OFF TOPIC: RELICÁRIOS DA RÁDIO VINTAGE | ROBERTO CARLOS (1981)

Releitura dos artigos publicados no site da extinta Rádio Vintage

Por Sérgio Cortez

Álbum Do Mês: “Roberto Carlos (1981)”

Lançado no final de novembro de 1981, o 24º álbum de Roberto Carlos tornou-se rapidamente um mega sucesso de vendas, embaladas por sucessos como “Emoções”, “Cama e Mesa” e “As Baleias”. As gravações das dez canções que compõem o disco foram realizadas nos estúdios da CBS (atual Sony Music) localizados em Nova York e Los Angeles – somente a faixa “Olhando Estrelas”, de Eduardo Lages e Paulo Sérgio Valle, foi mixada no Rio de Janeiro.

O álbum segue a linha de repertório consagrada em trabalhos anteriores de RC: o espiritualismo (Ele Está Pra Chegar), o protesto ecológico (As Baleias), o alto astral (Quando o Sol Nascer), o erotismo (Cama e Mesa) e o romantismo (Eu Preciso de Você). Foi o primeiro disco de RC a incluir as letras das músicas no encarte – aliás, que letras: juntas, formam um mosaico espetacular de metáforas melódicas, tanto nas seis composições assinadas pela dupla Roberto e Erasmo Carlos quanto naquelas escritas por outros compositores (caso do belíssimo bolero “Simples Mágica”, de Regininha, e da irretocável “Doce Loucura”, de Maurício Duboc e Carlos Colla).

Lançado numa época em que o Brasil enfrentava uma recessão econômica feroz, o álbum recebeu pesados investimentos em marketing por parte da CBS, que na época ambicionava igualar as vendas de Roberto Carlos às do espanhol Júlio Iglesias. Para tanto, a CBS fez do lançamento de “Roberto Carlos (1981)” o grande evento do final de ano: para se ter uma ideia, mais de três mil rádios em todo o país executaram as canções do álbum no dia do seu lançamento – e o disco, por sua vez, já saiu com dois milhões de cópias vendidas! Porém, indubitavelmente, por todas as suas qualidades e pela produção impecável, este vinil de Roberto Carlos fez jus à tamanha bajulação.

* * * * *

Deixe um comentário