Adilson Carvalho
Descrito por Del Toro como seu projeto dos sonhos, o filme é a mais nova adaptação da clássica história de Mary Shelley sobre a criação de uma criatura feita a partir de partes de diversos cadáveres. A narrativa é dividida em três partes: um prelúdio, seguido por duas versões dos eventos, uma contada do ponto de vista de Frankenstein (Oscar Issac) e outra da perspectiva da criatura (Jacob Elordi). O filme explora a infância do cientista e o que o motivou a fatores a fazer o experimento, além de criar uma narrativa paralela a partir do ponto de vista do monstro, passando por sentimentos de dor, abandono e a ambição de superar a vida e a morte, questões do livro de Mary Shelley que Del Toro sabe como conduzir. O filme, produzido pela Netflix, foi lançado nos cinemas por exigência de Del Toro, mas chega à plataforma já em novembro. Frankenstein. EUA 25. Dir: Guilhermo Del Toro. Com Oscar Isaac, Jacob Elordi, Mia Goth, Christopher Waltz. Terror.

Depois de várias animações e versões live-action nada mais justo que um filme biográfico sobre a vida do fabuloso criador da Turma da Mônica, Horácio, Chico Bento, Penadinho e tantos personagens que marcaram a infância de gerações. O icônico desenhista é vivido por Mauro de Souza, filho dele, mostrando seu início de carreira no interior de São Paulo, seu trabalho como repórter policial até o momento em que reescreveu sua vida.
Maurício de Souza – O filme. BRA 25. Dir: Pedro Vasconcelos e Rafael Salgado. Com Mauro de Souza, Thati de Lima, Elizabeth Savalla, Natália Lage. Cinebiografia.

Terror norueguês que alcançou 96% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes e 87% do público, faz uma releitura da clássica história da Cinderela, clássico conto dos Irmãos Grimm, Elvira (Myren) luta contra sua linda meia-irmã em um reino onde a beleza suprema reina. Ela recorre a medidas extremas para cativar o príncipe, em meio a uma competição implacável pela perfeição física. Destaque no Festival de Cinema de Sundance e Berlin International Film Festival 2025, o filme vencedor do prêmio Bucheon International Fantastic Film Festival levou mais de 500 mil pessoas aos cinemas do México e traz em seu elenco as atrizes Lea Myren (da série Kids in Crime), Ane Dahl Torp (A Onda) e Thea Sofie Loch Næss (da série O Último Reino).
A Meia Irmã Feia (Den stygge stesøsteren / The Ugly Stepsister). NOR 25. Dir: Emilie Blichfeldt. Com Lea Myren, Thea Sofie Loch Næss, Ane Dahl Torp. Terror.

Adaptação do livro infantil homônimo de Guy Bass, por sua vez nitidamente inspirada no mito de Frankenstein, e chegando aos cinemas curiosamente junto da nova adaptacao do livro de Mary Shelley pelas mãos de Guilermo del Toro. A história acompanha Frankie, criação de um cientista excêntrico que se dedica a dar vida a seres monstruosos em seu laboratório. Privado de afeto e tratado como um experimento descartável, Frankie decide resignificar sua vida entrando para um circo dos horrores que pode transformá-lo na grande atração do espetáculo.
Frank & Os Monstros (Stitch Head). EUA 25. Dir: Steve Hudson. Com Asa Butterfield, Alison Steadman, Jamali Maddix. Animação.

Nova adaptação de Colleen Hoover, autora de É Assim Que Acaba (2024), com direção de Josh Boone, de A Culpa é das Estrelas (2014), ambos os talentos envolvidos na adaptação do best-seller que conta a história de Morgan, interpretada por Alison Williams (M3gan), uma jovem mulher que engravidou muito cedo e teve uma filha, Clara (Grace) e por conta disso acabou deixando muito sonhos de lado. A relação entre as duas se complica muito com a chegada da adolescência, e piora muito quando quando Chris (Eastwood), marido e pai, morre em um trágico acidente. Tudo muda quando Clara se apaixona por Miller, um bad boy de bom coração, interpretado por Mason Thames, de O Telefone Preto 2. A história trata de tragédia e recomeço, se apoiando no carisma do elenco jovem. A química entre Mason e McKenna é notável, tanto que ambos contracenarão novamente no filme que será inspirado pela banda Green Day, que se encontra em pré produção. Se Não Fosse Você (Regretting You). EUA 25, DIR: Josh Boone. Com Alison Williams, McKenna Grace, Mason Thames, Scott Eastwood, Dave Franco, Clancy Brown, Ella Fitzgerald. Drama.

Recentemente exibido no Festival do Rio, o filme toca na delicada questão das redes sociais, do impacto da vida eletrônica na mente dos jovens, contando a história de Rosa (Klara Castanho), menina de 13 anos, que se torna uma influencer de sucesso. A angústia se instala quando ela descobre que é manipulada e vive uma vida de mentiras e segredos velados que podem inclusive ameaçar sua vida. O contraste entre a imagem perfeita nas redes sociais e a realidade opressiva cria um drama visceral sobre exposição precoce e relações tóxicas representado por sua mãe superprotetora (Telles). #SalveRosa. BRA 25. Dir: Susana Lira. Com Klara Castanho, Karine Telles, Ricardo Teodoro. Drama/Suspense.
