Adilson Carvalho

Em 27 de outubro de 2017, a segunda temporada de Stranger Things estreou na Netflix e o público foi à loucura. Os Irmãos Duffer retornaram triunfantemente à telinha com os personagens já estabelecidos no coração dos fãs. O xerife Hopper (David Harbour) nutre sentimentos pela problemática Joyce Byers (Winona Ryder), mas esta namora o simpático Bob (Sean Astin). Tudo parece estar retomando a normalidade em Hawkins apesar do desaparecimento de Eleven (Millie Bobby Brown), mas a turma de amigos ciclistas se vê diante do perigo do Devorador de Mentes, que controla Will (Noah Schnapp). Nancy (Natalia Dyer) vive um triângulo amoroso com Steve (Joe Kerry) e Joanthan Byers (Charlie Heaton), o que complica sua vida já que Nancy não se conforma com o fatídico fim de sua amiga Barbara (Shannon Purser) na temporada anterior. Na segunda temporada, houve algumas adições à história na forma da adolescente skatista Max Mayfield (Sadie Sink), o agressivo bad boy Billy Hargrove (Dacre Montgomery), meio-irmão de Max, e além de Bob Newby (Sean Astin), o enigmático Dr. Sam Owens (Paul Reiser), que assume a direção do laboratório da cidade no lugar do vilanesco Dr. Brenner (Matthew Modine), que aparentemente está morto. Quando a ação começa, a data é 28 de outubro de 1984 e encontramos Will (Noah Schnapp), Mike (Finn Wolfhard), Lucas (Caleb McLaughlin) e Dustin (Gaten Matarazzo) indo para a escola no Halloween vestidos de Caça-Fantasmas.

Os espectadores são apresentados a 008 (Linnea Berthelsen), com poderes semelhantes a Eleven (Millie Bobby Brown), mas de comportamento rebelde e violento. Em busca de suas origens, Eleven se junta a 008 mas se decepciona com o mundo externo. A primeira temporada de Stranger Things havia sido um sucesso e a história tomava novos rumos à medida que os Irmãos Duffer se aprofundavam na psique dos personagens, e a adesão de Max e Billy ao núcleo central criava novas possibilidades. Ross Duffer disse na época: “Já tínhamos mapeado para onde queríamos ir com a segunda temporada. Na verdade, temos uma ideia aproximada e um arco aproximado para toda a série – mas só porque é um sucesso não significa que queremos que ela continue indefinidamente. Queremos mantê-la compacta. Queremos sair vitoriosas.” O acerto de situar a narrativa na década de 80, e evoluir a história recheada de referências à cultura pop da época funcionou, criou laços com o publico acima de 40 anos, e criou uma atmosfera de nostalgia que cativou os jovens, que não viveram o período. A segunda temporada se passa em 1984, que foi um ano incrível para o cinema. “Foi um ano incrível“, entusiasmou-se Ross Duffer, falando em junho de 2017. “Houve Indiana Jones e O Templo da Perdição, houve Gremlins e Karatê Kid. O Exterminador do Futuro estreou em outubro. Consegue imaginar um ano assim hoje em dia?” Ao final dos 9 episódios fica claro que o Mundo Invertido guarda mais mistérios e que há uma presença manipulando os ataques, o que só seria revelado como o vilão Vecna na quarta temporada. Mas, tudo bem, Eleven salva o dia e tudo termina ao som de Every Breath You Take da banda The Police. O pior, no entanto, ainda está por vir.
Em outubro voltamos com a 3ª temporada. E não percam a estreia da temporada final de Stranger Things na Netflix em novembro.