Releitura dos artigos publicados no site da extinta Rádio Vintage
por Sérgio Cortêz
Memória Rádio Vintage: O Charme Dos Bondes

Eles são práticos, têm baixo custo operacional e, de quebra, são ecologicamente corretos. Durante muitos anos cumpriram bem a função de levar as pessoas a seus locais de destino, movimentando economias de diversas cidades do mundo sobre o balanço de seus trilhos e trajetos.
Os bondes sempre foram um charme à parte nas antigas paisagens urbanas, antes que fossem engolidos pelos ônibus que, em geral, são poluentes e claustrofóbicos. A demanda por espaço para veículos de passeio, táxis, carros de aplicativos, motos aos zilhões e caminhões de entrega ajudou a endossar o esfacelamento das linhas de bonde, condenando o sistema a uma morte lenta e agonizante.
Hoje restam poucos exemplares ainda em atividade, como o bonde de Santa Tereza, no Rio de Janeiro. Não obstante, é crescente o interesse pelo VLT – Veículo Leve Sobre Trilhos, modal de transporte equivalente aos bondes, uma vez que reúne todas as suas qualidades com mais conforto, eficiência e segurança. Porém, o charme, ahhh… Esse fica resguardado aos velhos e saudosos bondes!
*****