Adilson Carvalho
A Warner anunciou que vai dar sequência aos filmes da franquia A Múmia, iniciada em 1999 por Stephen Sommers, estrelada por Brendan Fraser, Rachel Weisz e Arnold Vosloo. Ainda não há detalhes se o elenco original retornará ou não, então vamos conferir algumas curiosidades sobre o filme da Universal.

Brendan Fraser foi escalado devido ao sucesso de George, o Rei da Floresta (1997). Stephen Sommers também comentou que achava que Fraser se encaixava perfeitamente no personagem aventureiro de Errol Flynn que ele havia imaginado. O ator entendeu que seu personagem “não se levava muito a sério, caso contrário, o público não consegue acompanhá-lo nessa jornada”. Em uma cena, Brendan Fraser quase morreu durante uma cena em que seu personagem é enforcado. Rachel Weisz lembrou: “Ele [Fraser] parou de respirar e precisou ser reanimado”.

Com exceção de uma tanga, algumas joias e adesivos para os mamilos, Patricia Velásquez, que interpretava a princesa Anck-su-Namun, estava de fato totalmente nua, exceto pela pintura corporal, que levava quatro horas para ser aplicada. Anuk-sun-amun era o nome de uma princesa egípcia que era meia-irmã (e esposa) do faraó Tutancâmon. Eles viveram em meados de 1300 a.C., décadas antes do reinado de Seti I.
O sacerdote Imhotep realmente existiu, foi uma figura histórica real, mas não era o sumo sacerdote do faraó Seti I; mas sim o arquiteto que desenvolveu as primeiras pirâmides no antigo Egito, mais notavelmente a pirâmide do faraó Djoser em Saqqara, por volta de 2600 a.C. Sua habilidade era tal que mais tarde se dizia que ele descendia dos deuses. Seu nome significa “aquele que vem em paz” e, pelo que se sabe, ele não era um vilão desprezado como retratado no filme, mas muito provavelmente reverenciado como o arquiteto e médico que era. Seti I foi um faraó real, mas governou por volta de 1300 a.C., quase 1300 anos após a morte de Imhotep.

Este foi o último filme de cinema de Bernard Fox (1927-2016), intérprete do piloto Winston Havelock. Fox integrou o elenco da série clássica A Feitiçeira (Bewitched), produzida entre 1964 e 1972, onde viveu o papel do Dr.Bombay, o médico bruxo de Samantha.

Antes de Stephen Sommers, havia uma versão de A Múmia, que seria dirigida por Joe Dante com Sir Daniel Day-Lewis no papel da múmia. Essa versão se passaria nos tempos atuais e focava na reencarnação, com elementos de uma história de amor. Ela chegou perto de ser produzida, com alguns elementos, como os escaravelhos devoradores de carne, chegando ao produto final. No entanto, naquele momento, o estúdio queria um filme com um orçamento de US$ 15 milhões e rejeitou a versão de Dante.

Disponível no Prime Video e no Telecine.