PLAYLIST | DIA DOS PROFESSORES NAS TELAS

Por Adilson Carvalho

Vivemos tempos em que a educação não é valorizada o que nos condena a uma realidade sem perspectiva nenhuma, desprovidos de um horizonte para o qual possamos olhar e acreditar que exista algo melhor no futuro. No mês dos professores (dia 15 é nosso dia) estamos sendo massacrados pela intransigência de governos (municipal e estadual) que desejam calar a voz agonizante de profissionais que lutam por direitos que há décadas são ignorados e desprezados. A manipulação da informação distorce o valor das manifestações de professores e joga a opinião pública contra uma classe que procura melhores condições para docentes e discentes.  Nesses tempos difíceis é importante mostrar como no cinema a figura do professor já foi mostrada e resgatar esse espírito de dignidade, inventividade e honraria.

1) PROFESSOR MARK TACKERY (Sidney Poitier em “Ao Mestre Com Carinho” em 1967). Esse clássico absoluto nos mostra um engenheiro (Poitier) que assume o magistério em uma escola de bairro operário Londrino e enfrenta a hostilidade de uma juventude desiludida com o amanhã. Como na belíssima canção tema na voz de Lulu, ele ensina que se chegar ao céu é o que você deseja, o professor é que vai levá-lo às alturas para escrever em meio às nuvens. O final do filme, a cena do baile de formatura em que Poitier dança com Judy Geeson é antológica. Disponível no Oldflix.

2) PROFESSOR JOHN  KEATING (Robin Williams em “Sociedade dos Poetas Mortos” de 1989). O professor como a figura inspiradora e libertadora que leva seus alunos a desenvolverem sua individualidade e o pensamento próprio. “Carpe Diem. Tornem suas vidas algo extraordinário” é a fala do personagem de Williams que usa em sua aula de literatura uma energia contagiante e lúdica muitas das vezes impossível de se conseguir na vida real, em nossa realidade em que sobreviver ganha mais ênfase que o ato de criar pensadores. Ainda assim, subamos nas carteira em brado uníssono para dizer “Oh Captain, my Captain !”. Uma curiosidade, a princípio este filme de Peter Weir seria dirigido e protagonizado por … Dustin Hoffman, antes de cair nas mãos de Peter Weir e Robin Keating, digo Williams !! Disponível na Disney +.

3) PROFESSOR WILLIAM HUNDERT (Kevin Kline em “O Clube do Imperador” de 2002). Espécie de “Sociedade dos Poetas Mortos” voltado para a história. Mostra o impacto da vida de um professor que acredita poder fazer a diferença na vida de seus alunos através de um concurso que explora o conteúdo histórico e filosófico da antiga Grécia, berço de nossa civilização. Kevin Kline chegou a frequentar várias aulas e a lecionar temporariamente como laboratório para o papel inspirado na vida do professor Robert Nowe, que lecionou em São Francisco e cuja trajetória foi aqui adaptada. Disponível na Apple TV

4. PROFESSOR PAUL HUNHAM ( Paul Giamatti em “Os Rejeitados” )  No recesso  do fim do ano, o rígido e solitário professor Hunham se junta ao Rebelde Angus (Dominique Sessa) e à cozinheira chefe em luto (Da’Vine Joy Randolph), um grupo conhecido como Os Rejeitados. As diferenças entre a dor de cada um levará a conflitos e conciliações que mudaram suas vidas. A atuação do elenco é espetacular  e Giamatti consegue equilibrar a amargura e a lealdade de seu personagem. Oscar de melhor ator coadjuvante para a excelente Da’Vine Joy Randolph. Disponível na Netflix.  

5) PROFESSOR DEWEY FINN (Jack Black em “Escola de Rock” de 2003). Tudo bem que ar uns trocados, mas sua convivência com os alunos para os quais leciona e divertida. A música também pode ser elemento didático e aliado ao humor torna a docência nas telas uma experiência deliciosa. Pena, que a vida não imite a arte. Disponivel  na Apple TV.

6) PROFESSORA ERIN GRUWELL (Hillary Swank em “Escritores da Liberdade” em 2007). Baseada na professora que escreveu o livro “The Freedom Writers Diary”, o filme é uma lição de tolerância e de respeito além do estímulo para ir além da sala de aula, além do ensino médio e sobretudo capaz de fazer da linguagem uma força libertadora que sobrepõe toda a dificuldade do meio sobre o individuo. Belíssimo trabalho de Hillary Swank, oscarizada em “Meninos não Choram” e “Menina de Ouro”. Disponível na Apple TV.

7) PROFESSORA LOUANNE JOHNSON (Michelle Pfeiffer em “Mentes Perigosas” de 1995) . Além de Swank, Michelle Pfeiffer é outra a mostrar o poder feminino por trás da educação. Seu personagem é uma ex-marine que se esforça para socializar e humanizar seus alunos. Em 1996 a historia do filme gerou uam serie de TV de uma única temporada com Annie Potts (Os Caça Fantasmas) no  papel de Louanne. Disponíveis na Disney + 

8) PROFESSOR JAIME ESCALANTE (Edward James Olmos em “O Preço do Desafio” em 1989). Também baseado em um docente da vida real, o personagem de James Olmos mostrou a coragem necessária para ensinar a matemática e torná-la acessível a alunos marginalizados pelo sistema e, mais uma vez, ampliar seu papel para além do livros e quadro. Se conhecimento é poder, Escalante soube fazer de seu ofício uma matemágica. O resultado em cena foi tão fantástico que esse filme foi escolhido pela biblioteca do National Film Registry para ser preservado pela sua relevância de conteúdo filosófico e cultural. Disponível no Apple TV

9) PROFESSOR RICK LARTIMER (Jim Belushi em “Um Diretor contra todos” de 1987) . A difícil tarefa d lidar com as camadas sociais menos favorecidas é cotidiano para vários professores. A missão do personagem de Belushi serve como eufemismo para a dura realidade de quem quer ensinar em um meio de criminalidade e violência extrema, sem nenhum apoio do sistema. Disponível na AppleTV

10) PROFESSOR MELVIN B. TOLSON (Denzel Washington em “O Grande Debate” de 2007). O personagem de Denzel também existiu na vida real. O professor inspirou alunos negros de uma universidade no Texas a formar seu primeiro time de debate, que acabou vencendo os alunos de Harvard apesar de inúmeras adversidades geradas pelo racismo de 1930 nos EUA. Disponível no MGM +.

Longe de acabar por aqui, que esses exemplos de virtude docente possam nos inspirar a atravessar esse momento difícil do país e a abrir os olhos da sociedade para a importância dessa luta, que é de todos nós, pois dela depende as futuras gerações. Abraços a todos os professores.

Deixe um comentário