STRANGER THINGS | A HISTÓRIA ATÉ AQUI

Adilson Carvalho

Quando em 2016 os irmãos Matt Duffer e Ross Duffer lançaram o primeiro episódio de Stranger Things na Netflix, ninguém imaginava que a série se tornaria um fenômeno unindo gerações em torno do revival dos anos 80, reunindo elementos da cultura pop, indisfarçavelmente tocando a obra de Stephen King, uma das referências mais acentuadas. Seu elenco mirim cresceu, mostrou talento e garra para ir além das fronteiras de Hawkins e mostrando que o tom da aventura reúne amizade, família e valores que muitos ainda não haviam percebido ser extremamente relevantes ainda. Com a estreia da primeira parte da temporada final nesta quarta (26/11), vamos revisar a história até aqui.

Primeira Temporada (2016). Em 6 de novembro de 1983, um grupo de meninos de 12 anos que moravam em Hawkins, Indiana, jogavam juntos uma emocionante partida de Dungeons & Dragons. Depois que o jogo foi interrompido pela mãe do mestre do calabouço Mike Wheeler (Finn Wolfhard), os outros meninos deixam o lugar. Exceto um deles, Will Byers (Noah Schnapp), que não consegue chegar em casa, desaparecendo na noite. Ao mesmo tempo, um incidente em um laboratório de pesquisa próximo leva à fuga de Eleven (Millie Bobby Brown), uma jovem misteriosa com poderes telecinéticos, carregando uma tatuagem com o número 011 no braço e pouca compreensão do mundo exterior. Enquanto procuram por Will, Mike e o resto do “grupo” — Dustin (Gaten Matarazzo) e Lucas (Caleb McLaughlin) — encontram Eleven na floresta e fazem amizade com ela. Mike a leva para casa, acreditando que ela possa ajudá-los a encontrar Will, pois ela o reconheceu em uma fotografia. A mãe de Will, Joyce Byers (Winona Ryder), só percebe o desaparecimento do filho na manhã seguinte. Quando percebe, porém, ela fica devastada e determinada a encontrá-lo. Em um dado momento, a polícia, liderada pelo Xerife Jim Hopper (David Harbour) desvenda o mistério e descobre a existência do Mundo Invertido, uma dimensão paralela habitada por monstros, os Demogorgons. A temporada se concentra no resgate de Will e na conspiração envolvendo as experiências do laboratório de Hawkins, sob o comando do Dr. Brenner (Matthew Modine).

Segunda Temporada (2017). No início da temporada, Joyce recomeça sua vida com um namorado, o simpático Bob (Sean Astin, de Goonies). Muito tempo é dedicado a explorar o trauma pós-Mundo Invertido de Will, especialmente quando ele é totalmente possuído por um novo monstro chamado de Devorador de Mentes. Além disso, Dustin encontra um pequeno e fofo “girino” que acaba sendo um bebê Demogorgon, a que batiza de Dart. Na 2ª temporada, os meninos se tornaram amigos de Max (Sadie Sink), uma garota durona que joga videogame e anda de skate, tornando-se a garota do grupo enquanto Eleven (Brown), dada como morta, busca suas origens, retornando à Hawkins para enfrentar o devorador de Mentes. Também na segunda temporada, Nancy Wheeler (Natalia Dyer) termina o namoro com Steve Harrington (Joe Kerry) e se envolve com Jonathan Byers (Charlie Heaton). Steve, que era pra ter morrido na primeira temporada, desenvolve como personagem e cresce sua ligação com os garotos, em especial com Dustin. Surge o bad boy Billy (Dacre Montgomery), irmão de Max, que se torna o vilão humano entre o elenco jovem, antagonizando os esforços de Steve, Nancy e Jonathan de descobrir o que aconteceu com Barbara (Shannon Purse), amiga de Nancy desaparecida, e ainda derrotar o Devorador de Mentes. A temporada acaba ao som da icônica Every Breath You Take, da banda The Police, em um baile que esconde uma ameaça maior ainda pairando sobre Hawkins,

Terceira Temporada (2019). Max (Sink) e Eleven (Brown) agora se tornam amigas, depois de superar algumas ciúmes bobos. O romance está no ar com Max (Sink) e Lucas (McLaughlin) e Eleven (Brown) e Mike (Wolfhard). O Dr. Owens (Paul Reiser), novo diretor do laboratório de Hawkins torna-se de grande ajuda para que Eleven desenvolva melhor seus poderes. Um novo shopping é inaugurado, mais tarde imortalizado pelo final da temporada no episódio A Batalha de Starcourt. É revelado que a Rússia Soviética também está tentando acessar e explorar o Mundo Invertido, embora seus esforços tenham o mesmo sucesso que os americanos. O Devorador de Mentes retorna e se torna uma ameaça ainda maior, possuindo Billy (Montgomery) tendo Eleven como alvo por causa de sua habilidade de fechar os portais para o Mundo Invertido. Surge a personagem de Robin Buckley (Maya Hawke) que se soma ao grupo de jovens heróis na luta para salvar Hawkins. Ao final explosivo, O Devorador de Mentes é morto, mas Hopper é dado como morto e Eleven perde seus poderes. Ela acaba se mudando de Hawkins com a família Byers, embora ela e Mike continuem namorando.

Quarta Temporada (2022). Durante a primeira temporada, isso se limitou ao triângulo amoroso entre a irmã mais velha de Mike, Nancy (Natalie Dyer), o irmão mais velho de Will, Jonathan (Charlie Heaton), e o grande e glorioso Steve Harrington (Joe Keery). Mas, à medida que os mais jovens foram crescendo, eles desenvolveram um interesse romântico uns pelos outros: Mesmo Dustin também arranjou uma namorada na 3ª temporada Suzie (Gabriella Pizzolo), essencial para a derrota do Devorador de Mentes na temporada anterior. Voltando no tempo até 1979, quatro anos antes de Eleven fugir do laboratório, é revelado que ela se tornou amiga de um auxiliar chamado Henry Creel (Jamie Campbell Bower), que a convenceu a destruir um implante em seu pescoço. Acontece que Henry era a primeira cobaia do Dr. Brenner, com seus próprios poderes sobrenaturais, e depois que Eleven o libertou, ele começou uma série de assassinatos pelo laboratório até que Eleven conseguiu bani-lo para o Mundo Invertido. Desde então, Henry evoluiu se tornando Vecna, o grande vilão da série (mais uma vez apelidado em homenagem a um personagem clássico de D&D), e a 4ª temporada revelou que ele estava nos bastidores manipulando criaturas como o Devorador de Mentes desde o início da série. Por um lado, Eleven agora é um alvo conhecido do governo dos EUA, já que eles a culpam pela existência do Mundo Invertido e praticamente todos os outros eventos sobrenaturais terríveis que aconteceram desde 1983. Outro personagem importante é o mestre de RPG Eddie Munson (Joseph Quinn), que inadvertidamente se torna pivô de uma caça às bruxas, causada lor Vecna. O tenente-coronel Jack Sullivan (Sherman Augustus), em particular, está atrás dela. Além disso, embora pareça que a turma tenha conseguido matar Vecna (pelo menos seu corpo físico) no final da 4ª temporada, um terremoto em Hawkins leva a uma situação que ninguém queria ver: o Mundo Invertido se espalhando pelo nosso mundo.

Deixe um comentário