FELIZ ANIVERSARIO | MARTIN SCORCESE

Por Adilson Carvalho

Um dos maiores diretores do cinema americano, um dos cineastas nascidos na Nova Hollywood. Produtor, diretor e roteirista, Martin Scorcese completa 83 anos hoje com uma carreira respeitável que atravessa décadas, por isso escolhemos cinco filmes, um por década desse prolífico e talentoso artista que lançou nova série documental intitulada Martin Scorsese Presents: The Saints. A produção ainda não conta com previsão de estreia no Brasil, mas ainda teremos também a série documental sobre os Beatles para a Disney + entre outros projetos.

TAXI DRIVER – MOTORISTA DE TAXI (1976). Um estudo social sobre a solidão na sociedade setentista através da figura de Travis Brickle (Robert DeNiro), o taxista e veterano de guerra que não consegue fazer contato emocional, mas fica obcecado em ajudar uma prostituta de 12 anos (Jodie Foster). A história foi parcialmente autobiográfica para o roteirista Paul Schrader, que sofreu um colapso nervoso enquanto morava em Los Angeles. Ele foi demitido da AFI (American Film Institute), basicamente sem amigos, em meio a um divórcio, e foi rejeitado por uma namorada. Instalado no apartamento de sua ex-namorada enquanto ela estava fora por alguns meses, Schrader literalmente não falou com ninguém por muitas semanas, foi a cinemas pornôs e desenvolveu uma obsessão por armas. Na época, Schrader estava trabalhando como entregador para uma rede de restaurantes de frango. Passando longos dias sozinho em seu carro, ele achava que eu poderia muito bem ser um motorista de táxi. Disponível na HBOMax

A ULTIMA TENTAÇÃO DE CRISTO (1988). Desde sua juventude Scorcese sonhava em filmar a paixão de Cristo. Baseado no romance de 1955 escrito por Nikos Kazantzakis, Scorcese recontou a vida de Cristo em termos humanos e não divinos. O filme estava programado para ser rodado pela Paramount com Aidan Quinn como Jesus e Sting como Poncio Pilates. Scorsese retomou o projeto quando a Universal Pictures concordou em financiar o filme, desde que Scorcese concordasse em fazer um filme comercial, que veio a ser Cabo do Medo (1991). O filme acabou trazendo Willem Dafoe como Jesus, Barbara Hershey como Maria Madalena e Harvey Keitel como Judas. O diretor enfrentou a pressão de grupos religiosos e foi acusado de herege pela igreja Católica. Disponível na AppleTV.

OS BONS COMPANHEIROS (1990). Depois de uma década de filmes considerados pela crítica como resultados mistos, alguns consideraram este épico de gângsteres de Scorsese, seu retorno à forma de direção e seu filme mais confiante e plenamente realizado desde Touro Indomável (1980). De Niro e Joe Pesci ofereceram uma atuação virtuosa da técnica cinematográfica de bravura de Scorsese no filme e restabeleceram, aprimoraram e consolidaram sua reputação. Um filme primoroso com atuações perfeitas não só de DeNiro e Pesci como também Ray Liotta, Paul Sorvino e Lorraine Bracco. Disponível na HBOMax.

OS INFILTRADOS (2006) . Scorsese retornou ao gênero policial com esse thriller tenso, ambientado em Boston, baseado no drama policial de Hong Kong Infernal Affairs, o filme deu continuidade à colaboração de Scorsese com Leonardo DiCaprio e foi a primeira vez que ele trabalhou com Matt Damon, Jack Nicholson, Mark Wahlberg e Martin Sheen. O filme foi amplamente aclamado pela crítica, com alguns proclamando-o como um dos seus melhores filmes, pelo qual levou o Oscar de melhor direção, que já deveria ter ganho por Taxi Driver em 1976 e Os Bons Companheiros (1990). Disponível na HBOMax.

O IRLANDÊS (2019). Baseado no livro de memórias I Heard You Paint Houses, do investigador e advogado Charles Brandt. O filme relata a história de Frank “O Irlandês” Sheeran (Robert DeNiro), sindicalista ligado ao crime organizado que, pouco antes de morrer, em 2003, confessou ter assassinado o líder sindical Jimmy Hoffa (Al Pacino), desaparecido em 1975. O filme segue a história de Sheeran enquanto ele relata seus supostos trabalhos como mercenário para a família criminosa Bufalino. É a nona colaboração entre De Niro e Scorsese, sendo a primeira desde Casino, em 1995; o quarto filme a estrelar De Niro e Pacino; o quinto a estrelar De Niro e Pesci); o primeiro a estrelar Pacino e Pesci juntos; e a primeira vez em que Scorsese dirige Pacino. Disponível na Netflix.

ASSASSINOS DA LUA DAS FLORES (2023). Dirigido e produzido por Martin Scorsese, que co-escreveu o roteiro com Eric Roth tendo como base a obra literária de não ficção homônima de David Grann, lançada em 2017, acerca dos assassinatos de Oklahoma na década de 1920 contra a tribo indígena Osage, após a descoberta de petróleo em terras tribais. Leonardo DiCaprio, também produtor do filme, estrela ao lado de Robert De Niro, Lily Gladstone, Jesse Plemons, Brendan Fraser e John Lithgow. O projeto marca a sexta colaboração entre Scorsese e DiCaprio, bem como a décima entre Scorsese e De Niro. Disponível na Apple TV.

Um comentário

Deixe um comentário