PLAYLIST |  DEZ PERSONAGENS DE ROBERT REDFORD

Adilson Carvalho

Um dos gigantes de sua geração, Robert Redford nos deixou esta semana. Um legado extraordinário de um homem, ator, diretor, produtor, ativista, ambientalista, ser humano que muito bem descrito nas palavras de Jane Fonda “Tentou fazer do mundo um lugar melhor“. Vamos relembrar dez de seus papéis, em um mar de presença impressionante a cada filme.

#1. Sundance Kid (Butch Cassidy & Sundance Kid, 1969). Não foi o primeiro papel de Redford mas foi sua primeira parceria com Paul Newman que impulsionou seu nome em Hollywood. Bob conseguiu o papel, inicialmente pensado para Steve McQueen, graças à intervenção de Paul Newman, que praticamente brigou com o estúdio para ter Redford no papel. O nome de seu personagem no filme batizou o festival que ele criou para patrocinar e divulgar o cinema independente.

#2. Bill McCay (O Candidato, 1972). Redford estrela como um candidato ao senado que abala o sistema eleitoral em sua campanha. Projeto pessoal do ator que despertou rumores de que o filme seja baseado na carreira política do senador John V. Tunney (1934-2018) que nos anos 70 conseguiu aprovar leis ambientalistas importantes.

#3. Johnny Hooker (Golpe de Mestre, 1973). Segundo filme reunindo o diretor George Roy Hill e os astros Paul Newman e Robert Redford nos papéis de dois escroques na Nova York da década de 30, embalados pela trilha sonora de Scott Joplin.

#4. Hubbel Gardiner (Nosso Amor de Ontem, 1973). Belíssimo romance entre um militar de carreira e uma judia ativista social, vivida por Barbra Streisand, às vésperas da Segunda Guerra. O filme eternizou a canção The Way We Were, que virou espécie de música assinatura de Streisand. A diferença ideológica dos persoangens também espelhava a diferença entre os astros já que tanto Streisand quanto Redford tinham formas opostas de abordar um personagem.

#5. Jay Gardner (O Grande Gatsby. 1974) A melhor adaptação do romance de F Scott Fitzgerald gerou na época alegações de que não havia química entre Redford e a estrela Mia Farrow. O filme recria magistralmente a atmosfera dos anos 20 com Redford compondo seu Jay Gatsby com o equilíbrio exato entre sofisticação e mistério.

#6. Bob Woodward (Todos os Homens do Presidente, 1976). Redford acompanhou de perto a cobertura do escândalo de Watergate e veio a interpretar o repórter Bob Woodward do Washingotn Post nesta precisa recriação da queda do então presidente Richard Nixon.

#7. Norman “Sonny” Steele (O Cavaleiro Eletrico, 1979). Trabalhando com a maravilhosa Jane Fonda pela terceira vez, Robert vive um astro decadente de rodeos, quesequestra o cavalo que será sacrificado por uma campanha publicitária

#8. Warren Justice (Íntimo & Pessoal, 1996). Robert Redford queria muito trabalhar com Michelle Pfeiffer desde Havana (1990), quando tentou sem sucesso escala-la para o papel. Por isso aceitou o papel do jornalista sênior que se apaixona pela repórter ambiciosa Tally Atwater (Pfeiffer) ao som da belíssima canção Because you loved me, de Celine Dion

#9. Nathan Muir (Jogo de Espiões, 2001). O ator vive um agente veterano da CIA está a poucas horas de sua aposentadoria oficial quando recebe a notícia de que um de seus ex-discípulos, Tom Bishop (Brad Pitt), está preso na China sob acusação de espionagem. Muir precisa então encontrar uma maneira de libertar Bishop antes que ele seja executado.

#10. Alexander Pierce (Capitão America: Soldado Invernal, 2014). Um dos últimos papeis vividos pelo ator foi o de secretário de defesa norte americana que se revela ao final o líder de uma organização neo nazista prestes a tomar controle do mundo, mas tem em seu caminho o Capitão América (Chris Evans) como adversário.

Deixe um comentário