Releitura dos artigos publicados no site da extinta Rádio Vintage
por Sérgio Cortêz
Memória Rádio Vintage: Aquela Velha Volta às Aulas!

Volta às aulas é tempo de alívio para muitos pais, de gente reclamando do trânsito ruim que fica ainda pior, de amigos ou desafetos se reencontrando e pipoqueiros ou vendedores de doces ganhando a vida nas calçadas das escolas. Porém, há algumas décadas, sentia-se “a última bolacha do pacote” quem retornava de férias munido de uma pasta da Primicia!
Atualmente, a Primicia se especializou na produção de malas e apetrechos de viagem, como frasqueiras e nécessaires, deixando o setor escolar para as chamadas “empresas de marca”, que ganharam força a partir da década de 1980, quando os estudantes adotaram de vez o uso de mochilas preferencialmente com a etiqueta da grife bem à mostra (como no caso da Company, sucesso absoluto entre os adolescentes cariocas dos anos 80 e 90). Quanto às tradicionais pastas, tornaram-se mais comuns entre universitários e profissionais liberais – como médicos, vendedores e advogados.
Não obstante, entre as décadas de 1960 e 1970, ter uma pasta Primicia era mesmo uma tremenda onda: “Leve, super-resistente, INDESTRUTÍVEL mesmo! Tem capacidade para levar tudo o que você precisa na escola ou no clube! E ainda pode emprestá-la ao PAPAI…”, dizia a propaganda da empresa. Relembrar a velha pasta escolar ajuda a amenizar a saudade daqueles tempos colegiais que não voltam mais.
*****