CINE ROXY CELEBRA 50 ANOS DE TOMMY A OPERA ROCK

Adilson Carvalho

Hoja o primeiro de três classicos do cimema começa sua reexibicao comemorativa no Cine Roxy. A opera rock Tommy (1975), de Ken Russell completa 50 anos de seu lancamento original e se torna o primeiro escolhido para celebrar tambem os 91 anos do Cine Roxy, em Santos.  Todas as sessões serão sempre às 22h e em cópias legendadas com o ingresso para cada uma a R$ 15. É a chance de rever (ou descobrir) filmes que marcaram época, cada um à sua maneira, e que seguem reverberando na cultura pop. Tommy – A Ópera Rock (1975), dirigido por Ken Russell, foi inspirado no álbum conceitual do The Who. O filme transforma a ópera rock de Pete Townshend em um espetáculo audiovisual ousado. Com Roger Daltrey, Ann-Margret, Oliver Reed, participações antológicas de Tina Turner e Elton John, o filme levou a linguagem do videoclipe às últimas consequências muito antes da MTV, misturando delírio, crítica e iconografia pop. Meio século depois, seu impacto estético e musical ainda impressiona — e a potência de suas canções, projetadas no escuro da sala, recupera a catarse coletiva que a TV e o streaming não conseguem replicar.

De acordo com Pete Townshend, o ator britanico Oliver Reed teve problemas incríveis para gravar sua parte na trilha sonora devido à sua incapacidade de cantar, e só conseguiu concluí-la porque suas partes cantadas foram gravadas em pequenos trechos. Devido a essa experiência frustrante, Townshend ficou extremamente desconfiado em relação a Jack Nicholson quando ele foi escolhido para o papel do médico, escalado no último momento quando Christopher Lee nao pode ficar com o papel pois estava na Tailandia filmando 007 Conrra o Homem da Pistole de Ouro.  De acordo com o diretor Ken Russell, Sir Elton John inicialmente recusou o papel de Pinball Wizard, para o qual Stevie Wonder se ofereceu para fazer. Um dos que foram seriamente considerados para o papel foi David Essex, que havia interpretado Tommy na produção teatral de 1973 e gravado uma versão do Pinball Wizard em seu estúdio caseiro. No entanto, o produtor Robert Stigwood insistiu em conseguir John, que finalmente concordou em interpretar o papel, com a condição de que ele pudesse manter as botas Doc Martin de grandes dimensões em seu figurino. O filme recebeu duas indicações ao Oscar, uma para Pete Townshend pela trilha sonora é outra para Ann-Margret como melhor atriz criando o recorde de ser a única atriz indicada na categoria por um papel inteiramente cantado, com exceção de uma única palavra.

Ver (e ouvir) esses filmes no Roxy é também celebrar a história do próprio cinema em Santos: desde 1934, o endereço que atravessa gerações segue recebendo o público com conforto, tela gigante e projeção de alta performance. Para fãs e curiosos, é uma oportunidade rara de reencontrar clássicos em seu habitat natural — e de levar novos espectadores para uma primeira experiência inesquecível. Abaixo os horários de Tommy e dos demais filmes escolhidos para breve :

Programação – todos legendados
• 20/09 – Tommy – A Ópera Rock – 22h
• 27/09 – Warriors – Os Selvagens da Noite – 22h
• 04/10 – Rocky IV – 22h

Ingresso: R$ 15 – na bilheteria ou no site do cinema. http://www.cineroxy.com.br
Local: Cine Roxy 5 — Avenida Ana Costa, 443, Gonzaga, Santos/SP.

Deixe um comentário