POESIA IN FOCUS | “ORAÇÃO DO POETA” DE APARÍCIO FERNANDES

Equipe Cinema Com Poesia

Aparício Fernandes (1934-1996) nasceu em Acari, Rio Grande do Norte, passou a adolescência em Macau (RN) e mudou-se para o Rio de Janeiro em 1952, onde fez sua vida.  Organizou, juntamente com Zalkind Piatigorsky, a Coleção “Trovas e Trovadores“, com 22 livros de trovas de autores nacionais, edição da Livraria Freitas Bastos, em 1962 e 1963. E também, de parceria com Zalkind Piatigorsky e Magdalena Léa, a Coleção “Trovas do Brasil” – 12 volumes, de vários autores, lançados pela Editora Minerva, em 1965. Em fins de 1970, organizou o “Anuário Poetas do Brasil”, reunindo vários trovadores e poetas de todo o Brasil, entre os quais, Nery Telles Pereira, pai do crítico e colaborador do nosso espaço Paulo Telles, da coluna Cine Retro BoaVista (https://cineretroboavista.blogspot.com/).

São João da Cruz, Poeta e místico

Oração do Poeta (de Aparício Fernandes)

Obrigado, Senhor, pela música – Mensageira da harmonia – que nos enternece a alma; pela água cristalina, pela esperança que anima os corações e pelo amor, que dá sentido à vida. São dádivas vossas: a solidariedade, o riso das crianças, a ternura das mães, a sabedoria da natureza, a justiça, o perdão, o remorso, que regenera os maus, e o próprio erro, quando induz à verdade.

Temos o mar, o céu, a terra dadivosa, os animais que tanto nos servem, as flores – que são estrelas da terra – e as estrelas – que são as flores do céu. Destes ao homem o milagre da mente, a sublimidade do coração e a mediunidade da inspiração, através da qual transportamo-nos ao infinito. Pusestes ao nosso lado milhões de homens que enobreceram a vida com o exemplo de suas ações.

Obrigado pelos mestres da pintura, da música, da escultura, e pelas geniais criações literárias que nos enriquecem o espírito. Mas, sobretudo, obrigado, Senhor, pela poesia, que é o conjunto de todas essas maravilhas e a revelação suprema do vosso amor. Obrigado por ter-me feito sensível à face resplandecente da vossa beleza. Que chegue até vós a nossa gratidão, porque vos dignastes ser o maior de todos os poetas.

Aparício Fernandes – Anuário Poetas do Brasil – 1º Volume – 1984.

Organização de Aparício Fernandes.

Deixe um comentário