Adilson Carvalho

A estreia da série It: Bem Vindo à Derry na HBOMAX atrai as atenções novamente para a obra de Stephen King que se tornou a 28° adaptação de uma obra do autor para o cinema. Vamos aproveitar e conferir algumas curiosidades sobre os filmes de Andy Muschietti e Bárbara Muschietti que foram muito bem sucedidos em adaptar as 1138 páginas do livro para as telas em 2017 (It A Coisa) é 2019 (It Capítulo II), um projeto concretizado depois de 7 anos de desenvolvimento.
#1. Vários atores haviam sido considerados para o papel de Pennywise, antes da contratação de Bill Skarsgard, entre eles Johnny Depp, Tilda Swinton e Will Poulter. Já Sophia Lillis quase não conseguiu o papel de Beverly Marsh, que chegou a ter Chloe Grace Moretz testada. Os produtores disseram que Lillis “não era feminina o suficiente” devido ao seu corte pixie e à sua baixa estatura. Ela voou para Toronto, Canadá, e fez o teste novamente, desta vez usando apliques e um vestido. Ela conseguiu o papel com a condição de ficar com os apliques. No entanto, quando as filmagens começaram, Muschietti a fez cortar os apliques em sua primeira cena no banheiro.

#2. Algumas das cenas do filme não aconteceram no livro como o Bar Mitzvah de Stan, Pennywise sequestrando Beverly, a luta entre Bill e Ritchie e uma cena filmada mas cortada na edição final mostraria Pennywise aterrorizando uma colona no século XVII e devorando o bebê dela.
#3. Quando Richie Tozier (Finn Wolfhard) está na “sala do palhaço“, há um manequim vestido como a versão da minissérie de 1990 do Palhaço Pennywise, interpretado por Tim Curry, sentado no chão (lado esquerdo da tela). Há também um retrato de Tim Curry como Pennywise pendurado na parede.
#4. Uma crítica recorrente aos romances de Stephen King é a falta de inspiração para finais, mesmo em romances aclamados. Isso é abordado repetidamente no filme, onde Bill recebe os mesmos comentários sobre seus livros (até mesmo de King pessoalmente).

#5. O elenco do Clube dos Perdedores foi questionado sobre quem eles gostariam que interpretasse seus papéis adultos: Finn Wolfhard (Richie Tozier) disse que Bill Hader, Sophia Lillis (Beverly Marsh) disse que Jessica Chastain, Chosen Jacobs (Mike Hanlon) disse que Chadwick Boseman, Jack Dylan Grazer (Eddie Kaspbrak) disse que Jake Gyllenhaal, Wyatt Oleff (Stanley Uris) disse que Joseph Gordon-Levitt, Jeremy Ray Taylor (Ben Hanscom) disse que Chris Pratt, e Jaeden Martell (Bill Denbrough) disse que Christian Bale. Wolfhard e Lillis são os únicos atores do elenco jovem que finalmente tiveram seu desejo realizado, já que Hader e Chastain acabaram sendo escalados como as versões mais velhas de Richie e Beverly, respectivamente, na sequência, It: Capítulo Dois (2019).