Releitura dos artigos publicados no site da extinta Rádio Vintage
Ponto Positivo + : “Luzes da Noite”

A noite parece não ter hora para findar. Vivê-la é o que nos resta – então, paciência. Entrementes, prevalece a sensação de quão longa ela será. Uma noite sem brilhos, sem grilos, silenciosa: parece-nos interminável, sem conceder permissão para que repousemos em paz. E assim insones, a noite não nos aconchega, tampouco nos apraz: não obstante, existe uma luz que se projeta por um instante, conduzindo-nos por entre as horas monótonas e cansativas de uma madrugada sem estrelas.
A noite parece não ter hora para findar. Vivê-la não nos empolga – mas nos impõe resiliência. Má conselheira por essência, ela permite que vozes singulares atormentem nossos ouvidos, ainda que tais vozes não possuam bocas. Uma noite que rasteja quando ainda na metade – sem sonhos, mentiras ou verdades: sarcasmo das horas que passam desprovidas de boa vontade, entre os morosos segundos do relógio. Não nos perdemos de tanto enfado porque não desviamos da luz que nos guia, qual farol solitário entre os meandros sinuosos de tão vasta escuridão.
A noite então se encerra – pois a eternidade é privilégio que não lhe compete. No seu ocaso, a lua se apaga e, com ela, vai-se o marasmo. Vai-se também a noite sem deixar saudades, virtudes ou modelos que possam ser seguidos. O galo canta, o sol se agiganta e aquela luz que nos acompanhou por tão lôbrego percurso, agora prevalece. E mesmo que outras noites infindáveis na aparência nos assustem e nos esperem, não haverá receio, mau-presságio e falsas benesses. Pois, por mais longas que tais noites sejam, jamais estaremos sozinhos se caminharmos na certeza de que um novo dia estará à nossa espera ao final de cada madrugada.
*****
“Ponto Positivo +” é uma coluna motivacional escrita pelo colunista e poeta Sérgio Cortêz.