Por Adilson Carvalho

Seu belo rosto, sempre transbordando jovialidade, funcionou bem em comédias românticas. Treinou ópera clássica por dois anos e estudou com um treinador de voz da Broadway por quase cinco anos, dotes que demonstrou ao cantar em várias ocasiões como em Mamma Mia (2008) e Mamma Mia: Lá Vamos Nós De Novo (2018). A atuação a ajudou a enfrentar transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), ansiedade e ataques de pânico. Hoje, esta talentosa atriz completa 39 anos, nascida Amanda Michelle Seyfried em 3 de dezembro de 1985 e indicada ao Oscar de melhor atriz coadjuvante por Mank em 2021. A atriz está de volta às telas em breve com o suspense A Empregada (The Housemaid), no qual contracena com Sydney Sweeney, e coleciono boas chances de ser indicada ao Oscar em 2026 por O Testamento de Ann Lee (The Testament of Ann Lee). Vamos brindar ao seu aniversário com 5 papéis que Amanda teve e brilhou nas telas, e onde achá-los no streaming.
#1. Karen Smith (Meninas Malvadas). 2004. Depois de algumas passagens pela TV americana, Amanda fez sua estreia nas telas como a ingênua Karen do grupo das malvadas, dividindo a cena com Rachel McAddams, Lindsay Lohan e Lacey Charbet. Amanda deveria inicialmente interpretar Cady, personagem de Lindsay, mas o produtor Lorne Michaels achou que ela seria melhor como a “garota burra”. Disponível no Paramount +.

#2. Sophie (Mamma Mia / Mamma Mia: Lá Vamos Nós de Novo). 2008 / 2018. Este é o papel que atraiu atenção para Amanda, depois de competir com Mandy Moore, Amanda Bynes, Rachel McAdams, e Emmy Rossum. A química entre Amanda e Meryl é notável e carrega sentimento em cada cena. Amanda mostra domínio do canto em vários momentos como nas canções Honey Honey, Our Last Summer e Slipping Through my Fingers, esta um comovente momento junto com Meryl Streap. Na época das filmagens Amanda e Dominic Cooper (Sky) namoravam também. Disponível na Netflix.

#3. Savannah (Querido John), 2010. A estudante universitária vivida por Amanda aqui saiu das páginas do romance de Nicholas Sparks. A atriz vestiu com perfeição o papel de heroína romântica, demonstrando química com Channing Tatum, seu co-astro. A própria atriz escreveu a música que Savannah canta para John, intitulada “Little House”, a música completa é apresentada na trilha sonora do filme. Disponível na Prime Video.
#4. Cosette (Os Miseráveis). 2012. Amanda já havia interpretado a jovem Cosette antes, quando tinha sete anos de idade em um show. Filha de Fantini (Anne Hathaway), ela é adotada por Jean Valjean (Hugh Kackman) nesta excelente adaptação do clássico de Victor Hugo. Amanda disse em uma entrevista que foram necessários mais de quatro meses de testes para conseguir o papel de Cosette. Ela não tinha conhecimento das outras jovens que estavam fazendo audições ou sendo consideradas para o papel, mas sempre lhe diziam que ela “não era a pessoa certa” para esse filme musical. Durante o processo de audição, Seyfried também estava cantando e lendo para o papel de Fantine, e se forçou a entrar em forma vocal e física para ser considerada para qualquer um dos papéis. Quando Anne Hathaway aceitou o papel de Fantine, Seyfried ficou com o papel de Cosette. Disponível no Google Play.

#5. Linda Lovelace (Lovelace). 2013. Foi um desafio para a atriz viver a vida de Linda Lovelace, que protagonizou o famoso pornô Garganta Profunda nos anos 70. Em uma entrevista, Amanda Seyfried falou sobre o motivo de não ter problemas em ficar nua nesse e em outros filmes. “Não sei por que me sinto confortável. Nudez: tanto faz! Sexo: todos nós fazemos isso. Também não andávamos por aí com nossos órgãos genitais à mostra; nossa metade inferior dos órgãos genitais. Na verdade, não tenho nenhum interesse em que as pessoas vejam minha vagina. Acho que é apenas nosso entendimento mútuo de que precisávamos ficar nus em muitos momentos do filme e não era nada demais”. Disponível no Pluto TV.