FELIZ ANIVERSARIO | SUSAN SARANDON

Por Adilson Carvalho

Ativista, ocupando cargo de Embaixadora da Boa Vontade da ONU, atriz extremamente talentosa e versátil com uma carreira que passa por 6 décadas, vencedora do Oscar e do BAFTA, Susan Abigail Tomalin se tornou uma das melhores atrizes em atividade, reconhecida melhor como seu nome artístico Susan Sarandon criado depois de seu casamento de 12 anos com o ator Chris Sarandon (A Hora do Espanto). Conseguiu seu primeiro papel em Hollywood, o drama Joe – Das Drogas à Morte (1970) quando seu então marido, Chris Sarandon, a levou em uma de suas audições. Além de ter namorado com David Bowie e Sean Penn, a atriz viveu 22 anos com o ator Tim Robbins com quem teve dois filhos. De seu relacionamento com o diretor italiano Franco Amurri já havia dado à luz à hoje atriz Eva Amurri que trabalhou com a mãe em Doidas Demais (2002) e Este é Meu Garoto (2012). Em 28 de Junho de 2018, Sarandon foi presa durante protestos, junto com 575 outras pessoas, para protestar contra as políticas de separação e anti-migrantes do então presidente Donald Trump. Em 2023 viveu a vilã do filme Besouro Azul, da DC Comics. Hoje completando 79 anos vamos conferir alguns dos icônicos papeis da atriz:

#1. Sarah Roberts (Fome de Viver) 1983. Susan vive uma especialista em envelhecimento que se envolve em uma relação lésbica com a vampira interpretada por Catherine Deneuve, no filme de estreia do diretor Tony Scott. A atriz Susan Sarandon disse certa vez sobre o final alterado do filme: “O que tornou o filme interessante para mim foi a pergunta: ‘Você gostaria de viver para sempre se fosse um viciado? Mas, à medida que o filme avançava, os responsáveis reescreveram o final e decidiram que eu não morreria, então qual era o objetivo? Todas as regras que passamos o filme inteiro delineando, que Miriam vivia para sempre e era indestrutível, e todas as pessoas que ela transformou [eventualmente todas] morreram, e que eu me matei em vez de ser um viciado [foram ignoradas]. De repente, eu estava meio que vivendo, ela estava meio que morrendo… Ninguém sabia o que estava acontecendo, e eu achava isso uma pena.” Disponível para aluguel na Prime Video.

#2. Jane Spofford (As Bruxas de Eastwick) 1987. Susan vive uma violoncelista divorciada que juntamente com Cher e Michelle Pfeiffer conjura um bruxo demoníaco vivido por Jack Nicholson, que as seduz e transforma a vida de todos na cidade. Adaptação do romance de John Updike. Devido ao fato de os produtores terem trocado os papéis de Cher e Susan Sarandon sem o conhecimento de Sarandon, as duas atrizes não se falaram nas duas primeiras semanas de produção. Depois de um dia tenso de filmagem, quando Cher ameaçou abandonar o filme, Sarandon lhe trouxe uma cerveja. As duas se sentaram e perceberam todas as manipulações obscuras de Jon Peters e Peter Guber que levaram à tensão no set, e as atrizes se tornaram boas amigas depois disso. Disponível na HBO MAX.

#3. Annie Savoy (Sorte no Amor) 1988. A atriz interpreta uma fã de beisebol que tem um romance com o jogador Nuke (Tim Robbins), mas se sente cada vez mais atraída por Crash (Kevin Costner), um ex jogador veterano. Juntos na vida real, o casal Susan Sarandon e Tim Robbins declarou que, de todos os filmes que fizeram em suas respectivas carreiras, esse foi seu favorito. Disponível no Disney +.

#4. Louise (Thelma & Lousie) 1995. No ano do filme, tanto Susan como Geena Davis foram indicadas ao Oscar por suas atuações neste que é um dos maiores sucessos da carreira de ambas. A história de duas amigas que embarcam em uma viagem com consequências imprevistas. Geena Davis e Susan Sarandon tiveram aulas extensivas de direção para o filme. Disponível no Prime Video.

#5. Reggie Love (O Cliente) 1994. Susan é uma dedicada advogada que protege jovem que é testemunha de crime de mafiosos, e tem de enfrentar um obstinado promotor (Tommy Lee Jones) que pretende usar o rapaz para pegar os culpados. Excelente adaptação do livro de John Grisham. O diretor Joel Schumacher fingiu propor casamento a Susan Sarandon no meio de um restaurante lotado da cidade de Nova York no verão de 1993 para convencê-la a fazer o filme. Ela concordou em fazer o filme alguns dias depois. Disponível no Disney +

#6. Jackie Harrisson (Lado a Lado) 1998. Emocionante drama familiar traz Susan contracenando com Julia Roberts e Ed Harris. Susan faz uma mãe divorciada que está morrendo de câncer e faz tudo para que seus filhos sejam adotados pela madrasta (Roberts). Julia e Susan, amigas na vida real, procuravam por anos um filme para fazerem juntos, vindo a realizar seu desejo aqui, nesta filme de Chris Columbus. Disponível no Globoplay.

#7. Rainha Narissa (Encantada) 2007. A atriz se divertiu bastante vivendo a rainha malvada dessa fantasia musical da Disney que lançou o nome de Amy Adams à fama. Narissa é realmente uma das vilãs mais perversas a emergir do cofre da Disney, planejando matar qualquer um que ameace ficar em seu caminho para o poder. No entanto, essas palavras amargas e ameaçadoras estão entre as últimas palavras da vilã, pois não demora muito para que ela caia do topo do prédio, deixando os protagonistas encontrarem seus próprios finais felizes. Disponível no Disney +

#8. Joanne Kheggan (O Acordo). 2013. Susan trabalho como coadjuvante de luxo ao lado de Dwayne Johnson neste drama sobre o tráfico de drogas. O filme traz a atriz como uma advogada da promotoria que promete a absolvição de um jovem envolvido em uma rede de tráfico se o pai dele se infiltrar na organização e ajudá-la a desbaratar o bando. O filme foi inspirado em um documentário do programa Frontline da PBS sobre como as mudanças nas leis de drogas dos Estados Unidos concederam acordos de sentença mínima aos culpados se eles delatassem seus cúmplices. Disponível no HBO MAX.

#9. Bebe (O Casamento do Ano). 2013. Versão americana do filme francês Mon frère se marie (2006) em que Susan vive a atual esposa do ex-marido de sua melhor amiga, todos reunindo a família para o casamento de seu filho. Apesar de um super elenco que inclui Robert de Niro, Diane Keaton, Robin Williams, Amanda Seyfried e outros, essa comédia familiar foi um fracasso de bilheteria em seu lançamento. Disponível na Netflix.

#10. Victoria Kord (Besouro Azul). 2023. Vilã de historia em quadrinho era algo que faltava ao currículo da atriz, corrigido aqui no filme do Besouro Azul, primeiro super herói latino da DC Comics, vivido por Xolo Maridueña (Cobra Kai). O filme ainda tem a nossa estrela Bruna Marquezine como a sobrinha de Victoria. Disponível na HBO MAX.

Deixe um comentário