FElIZ ANIVERSARIO | MICHAEL DOUGLAS

Adilson Carvalho

Com uma carreira prolífica de seis décadas, o filho de Kirk Douglas é um ator e produtor muito bem sucedido, casado com a atriz Catherina Zeta-Jones. Recentemente, Michael Douglas se declarou oficialmente aposentado aos 80 anos. Tendo iniciado sua carreira de ator na TV na série São Francisco Urgente (The Streets of San Francisco, 1972/1975) ao lado de Karl Malden, que se tornou seu mentor. Michael levou seu primeiro Oscar como produtor de Um Estranho no Ninho (1975). Hoje celebramos seu aniversario de 81 anos. Vamos apriveitar e rever abaixo alguns dos papeis que o icônico artista teve à frente das câmeras.

Jack Colton (Tudo por Uma Esmeralda, 1984 / A Jóia do Nilo, 1986). Uma escritora solitária (Kathleen Turner) gasta seu tempo escrevendo e fantasiando o homem perfeito. Mas sua vida muda de rumo quando ela viaja para resgatar sua irmã, sequestrada devido a uma inestimável pedra, e por isso pede a ajuda de um caçador ambicioso (Douglas). O roteiro foi escrito pela garçonete Diane Thomas, e ficou vários anos procurando um estúdio. O filme fez Michael Douglas recriar sua carreira aos olhos do público. Em gratidão, Michael deu a Diane Um Porsche, mas infelizmente ela morreu em um desastre automobilístico pouco tempo depois. Disponível no Disney +

Gordon Gekko (Wall Street – Poder e Cobiça, 1987 / Wall Street : O Dinheiro Nunca Dorme, 2010). O ambicioso bilionário vivido pelo ator aqui lhe deu o Oscar de melhor ator do ano. No filme, ele se torna o mentor de um jovem corretor (Charlie Sheen), que entra no ramo acionário esperando ficar rico. 23 anos depois voltou ao personagem, dividindo a cena com Shia LaBeouf. Disponível no Disney +

Dan Gallagher (Atração Fatal, 1987). Na época de seu lançamento o filme de Adrian Lynne foi bastante polêmico por falar de adultério e psicopatia no auge do surto da AIDS. O filme centra-se em um homem casado (Douglas) que tem um fim de semana com uma mulher (Glenn Close) que se recusa a permitir que isso acabe e se torne obcecada por ele. Disponível no Prime

Nick Conklin (Chuva Negra, 1989). Dirigido por Ridley Scott, o filme traz dois policiais de Nova York (Michael Douglas e Andy Garcia) que prendem um membro da Yakuza e devem escoltá-lo de volta para o Japão. Uma vez lá, ele escapa, e os dois policiais encontram-se cada vez mais inseridos no submundo japonês. Disponível no Apple TV.

Nick Curran (Instinto Selvagem, 1992). Michael Douglas interpreta tórridas cenas de sexo com Sharon Stone nesse suspense erótico de Paul Verhooven. O detective Nick Curran (Douglas), que possui um passado de alcoolismo e consumo de drogas, se envolve com a principal suspeita de um assassinato, a sensual romancista Catherine Tramell (Stone). Disponível no Apple TV.

Nicholas Von Orton (Vidas em Jogo, 1997). Dirigido por David Fincher,  conta a história de um rico banqueiro de investimentos (Douglas) que recebe um presente misterioso de seu irmão—a participação em um jogo que se integra de maneiras estranhas em sua vida cotidiana. À medida que as linhas entre a vida real do banqueiro e o jogo se tornam mais incertas, sinais de uma grande conspiração se tornam aparentes. Disponível no Apple TV.

Robert Wakefield (Traffic, 2000). O ator interpreta um juiz dedicado ao combate ao tráfico de drogas nesse filme dirigido por Steven Sodenbergh, dividido em três histórias focadas no narcotráfico. O filme levou quatro Oscars — Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Edição e Melhor Roteiro Adaptado.

Professor Grady Tripp (Garotos Incriveis, 2000). O filme de Curtis Hanson traz Michael no papel de um professor e escritor enfrentando um bloqueio de criatividade. Ele descobre que sua amante, Sara Gaskell (Frances McDormand), que casada, está grávida de um filho dele. Além disto, tem que lidar com uma de suas alunas, Hannah (Katie Holmes), que está apaixonada por ele e ajudar um de seus alunos, James (Tobey Maguire), a encontrar uma rara jaqueta que teria sido usada por Marilyn Monroe. Não disponível no streaming.

Liberace (Minha Vida com Liberace, 2013). Baseado em fatos reais, o filme narra o último período da vida do pianista norte-americano Liberace. Começa em 1977 quando este é apresentado a Scott (Matt Damon) pelo amigo em comum Bob (Scott Bakula) durante uma apresentação em Las Vegas. Inicia-se então o relacionamento amoroso entre Scott e Lee – como Liberace é chamado pelos íntimos, que o adota e sustenta. Entretanto, a relação se deteriora anos depois com o vício em entorpecente de Scott e o desejo de Lee em se envolver com outros homens. Disponível no MAX.

Hank Pym (Homem Formiga, 2015 / Homem Formiga & Vespa, 2018 / Homem Formiga & Vespa: Quantumania, 2022). Em uma carreira de muitos personagens, faltava o papel de um super herói, o que aconteceu no filmes do MCU em que Michael Douglas vive o primeiro Homem Formiga ao lado de seu sucessor Scott Lang (Paul Rudd). Disponível no Disney +

Deixe um comentário