos Irmãos Fleischer para o Superman. Foram 85 episódios, com roteiros inspirados diretamente de hqs de várias fases do personagem, sendo que a partir da 3ª temporada a série foi rebatizada de As Aventuras de Batman & Robin. A série levou um Emmy em 1993. No episódio T1x32 Beware The Gray Ghost, Batman faz parceria com o Fantasma Cinzento, um herói da TV originalmente dublado por Adam West. A série gerou os longas A Máscara do Fantasma (1993), Abaixo de Zero (1998) e Mystery of the Batwoman (2003).

#4. Batman do Futuro (1999/2001) A dupla Bruce Timm e Paul Dini recriou Batman em um futuro distópico onde Bruce Wayne se retirou da vida pública e suas empresas foram tomadas pelo empresário corrupto Derek Powers. O jovem Terry McGinnis descobre acidentalmente a localização da Bat caverna e se torna o novo Batman, com supervisão de um envelhecido Bruce Wayne. Foram 52 episódios e um sucesso que gerou o longa Batman O Retorno do Coringa, além do personagem ser inserido na continuidade das hqs da DC Comics.

#5. O Batman (2004 / 2008). Com o reboot do herói em Batman Begins de Christopher Nolan, a Warner produziu uma nova série animada com visual completamente diferente do anterior mostrando um Bruce Wayne mais jovial. O traço ficou a cargo de Jeff Matsuda, de As Aventuras de Jackie Chan. A série teve 65 episódios e ao final gerou o especial Batman x Drácula (2008).

#6. Batman – Os Bravos & Destemidos (2008 / 2011). Se apropriando do mesmo título de uma popular revista editada pela DC Comics onde o Batman atua em parceria com outros heróis, a nova série do herói adota um tom bem humorado reproduzindo o traço de Dick Sprang, popular desenhista do homem morcego nos anos 50. Batman aparece ao lado de heróis como Homem Borracha, Besouro Azul, Arqueiro Verde e outros. Foram 3 temporadas e 65 episódios encerrados com o especial Scooby Doo & Batman – The Brave & The Bold.

#7. Beware the Batman (2013) Única série não bem sucedida na lista apesar do uso de computação gráfica para tentar recuperar o tom sombrio de Batman The Animated Series. Vilões menos conhecidos foram usados para injetar um diferencial nas histórias, sendo o Anarquia o principal antagonista. Exibidos no cartoon Network, a série ficou apenas com 26 episódios.

Deixe um comentário