Por Adilson Carvalho

Atriz britânica, neta da também atriz brasileira Maria Gladys, Mia Goth já morou no Brasil com poucas semanas de nascida, porque sua mãe, que tinha 20 anos na época, precisava da ajuda de sua família para criá-la. Depois que voltaram para o Reino Unido, quando ela tinha cinco anos, vieram pouco depois a se mudaram brevemente para o Canadá, país natal de seu pai quando ela tinha dez anos. Passou dificuldades por lá, principalmente no período que sua mãe trabalhou como garçonete para sustentá-las. Hoje, celebrando 30 anos, Mia Goeth é uma das atrizes mais promissoras de sua geração, tendo protagonizado a franquia de slasher X, que conta com os filmes X – A Marca da Morte e Pearl (ambos de 2022) e Maxxxine (2024). Este mes elq chega ao cinema no papel de Elizabeth no remake de Frankenstein de Guilhermo del Toro. Vamos conferir algumas curiosidades de sua carreira.
#1. Em março de 2022 nasceu sua filha Isabel, de seu relacionamento com o ator Shia Lebouf (Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal). Os dois ainda atuaram juntos em Ninfomaníaca Volume 2 (2014). Em 10 de outubro de 2016, Goth e LaBeouf se casaram em uma cerimônia em Las Vegas oficiada por um imitador de Elvis Presley
#2. A atriz é considerada uma das mais jovens “screen queens”, não apenas devido à franquia X mas também por outros filmes do gênero como Suspiria (2018) e A Cura (2016).

#3. A atriz trabalhou brevemente como modelo, quando Goth aos anos foi descoberta no Underage Festival em Londres pela fotógrafa de moda Gemma Booth, que a contratou para a Storm Model Management. Pouco depois, apareceu em anúncios da Vogue e da Miu Miu.
#4. Sua interpretação na franquia X, lhe rendeu elogios da crítica e foi indicada a diversos prêmios, incluindo ao Independent Spirit 2023 de melhor atriz.