Por Adilson Carvalho

Em 1987, um grupo de soldados liderados pelo Major Dutch (Arnold Schwarzenegger) é enviado às selvas da América Central para uma missão de resgate mas cada um é caçado implacavelmente por um inimigo invisível vindo do espaço. A premissa de Predador (Predator) foi na época chamada de uma mistura de Rambo e Alien, e se beneficiou do auge da fama de Arnold Schwarzenegger como herói de ação da década, recém saído do bem sucedido Comando Para Matar (1985). Ainda no elenco o ex lutador Jesse Ventura e Carl Weathers, o eterno Apollo Creed. As filmagens, do diretor John McTiernan (Duro de Matar), na selva foram difíceis para todos os envolvidos não apenas pelas altas temperaturas durante o dia, convivendo com cobras, sangue-sugas e outros animais, fora o frio das filmagens noturnas em que Schwarzenegger teve o corpo todo coberto de lama para se camuflar. Os dois primeiros dias de filmagens tiveram Jean Claude Van Damme, na época um desconhecido, vestindo a pesada roupa e maquiagem de Predador. Van Damme, não aguentando o rigor das filmagens foi dispensado e substituído por Kevin Peter Hall, de “Um Hóspede do Barulho” (1987)

Três anos depois a FOX resolveu fazer a sequência Predador 2 (Predator 2), mas Schwarzenegger não estava interessado. Os produtores resolveram situar a caçada no ambiente urbano de uma Los Angeles futurista em que uma nova criatura, ainda vivida por Kevin Peter Hall, antagoniza o policial vivido por Danny Glover, na época extremamente popular pela franquia Máquina Mortífera. Na época, já havia um desejo dos fãs de imaginar o xenomórfo de Aliens enfrentando o Predador, cujo nome da raça não é mencionado em nenhum dos dois filmes. Assim, como uma preview do que estava por vir, o segundo filme, dirigido por Stephen Hopkins (A Hora do Pesadelo 5), trouxe uma cena em que o tenente Mike Harrigan (Glover) entra na nave da criatura e encontra um crânio do xenomorfo como um trofeu do caçador. A atriz mexicana Elpidia Carrillo gravou uma pequena participação em que sua personagem, sobrevivente do primeiro filme narraria os acontecimentos do encontro da criatura na selva, mas sua cena foi cortada na montagem final.

Demoraria bastante para que o Predador voltasse para um novo filme solo, mas os quadrinhos absorveram o interesse do público pelo personagem com dois confrontos com Batman, publicados nos anos 90. Claro, que um esperado crossover com Aliens se concretizaria na hq publicada pela Dark Horse, que acabou sendo melhor que o filme Alien X Predador, que veio a ser dirigido por Paul W.S.Anderson. Na história, uma pirâmide é encontrada sob o gelo antártico e e uma equipe de cientistas, arqueólogos e engenheiros decide explorá-la. A equipe descobre que a pirâmide abriga duas espécies de alienígenas. Uma delas considera os humanos incubadores para seus jovens. A outra espécie é de atletas intergalácticos que caçam seus opostos por diversão. O resultado foi uma coleção de clichês mal costurado, muito abaixo dos filmes que originais de ambos os monstros. Provando a máxima que diz que nada é tão ruim que não pode ser piorado, tivemos a continuação Alien X Predador 2 (2007) dirigido por Greg e Colin Strause. O resultado …? Um horror.
O Predador ainda teve mais dois filmes solo, que demoraram a acontecer. Em 2010 Predadores, (Predators) produzido por Robert Rodriguez, estrelado por Adrian Brody, Topher Grace, Danny Trejo, Mahershala Ali e nossa querida Alice Braga. Na história um grupo de humanos é levado a um lugar desconhecido para serem caçados pelos predadores. O filme não empolga e o elenco de bons atores não tem nada a fazer além do trivial. Acabou não funcionando para redirecionar a franquia. Esta ganhou nova chance em 2018 quando Shane Black, que havia sido parte do elenco do filme original (aqueles mesmo com Arnold Schwarzennegger), assume a direção de O Predador (The Predator), uma tentativa de reboot, que também não funcionou. A história é de uma perseguição entre naves alienígenas que traz à Terra um novo predador, que acaba sendo capturado por humanos. Antes disso, ele tem seu capacete e bracelete roubados por Quinn McKenna (Boyd Holbrook), um atirador de elite que estava em missão no local onde a nave caiu. A bióloga Casey Brackett (Olivia Munn) é chamada para examinar o ser recém-descoberto, mas ele logo consegue escapar do laboratório em que é mantido em cativeiro. Em 2022 foi a vez do ótimo Predador: A Caçada (Prey), que traz, uma habilidosa guerreira Comanche (Amber Midthunder), no século XVIII, tentando proteger seu povo de um predador alienígena altamente evoluído que caça humanos por esporte. Ela luta contra a natureza, colonizadores perigosos e essa criatura misteriosa para manter sua tribo segura. A caçada claro continua na animação Predador: Assassino dos Assassinos (Predator: Killer of Killers) também dirigido por Dan Trachtenberg.
