FELIZ ANIVERSÁRIO | GOLDIE HAWN

Adilson Carvalho

Atriz e produtora, que estrelou várias comédias de sucesso nos anos 70 e 80, Goldie Hawn está afastada dos holofotes há bastante tempo, mas sua carreira cobre mais de 4 décadas. Mãe dos atores Kate Hudson e Oliver Hudson (de seu casamento com o músico Bill Hudson) e Wyatt Russell (de seu casamento com Kurt Russell), Goldie chega hoje aos seus 80 anos e vamos lembrar aqui alguns de seus melhores momentos em cena desde seu primeiro papel à frente de uma câmera na série de Tv Bom Dia Mundo (Good Morning World, 1967-1968), que apresentou seu talento, logo transposto ao cinema na comédia Flor de Cactus (Cactus Flower, 1969) pelo qual levou o Oscar de melhor atriz coadjuvante, e daí em diante não parou mais. Abaixo uma seleção de seus filmes e onde encontrá-los no streaming.

#1. Lou Jean Poplin (Louca Escapada, 1974). Dirigida pelo então estreante Steven Spielberg, o filme é uma movimentada perseguição policial sobre um jovem casal que foge da prisão, para resgatar o filho de ambos, que fora adotado por outro casal. Na fuga eles levam um policial como refém, e são perseguidos pela polícia e pela imprensa. O enredo é baseado em uma história real acontecida em maio de 1969 no Texas. Disponível no Prime

#2. Gloria Mundy (Golpe Sujo, 1978). Divertida paródia de Alfred Hitchcock, primeiro de dois em que Goldie contracena com Chevy Chase, química perfeita em cena. Ela faz uma bibliotecária perseguida por assassinos e ele o policial que a protege. De vítima desacreditada por todos, Gloria passa a testemunha de uma conspiração para matar o Papa. OP filem foi a estreia nas telas do fabuloso Dudley Moore, que protagoniza uma cena hilária tentando seduzir Gloria ao som de Staying Alive dos Bee Gees, A atriz foi indicada ao Globo de Ouro de melhor atriz em comédia em musical. Disponível no Google Play.

#3. Judy Benjamim (Recruta Benjamim, 1981). Goldie faz uma judia milionária e ociosa, que inadvertidamente acaba se alistando no exército onde vai mudar sua visão de vida. O contraponto de dondoca com a de soldado gera várias situações hilárias, especialmente contracenando com a durona capitã Lewis (Eilleen Brenan). Novamente indicada ao Globo de Ouro, e desta vez também ao Oscar como melhor atriz. Primeiro filme como produtora (executiva) para a atriz Goldie Hawn, que estava grávida de Kate Hudson na época. A atriz disse sobre isso na biografia “Pure Goldie: The Life and Times of Goldie Hawn”, de Marc Shapiro: “Eu não planejava me tornar produtora… Eu só queria criar papéis melhores para mim mesma, e adorei tanto a ideia de Private Benjamin que senti que seria a oportunidade perfeita para finalmente controlar meu próprio destino.Disponível no Google Play.

#4. Glenda Parks (Parece que foi Ontem), 1982. Adaptado de peça de Neil Simon, foi seu segundo filme com Chevy Chase, que faz um escritor forçado a participar de um assalto. Perseguido pela polícia como cúmplice, ele pede ajuda da ex mulher Glenda (Hawn), agora casada com Ira Parks (Charles Grodin), o implacável promotor público, que pretende prendê-lo e condená-lo. Disponível na Prime

#5. Molly (Wildcats – Gatinha Boa de Bola, 1985). Um dos papéis menos conhecidos de Goldie, mas muito hilário ao colocá-la como uma treinadora de futebol americano do ensino médio inexperiente de frente para uma equipe de jogadores provenientes de bairros carentes, e sem coordenação para ganhar um campeonato. Foi o filme de estreia de Woody Harrellson e Wesley Snipes. Disponível para aluguel na Apple TV

#6. Joanna / Annie (Um Salto para a Felicidade, 1987). Um dos seus filmes mais conhecidos do período, produzido por Roddy McDowall, traz Goldie dirigida por Garry Mashall (Uma Linda Mulher), no papel de uma milionária esnobe que perde a memória e é resgatada pelo carpinteiro (Kurt Russell) que havia humilhado anteriormente, e que cuida de seus quatro filhos sozinho. Com vários choques ao longo da história, eles vão acabar se apaixonando mesmo vindo de mundos diferentes, principalmente quando ela recobrar a memória. O filme virou cult e foi refilmado em 2018 invertendo as posições do homem e da mulher com Anne Faris e Eugenio Derbez. Disponível na Prime.

#7. Marianne Graves (Alta Tensão, 1989). Goldie faz a ex noiva viúva que não sabia que seu amado (Mel Gibson) esta no Serviço de proteção às Testemunhas por ter deposto contra a máfia, e agora descoberto foge para proteger sua vida, e ainda pede sua ajuda. O filme seria feito com Goldie e Kurt Russell, mas este não pôde fazer pois estava comprometido com Tango & Cash.

#8. Helen Sharpe (A Morte Lhe Cai Bem, 1992). Divertida comédia de humor negro reunindo Goldie com Bruce Willis e Meryl Streap. As duas atrizes são ex amigas que se tornam rivais na luta pelo mesmo homem, o inepto Dr. Menville (Willis). Foi o primeiro filme, com a direção técnica da Industrial Light & Magic, a obter um efeito digital 100% realista da pele humana, nas várias cenas em que ao tomar uma poção mágica, as rivais ganham poderes sobrenaturais. Disponível no Telecine.

#9. Gwen (Como Agarrar um Marido, 1992). Primeira e mais divertida de sua parceria com Steve Martin, que ainda seria revivida em Perdidos em Nova York (1999). Goldie brilha como uma vigarista que entra na vida do pacato arquiteto Newton Davis (Martin), se apresentando como sua esposa para a família dele. Disponível para aluguel no Apple TV.

#10. Elise Atchison (O Clube da Desquitadas, 1996). Um trio de ouro é formado em cena nesta divertida comédia com Goldie ao lado de Bette Midler e a saudosa Diane Keaton, todas mulheres que foram traídas e trocadas em seus casamento e se unem para dar a volta por cima. Filme de grande sucesso com um momento espetacular ao final reunindo as três atrizes cantando You Don’t Own Me. Disponível para aluguel na Prime.

Deixe um comentário